
BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
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BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
Sabia que a madeira utilizada no interior do BMW i3 é proveniente de eucaliptos portugueses? Descubra algumas das curiosidades deste automóvel que já foi classificado pelos especialistas como o melhor carro eléctrico da actualidade.
É verdade que a BMW não reinventou o carro, mas não há dúvida de que com o i3 marcou uma espécie de revolução em termos de materiais, produção e integração do veículo.
No ensaio que decorreu entre Lisboa e o Alentejo - no qual optámos pelo i3 com extensor de autonomia - as reacções que obtivemos foram sempre de espanto e curiosidade. Com um design visionário o i3 dificilmente passa despercebido, até porque o i3 não se parece com nada que existe na gama BMW.
Mas embora tenha um estilo irreverente, quase futurista, este modelo mantêm todos os detalhes típicos do design da marca alemã, tais como, a grelha dianteira de duplo rim ou o "hoffemeister kick" - alto e estreito, com cinco portas. Os técnicos da BMW fizeram do i3 um carro divertido oferecendo uma experiência de condução inédita para um automóvel eléctrico. E já explicamos porquê!
Nota-se que a fabricante bávara investiu forte no seu eléctrico para que este apelasse aos sentidos, mas também à racionalidade do utilizador. E de facto o BMW i3 consegue ser muito apelativo quer para jovens solteiros, casados, famílias, e claro condutores com forte consciência ambiental.
O i3, com quatro lugares, é compacto com 3,999 metros de comprimento, 1,775 metros de largura e uma altura de 1,578 metros, com uma distância entre eixos de 2.570 milímetros. E aqui a BMW foi inteligente. A marca alemã colocou as rodas nos extremos da carroçaria e desenhou jantes de 19 polegadas com pneus 155/70 muito estreitos de baixa resistência ao rolamento. Resultado: os pneus do i3 parecem maiores do que na realidade são.
O motor eléctrico foi montado na parte traseira de condução das rodas traseiras e as baterias lítio-ion (fornecidas pela Samsung) estão posicionadas abaixo do piso para gerar um centro de gravidade e ajudar o carro a ter a estabilidade que se espera de um BMW. Revestido de fibra de carbono reforçado de plástico (CFRP) e muitos materiais recicláveis o BMW i3 pesa 1.195/1.270 kg, a versão sem extensor de garantia, e 1.315/1.390 kg com extensor de garanti.
A carroçaria fornece uma ideia de monovolume compacto, onde à partida aprece só ter duas portas. Mas estas duas portas grandes escondem o mecanismo de abertura antagónico de outras duas mais pequenas que oferecem acesso ao banco traseiro, limitado a dois lugares. É aqui que surgem as primeiras críticas. Pois uma pessoa com mais de 1,80 metros de altura terá dificuldades em entrar, não pela abertura das duas portas, mas pela reduzida altura do acesso, devido a um tejadilho baixo. E, claro não se pode esquecer que é sempre preciso abrir a porta da frente para poder abrir a traseira e permitir a saída de quem está atrás.
Esteticamente esta solução fica bem pois evita colocar mais um pilar a meio do carro, mas não é a mais prática. Outro inconveniente é que os vidros das portas traseiras não abrem.
Interior recheado de materiais reciclados
No habitáculo a receita é a mesmo do exterior. A marca foi além do óbvio, mantendo o bom gosto, com algum conservadorismo à mistura e a mesma qualidade dos outros BMW. O conforto é aceitável para um carro tão rígido e com suspensões um tanto ou quanto duras. Este conforto é conseguido com um eixo dianteiro com estrutura MacPherson e um eixo traseiro independente multibraços, com molas com afinação firme. Já os amortecedores são mais suaves.
A pele utilizada no interior do BMW i3 é sujeita a um tratamento com agentes de curtimento naturais provenientes das folhas de oliveira do Mediterrâneo. A aparência original das fibras de Kenaf nos revestimentos das portas e painel de instrumentos destaca-se assim que entramos no i3. Este material, extremamente leve, é composto pelas fibras visíveis da malva, "planta reconhecida pela capacidade de conversão de CO2 acima da média, durante a sua vida útil", refere a marca.
Os revestimentos em Kenaf combinam a aparência pura, orgânica e natural com uma elegante superfície ‘premium'. A leveza das fibras também ajuda a que o carro consiga ter um baixo peso.
Já os estofos do BMW i3, são compostos por uma mistura de lã sensível às condições atmosféricas. Segundo a marca, esta lã regula de forma eficaz a temperatura entre o corpo e a superfície dos bancos, mantendo-a fresca em dias quentes e aquecida em dias frios. Assim, os passageiros sentem menos necessidade de ligar o sistema de ar condicionado o que reduz o consumo de energia.
