DIÁRIO DE BORDO - mjr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
ledve
Proprietário Leaf
Mensagens: 154
Registado: 21 mai 2013, 18:22

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por ledve » 16 set 2014, 14:21

Eu no meu, os 100% (falsos) não tem passado dos 90.2%SOC (medidos no OBII), não sei qual a razão de ele estar a fazer isso e não estar a carregar um pouco mais até 95%soc, parece que se está sempre a proteger muito.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 16 set 2014, 15:38

Podem ser 90% mal estimados... Se as tensões andarem pelos 4,1V serão 95% de SOC. Isso acontece-me sempre que faço descargas pouco profundas e depois carrego a 100% (úteis).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 16 set 2014, 19:47

Quem vos disse que o SPy não tem erros?
O meu azul do céu pouco passava dos 90% e este cinza chega com facilidade a 94% e até por vezes a 95%.....
Mas há muitos factores como o sol e a sombra....por exemplo....no outro dia estava a tentar negociar um carro na Bretanha (zona fria) e qual não é o meu espanto quando o vendedor me diz que tinha o carro sempre cá fora ao sol porque assim é que dava nas vistas! Nem precisei de Spy para saber o que se passava com o carro.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 16 set 2014, 20:25

Orlando Escreveu:Quem vos disse que o SPy não tem erros?
O meu azul do céu pouco passava dos 90% e este cinza chega com facilidade a 94% e até por vezes a 95%.....
Erros do Spy?
Essa não Orlando... ;)
Ele limita-se a ler dados, mais nada!
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 16 set 2014, 21:46

VETL Escreveu:
Orlando Escreveu:Quem vos disse que o SPy não tem erros?
O meu azul do céu pouco passava dos 90% e este cinza chega com facilidade a 94% e até por vezes a 95%.....
Erros do Spy?
Essa não Orlando... ;)
Ele limita-se a ler dados, mais nada!
Claro VETL que ele lê dados.
Só estou a concordar com a ideia de um forista francês, e estou quase convencido que sim.
Ele lê dados, sim! Quem lhos dá? Com que base? Tudo teve a mão de alguém!
Não se deve comer tudo o que cai no prato.
Eu gosto do Spy, mas tal como o John Connor não confiava no Cyberdyne Systems Modelo 101, série 800.
Eu sei...sou um poético!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por VETL » 16 set 2014, 22:00

Orlando Escreveu:Claro VETL que ele lê dados.
Só estou a concordar com a ideia de um forista francês, e estou quase convencido que sim.
Ele lê dados, sim! Quem lhos dá? Com que base? Tudo teve a mão de alguém!
Não se deve comer tudo o que cai no prato.
Eu gosto do Spy, mas tal como o John Connor não confiava no Cyberdyne Systems Modelo 101, série 800.
Eu sei...sou um poético!
E qual é a responsabilidade do Spy acerca da fonte em que bebe?
O erro não é do Spy como disse.
E também já todos sabemos dos erros de cálculo do SOC e mais ou menos como e porquê... E até sabemos como coloca-lo a calcular bem.
Começo a ficar intrigado acerca dessa "obsessão" de erro de cálculo do SOC... :lol: :lol:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 16 set 2014, 22:49

E até sabemos como coloca-lo a calcular bem.
Na verdade vos digo, meus irmãos...eu ainda não sei! :mrgreen:
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2014, 09:11

O erro NÃO é do Spy. Ele apenas reporta o que o LBC lhe indica. O erro é do LBC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por Orlando » 17 set 2014, 10:04

mjr Escreveu:O erro NÃO é do Spy. Ele apenas reporta o que o LBC lhe indica. O erro é do LBC.
Ora por aí tb concordo! Daí ter dito "quem dá as informações ao spy"!!!
ou seja, mesma a nova versão de LBC não veio trazer nada...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr

Mensagem por mjr » 17 set 2014, 10:11

E nenhuma atualização do LBC fará que ele consiga reportar consistentemente o SOC. O problema é do sensor de corrente, que é muito ruidoso. O iMiEV deve ter um problema semelhante.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”