
DIY EVSE
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Re: DIY EVSE
Atualizado junto das fotos.
Consegues dar um exemplo de uma bobina?
Consegues dar um exemplo de uma bobina?
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Re: DIY EVSE
Este EVSE que era vendido pela Nissan nos EUA com os Leafs:

Basta enrolar os fios num núcleo de ferrite com alta permeabilidade magnética e com o maior número de voltas que conseguires.
Depois só medindo o valor da indutância que resultou para poder calcular o que poderá fazer com uma aumento súbito de tensão, mas mesmo às cegas terá algum efeito.

Basta enrolar os fios num núcleo de ferrite com alta permeabilidade magnética e com o maior número de voltas que conseguires.
Depois só medindo o valor da indutância que resultou para poder calcular o que poderá fazer com uma aumento súbito de tensão, mas mesmo às cegas terá algum efeito.
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Re: DIY EVSE
O nucleo de ferrite é a melhor opção, vou tentar arranjar um e enrolar lá os fios todos.
O tubo de descarga de gás.... bem... epá aquilo é tão pequeno que é dificil de o encaixar sem inventar. Está guardado para já, estou à espera que faças o teu e me mostres como o colocaste
O tubo de descarga de gás.... bem... epá aquilo é tão pequeno que é dificil de o encaixar sem inventar. Está guardado para já, estou à espera que faças o teu e me mostres como o colocaste

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Re: DIY EVSE
Já recebi o medidor de corrente, nada melhor que experimentar no segundo EVSE que fiz a mudar a corrente durante a carga:
http://youtu.be/8_-o-OkW3xU
Assim que tiver algum tempo detalho a construção desta segunda unidade.
http://youtu.be/8_-o-OkW3xU
Assim que tiver algum tempo detalho a construção desta segunda unidade.
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Re: DIY EVSE
E o relé também já entrou ao serviço. Atualizei no respetivo post.
Re: DIY EVSE
Eu também gostava de ter algo parecido em casa, mas de electricidade percebo zero. Vou ter que pedir a um electricista que me faça um carregador caseiro.
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Re: DIY EVSE
Finalmente tenho o meu EVSE de 32A portátil "apresentável". Não está terminado e acho que nunca vai estar. Deu-me tanto trabalho que ponderei desistir e ficar com uma caixa na garagem tal como podem ver na minha primeira contrução.
São os pormenores, a falta de espaço, os fios de 6mm grossos e dificeis de os "domar" que me levaram o tempo todo. Para além disso para ser portátil não faz sentido ter LCD nem medidores de energia nem nada de muito complicado de operar.
1 botão e 1 led RGB, a sinalética é é a conhecida:
verde - "ready"
Azul - a carregar
Vermelho - erro
Usei o botão para as seguintes funções:
toques curtos - varia entre 6A (pisca 1x verde), 10A (pisca 2x verde) e 16A (pisca 3x verde)
toques longos - varia entre 20A (pisca 1x vermelho), 25A(pisca 2x vermelho) e 32A(pisca 2x vermelho)
as alerações de potencia são imediatas, mas depois de ver que funciona bem vou retirar essa funcionalidade e alterar a carga apenas quando o EVSE está "ready", por uma questão de segurança.
Aproveitei uma caixa de um caregador da minha ebike que tinha queimado e meti tudo lá para dentro... ou quase.
eis algumas fotos
Aspeto quase final

As alterações que tive que fazer ao OPENEVSE para descobrir os pinos dos leds e botao

O led e o botão

As entranhas

O disjuntor não presta, aquecia muito a 6600W. Já lá está um bom.
Em termos de codigo do Openevse teve que levar algumas alterações ao original, sendo que a mais importante é a seguinte:
Para colocar a corrente a mudar na hora tem que se chamar a função "SetCurrentCapacity" com um segundo argumento = 1.
Se alguém necessitar do codigo completo a funcionar posso partilhar.
o funcionamento é assim (com um musicol que vai lá vai...):
São os pormenores, a falta de espaço, os fios de 6mm grossos e dificeis de os "domar" que me levaram o tempo todo. Para além disso para ser portátil não faz sentido ter LCD nem medidores de energia nem nada de muito complicado de operar.
1 botão e 1 led RGB, a sinalética é é a conhecida:
verde - "ready"
Azul - a carregar
Vermelho - erro
Usei o botão para as seguintes funções:
toques curtos - varia entre 6A (pisca 1x verde), 10A (pisca 2x verde) e 16A (pisca 3x verde)
toques longos - varia entre 20A (pisca 1x vermelho), 25A(pisca 2x vermelho) e 32A(pisca 2x vermelho)
as alerações de potencia são imediatas, mas depois de ver que funciona bem vou retirar essa funcionalidade e alterar a carga apenas quando o EVSE está "ready", por uma questão de segurança.
Aproveitei uma caixa de um caregador da minha ebike que tinha queimado e meti tudo lá para dentro... ou quase.
eis algumas fotos
Aspeto quase final
As alterações que tive que fazer ao OPENEVSE para descobrir os pinos dos leds e botao
O led e o botão
As entranhas
O disjuntor não presta, aquecia muito a 6600W. Já lá está um bom.
Em termos de codigo do Openevse teve que levar algumas alterações ao original, sendo que a mais importante é a seguinte:
Código: Selecionar todos
if (g_EvseController.GetCurrentCapacity() > 10 ) {
g_EvseController.SetCurrentCapacity(6);
g_OBD.SetGreenLed(HIGH); delay(50); g_OBD.SetGreenLed(LOW); delay(150);
}
Código: Selecionar todos
g_EvseController.SetCurrentCapacity(6,1);
o funcionamento é assim (com um musicol que vai lá vai...):
Última edição por Apr em 23 nov 2014, 01:52, editado 1 vez no total.
- VETL
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Re: DIY EVSE
Por questões de segurança?Apr Escreveu:...as alerações de potencia são imediatas, mas depois de ver que funciona bem vou retirar essa funcionalidade e alterar a carga apenas quando o EVSE está "ready", por uma questão de segurança.
Quais questões?
Pode haver problemas em mudar a potência quando está a carregar, ou para evitar que algum engraçadinho curioso (ou malfeitor) faça asneiras?
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Re: DIY EVSE
Basicamente é isso que disseste.
Mudar a corrente durante a carga é mais "show off" que outra coisa. Dá jeito se integrado com domótica da casa ou para diagnostico.
Na utilização normal parece-me um bocado inutil já que podes-te encostar e alterar a carga sem querer, ou como disseste um teceiro alterar também sem querer e estragar-te os planos ou mandar o posto abaixo.
Mas ainda demorei um bocado a dar com a funcionalidade, até cheguei a pensar que o Leaf não respondia a variações no piloto.
Está agora documentado para se alguém precisar não demorar tanto a descobrir.
Mudar a corrente durante a carga é mais "show off" que outra coisa. Dá jeito se integrado com domótica da casa ou para diagnostico.
Na utilização normal parece-me um bocado inutil já que podes-te encostar e alterar a carga sem querer, ou como disseste um teceiro alterar também sem querer e estragar-te os planos ou mandar o posto abaixo.
Mas ainda demorei um bocado a dar com a funcionalidade, até cheguei a pensar que o Leaf não respondia a variações no piloto.
Está agora documentado para se alguém precisar não demorar tanto a descobrir.
- VETL
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Re: DIY EVSE
Essa caixa não pode apanhar chuva, certo?
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