Destaque ainda para a madeira de eucalipto utilizada no BMW i3 que provém de plantações cujas práticas florestais e de produção cumprem a norma FSC, muitas delas em Portugal. A superfície porosa da madeira de eucalipto confere ao BMW i3 uma estrutura nobre e resistente à humidade.
Condução divertida e economica
A posição de condução é alta, mas após os primeiros momentos é fácil ficar à vontade com o i3. Os dois ecrãs substituem os tradicionais instrumentos, desnecessários no i3. A visibilidade para a frente é excelente, mas para trás, torna-se mais complicado, pois o óculo traseiro é pequeno e os pilares C demasiado grossos com um terceiro vidro pequeno. A bagageira não é muito grande, 260 litros, mas mais que suficiente para um carro citadino.
Entre os comandos destaca-se um enorme onde está o comando da caixa e os botões "Park" e "Stop/Start". O volante é mais fino que o habitual num carro da marca bávara. Estão à disposição do condutor três modos de condução, comandados por um botão igual a qualquer BMW: Comfort, Eco Pro e Eco Pro+. Este último modo limita a velocidade a 90 km/h, reduz ao mínimo indispensável o funcionamento do ar condicionado e em combinação com o sistema de navegação, traça a rota mais eficiente..
O motor eléctrico debita 170 cavalos e um binário de 250 Nm. A velocidade máxima está limitada aos 150 km/h, mas a aceleração 0-100 km/h é de 7,2 segundos.
A tração e aderência levam uma nota excelente, até porque com os finos pneus Bridgestone Ecopia usados pelo i3, ninguém diria que este BMW fosse capaz de curvar de maneira tão satisfatória.
A direcção muito directa e leve reforça a sensação de rapidez e facilidade de ganhar velocidade. Na condução a maior diferença está na travagem, ou melhor na ausência dela. O i3 tem um sistema de recuperação de energia cinética impressionante. Assim que se tira o pé do acelerador, o i3 desacelera ao ponto de parar em poucos metros. Na maior parte das vezes nem é preciso usar travão, basta tirar o pé do acelerador que o i3 acaba por imobilizar-se.
Este efeito de travagem não pode ser alterado, tal como acontece com os mais recentes modelos elétricos "Plug-in". Isto porque a BMW não quer comprometer a autonomia e pretende que o sistema do i3 recupere a maior energia possível. Desta forma, a autonomia avançada pela BMW é de 190 km com uma carga de bateria. A maior parte do nosso ensaio foi feita em modo Eco Pro e Eco Pro+ e com um ar condicionado no mínimo, mas mesmo assim não conseguiu mais que 130 quilómetros. O que para uma utilização quotidiana é mais que suficiente, mas para longas viagens não chega.
No entanto, a poupança diária é evidente se pensarmos que por cada 100 Km no carro eléctrico podem custar apenas 1,5 euros (dados da EDP), consoante a tarifa, do encargo de potência contratualizado ou do horário utilizado nas recargas, o valor é bastante apelativo.
No global, o BMW i3 é o melhor carro eléctrico da actualidade à venda no mercado português.
Dados do i3 com extensor de autonomia
Consumo de energia: 13,5
Emissões de CO2 (g/km): 13
Extensor de autonomia combinado em kWh/100 km: 0,6
Autonomia em km: 170
Capacidade de bateria de Iões de Lítio em kWh: 18,8
Carregamento rápido DC: menos de 30 min.
Carregamento em tomada doméstica: 6-8
Peso kg: 1.315/1.390
Velocidade máxima em km/h: 150
Aceleração 0 - 100 km/h (s): 7,9
PVP: a partir de 38,250 euros
PVP (viatura ensaiada): 60.670,01 euros
http://economico.sapo.pt/noticias/bmw-i ... 99355.html
É verdade que a BMW não reinventou o carro, mas não há dúvida de que com o i3 marcou uma espécie de revolução em termos de materiais, produção e integração do veículo.
No ensaio que decorreu entre Lisboa e o Alentejo - no qual optámos pelo i3 com extensor de autonomia - as reacções que obtivemos foram sempre de espanto e curiosidade. Com um design visionário o i3 dificilmente passa despercebido, até porque o i3 não se parece com nada que existe na gama BMW.
Mas embora tenha um estilo irreverente, quase futurista, este modelo mantêm todos os detalhes típicos do design da marca alemã, tais como, a grelha dianteira de duplo rim ou o "hoffemeister kick" - alto e estreito, com cinco portas. Os técnicos da BMW fizeram do i3 um carro divertido oferecendo uma experiência de condução inédita para um automóvel eléctrico. E já explicamos porquê!
