Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Admits

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Responder
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3499
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Admits

Mensagem por RJSC » 25 jul 2014, 00:10

Last month, electric-car owners finally learned the price of a replacement battery pack for the Nissan Leaf: a surprisingly low $5,500 after the old pack is traded in.

Many advocates and Leaf owners promptly seized on the price to "prove" that Nissan could now build batteries for less than $250 per kilowatt-hour.

Not so fast, please: Nissan has now confirmed to Green Car Reports that it subsidizes that price.

In light of the Leaf battery replacement price of $5,500, we asked the company to comment on its costs for producing electric-car batteries--which, predictably, it wouldn't do.

"As you can imagine," wrote Jeff Kuhlman, Nissan's vice president of global communications, "we don’t share those figures for competitive reasons."

But regarding the replacement price, Kuhlman was quite clear:

"Nissan makes zero margin on the replacement program," he wrote. "In fact, we subvent every exchange."

To "subvent" means to subsidize.

In other words, selling a replacement Leaf battery for $5,500 requires Nissan to subsidize that price--the actual cost to the company is higher.

That may not always be the case, of course. Nissan is clearly expecting its production cost for battery packs to fall over time, with higher sales of electric cars, improvements in lithium-ion cell fabrication processes, and general economies of sale.

But it underscores the principle, sometimes overlooked by advocates, that the price at which a given part is sold may or may not equal its actual cost to the maker.

One final point: Kuhlman explains that Nissan is subsidizing the replacement packs as "a 'customer-first' initiative" after much discussion of the need for a transparent replacement price--which the company "hear loud and clear from [Leaf] owners and lessors."

All that said, however, after the first month, "we have yet to sell one battery as part of the program."
Era o mínimo que se esperava depois de terem induzido os clientes em erro ao dizer que as baterias de primeira geração durariam 10 anos com 70% da capacidade e 5 anos com 80%.
Resta agora saber se também não nos estão de igual forma a induzir em erro ao dizer que estas novas baterias resistem ao calor, como com a expectativa de vida da primeira geração.
Era muito mau enfiarem 2 barretes seguidos aos clientes...

Mas como ainda não fizeram nenhuma venda, se calhar quando a maioria dos clientes trocar o preço de produção está abaixo do cobrado.

E não esquecer que eles ficam com as baterias velhas para projetos de "grid storage" e podem fazendo dinheiro com elas ao longo do tempo comprando energia em períodos baratos e vendendo em períodos de pico, compensando assim as perdas ao fim de uns anos.

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3499
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Adm

Mensagem por RJSC » 25 jul 2014, 20:29

Com carros de luxo é fácil fazer dinheiro como gente grande.
Reparar uma bateria da Tesla com células mais fracas é impossível sem equipamento especializado e montar milhares de células num pack é muito tempo de maquinação...
É um dos paradoxos deste mundo industrial: como pode ser mais barato fabricar dezenas ou centenas de pequenas células cada uma com a sua "lata", em vez de uma grande?
Com células grandes bastam ferramentas básicas em qualquer oficina.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Adm

Mensagem por mjr » 26 jul 2014, 00:16

Só porque eles dizem que perdem dinheiro não quer dizer que seja verdade... A meu ver estas afirmações têm 2 objetivos:

- afastar a concorrência da ideia de ter as suas próprias fábricas, indicando que o negócio até nem é lucrativo.
- Dar uma boa imagem à Nissan, de que está disposta a perder dinheiro para satisfazer os clientes.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3499
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Adm

Mensagem por RJSC » 26 jul 2014, 00:35

mjr Escreveu:Só porque eles dizem que perdem dinheiro não quer dizer que seja verdade... A meu ver estas afirmações têm 2 objetivos:

- afastar a concorrência da ideia de ter as suas próprias fábricas, indicando que o negócio até nem é lucrativo.
- Dar uma boa imagem à Nissan, de que está disposta a perder dinheiro para satisfazer os clientes.
Como não divulgam números pelas tais "razões concorrênciais" também concordo...

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Adm

Mensagem por lmlr » 26 jul 2014, 08:56

E por cá, já notícias de preço? Com o engenho do tuga para gamar, acho que vai ser inflacionado...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Adm

Mensagem por mjr » 26 jul 2014, 14:57

O valor da autohoje foi com base no câmbio Euro-Dólar do preço Americano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf $5,500 Battery Replacement Loses Money, Company Adm

Mensagem por mjr » 26 jul 2014, 21:15

Não vi nenhuma press release europeia, e o anúncio feito no MNL era só para o mercado Americano. Da próxima vez que for a Caetano Power pergunto se têm essa informação oficial.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”