Nota-se que a fabricante bávara investiu forte no seu eléctrico para que este apelasse aos sentidos, mas também à racionalidade do utilizador. E de facto o BMW i3 consegue ser muito apelativo quer para jovens solteiros, casados, famílias, e claro condutores com forte consciência ambiental.
O i3, com quatro lugares, é compacto com 3,999 metros de comprimento, 1,775 metros de largura e uma altura de 1,578 metros, com uma distância entre eixos de 2.570 milímetros. E aqui a BMW foi inteligente. A marca alemã colocou as rodas nos extremos da carroçaria e desenhou jantes de 19 polegadas com pneus 155/70 muito estreitos de baixa resistência ao rolamento. Resultado: os pneus do i3 parecem maiores do que na realidade são.
O motor eléctrico foi montado na parte traseira de condução das rodas traseiras e as baterias lítio-ion (fornecidas pela Samsung) estão posicionadas abaixo do piso para gerar um centro de gravidade e ajudar o carro a ter a estabilidade que se espera de um BMW. Revestido de fibra de carbono reforçado de plástico (CFRP) e muitos materiais recicláveis o BMW i3 pesa 1.195/1.270 kg, a versão sem extensor de garantia, e 1.315/1.390 kg com extensor de garanti.
A carroçaria fornece uma ideia de monovolume compacto, onde à partida aprece só ter duas portas. Mas estas duas portas grandes escondem o mecanismo de abertura antagónico de outras duas mais pequenas que oferecem acesso ao banco traseiro, limitado a dois lugares. É aqui que surgem as primeiras críticas. Pois uma pessoa com mais de 1,80 metros de altura terá dificuldades em entrar, não pela abertura das duas portas, mas pela reduzida altura do acesso, devido a um tejadilho baixo. E, claro não se pode esquecer que é sempre preciso abrir a porta da frente para poder abrir a traseira e permitir a saída de quem está atrás.
Esteticamente esta solução fica bem pois evita colocar mais um pilar a meio do carro, mas não é a mais prática. Outro inconveniente é que os vidros das portas traseiras não abrem.
Interior recheado de materiais reciclados
No habitáculo a receita é a mesmo do exterior. A marca foi além do óbvio, mantendo o bom gosto, com algum conservadorismo à mistura e a mesma qualidade dos outros BMW. O conforto é aceitável para um carro tão rígido e com suspensões um tanto ou quanto duras. Este conforto é conseguido com um eixo dianteiro com estrutura MacPherson e um eixo traseiro independente multibraços, com molas com afinação firme. Já os amortecedores são mais suaves.
A pele utilizada no interior do BMW i3 é sujeita a um tratamento com agentes de curtimento naturais provenientes das folhas de oliveira do Mediterrâneo. A aparência original das fibras de Kenaf nos revestimentos das portas e painel de instrumentos destaca-se assim que entramos no i3. Este material, extremamente leve, é composto pelas fibras visíveis da malva, "planta reconhecida pela capacidade de conversão de CO2 acima da média, durante a sua vida útil", refere a marca.
Os revestimentos em Kenaf combinam a aparência pura, orgânica e natural com uma elegante superfície ‘premium'. A leveza das fibras também ajuda a que o carro consiga ter um baixo peso.
Já os estofos do BMW i3, são compostos por uma mistura de lã sensível às condições atmosféricas. Segundo a marca, esta lã regula de forma eficaz a temperatura entre o corpo e a superfície dos bancos, mantendo-a fresca em dias quentes e aquecida em dias frios. Assim, os passageiros sentem menos necessidade de ligar o sistema de ar condicionado o que reduz o consumo de energia.
Destaque ainda para a madeira de eucalipto utilizada no BMW i3 que provém de plantações cujas práticas florestais e de produção cumprem a norma FSC, muitas delas em Portugal. A superfície porosa da madeira de eucalipto confere ao BMW i3 uma estrutura nobre e resistente à humidade.
Condução divertida e economica
A posição de condução é alta, mas após os primeiros momentos é fácil ficar à vontade com o i3. Os dois ecrãs substituem os tradicionais instrumentos, desnecessários no i3. A visibilidade para a frente é excelente, mas para trás, torna-se mais complicado, pois o óculo traseiro é pequeno e os pilares C demasiado grossos com um terceiro vidro pequeno. A bagageira não é muito grande, 260 litros, mas mais que suficiente para um carro citadino.
Entre os comandos destaca-se um enorme onde está o comando da caixa e os botões "Park" e "Stop/Start". O volante é mais fino que o habitual num carro da marca bávara. Estão à disposição do condutor três modos de condução, comandados por um botão igual a qualquer BMW: Comfort, Eco Pro e Eco Pro+. Este último modo limita a velocidade a 90 km/h, reduz ao mínimo indispensável o funcionamento do ar condicionado e em combinação com o sistema de navegação, traça a rota mais eficiente..
O motor eléctrico debita 170 cavalos e um binário de 250 Nm. A velocidade máxima está limitada aos 150 km/h, mas a aceleração 0-100 km/h é de 7,2 segundos.
A tração e aderência levam uma nota excelente, até porque com os finos pneus Bridgestone Ecopia usados pelo i3, ninguém diria que este BMW fosse capaz de curvar de maneira tão satisfatória.
A direcção muito directa e leve reforça a sensação de rapidez e facilidade de ganhar velocidade. Na condução a maior diferença está na travagem, ou melhor na ausência dela. O i3 tem um sistema de recuperação de energia cinética impressionante. Assim que se tira o pé do acelerador, o i3 desacelera ao ponto de parar em poucos metros. Na maior parte das vezes nem é preciso usar travão, basta tirar o pé do acelerador que o i3 acaba por imobilizar-se.
Este efeito de travagem não pode ser alterado, tal como acontece com os mais recentes modelos elétricos "Plug-in". Isto porque a BMW não quer comprometer a autonomia e pretende que o sistema do i3 recupere a maior energia possível. Desta forma, a autonomia avançada pela BMW é de 190 km com uma carga de bateria. A maior parte do nosso ensaio foi feita em modo Eco Pro e Eco Pro+ e com um ar condicionado no mínimo, mas mesmo assim não conseguiu mais que 130 quilómetros. O que para uma utilização quotidiana é mais que suficiente, mas para longas viagens não chega.
No entanto, a poupança diária é evidente se pensarmos que por cada 100 Km no carro eléctrico podem custar apenas 1,5 euros (dados da EDP), consoante a tarifa, do encargo de potência contratualizado ou do horário utilizado nas recargas, o valor é bastante apelativo.
No global, o BMW i3 é o melhor carro eléctrico da actualidade à venda no mercado português.
Dados do i3 com extensor de autonomia
Consumo de energia: 13,5
Emissões de CO2 (g/km): 13
Extensor de autonomia combinado em kWh/100 km: 0,6
Autonomia em km: 170
Capacidade de bateria de Iões de Lítio em kWh: 18,8
Carregamento rápido DC: menos de 30 min.
Carregamento em tomada doméstica: 6-8
Peso kg: 1.315/1.390
Velocidade máxima em km/h: 150
Aceleração 0 - 100 km/h (s): 7,9
PVP: a partir de 38,250 euros
PVP (viatura ensaiada): 60.670,01 euros
http://economico.sapo.pt/noticias/bmw-i ... 99355.html
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
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- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
PVP: a partir de 38,250 euros
PVP (viatura ensaiada): 60.670,01 euros

PVP (viatura ensaiada): 60.670,01 euros



Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
mais uns pozinhos e dava para comprar um Tesla versão base.
- joaocfgoncalves
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- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
Descrição perfeita, valor exagerado. 50.000 é com extensão de bateria, e já vem quase full extras.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
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- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
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- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
Valem bem o preço, a poupança no meu caso paga o investimentos. Teria comprado um similar ao anterior e os gastos em combustível e revisão superavam o valor de um Tesla. Recomendo o i3 a muitos.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
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- mikexilva
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- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
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Re: BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
haha a garantia pesa quase 100kg 
"o BMW i3 pesa 1.195/1.270 kg, a versão sem extensor de garantia, e 1.315/1.390 kg com extensor de garanti." por isso é que o LEAF deve ser mais fiavel.. pesa mais 200kg

"o BMW i3 pesa 1.195/1.270 kg, a versão sem extensor de garantia, e 1.315/1.390 kg com extensor de garanti." por isso é que o LEAF deve ser mais fiavel.. pesa mais 200kg

- Filipe
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- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
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Re: BMW i3 é o melhor eléctrico do mercado
Extensor de garantia = Mais tempo = Tempo é dinheiro = Dinheiro pesa = = Correctomikexilva Escreveu:haha a garantia pesa quase 100kg
"o BMW i3 pesa 1.195/1.270 kg, a versão sem extensor de garantia, e 1.315/1.390 kg com extensor de garanti." por isso é que o LEAF deve ser mais fiavel.. pesa mais 200kg

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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