Apercebi-me de casos semelhantes para proprietários de CI's...hoje em dia com as transportadoras e as peças a chegarem no dia seguinte, ninguém faz stock de nada...só que fazem-nos lá ir 2 e 3 vezes...RJSC Escreveu:Peças específicas para VE's com as reduzidas vendas duvido que algum dia façam stock.
Apenas têm o fluido de travagem e o filtro do A/C porque são comuns com vários modelos CI.

diário de bordo - prgc
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: diário de bordo - prgc
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Ontem foi dia de descarga profunda.
Foi tão profunda que não deu para "aprofundar" mais...
Já andava há algum tempo para fezer uma espécie de update, visto que chegou recentemente aos 30000Km, e tenho feito este procedimento de descarga mais acentuada, com intervalos de 10000Km.
Foi à noite, no percurso de Torres Vedras para casa (cerca de 15Km). Quando saí de Torres estava com 9%. Tinha a convicção que seria suficiente para chegar a casa, apesar de haver 2 ou 3 subidas que iriam consumir mais carga. Com essa convicção ainda me atrevi a "apertar" um pouquinho pelo carro, o que me veio a custar uma chamada de reboque!
A tartaruga surgiu aos 3,9% de SOC. Aí a potência do carro ficou drásticamente diminuida, e aos 2,8% de SOC, o carro ficou em modo "N", o que me permitiu entrar numa estrada secundária para não comprometer a estrada principal. Isto aconteceu a menos de 1Km de casa... Com a tartaruga devo ter percorrido cerca de 2 ou 3 Km, em terreno plano. Portanto, quando virem essa espécie "rara", parece-me prudente encontrar uma tomada num raio de 1 ou 2 Km.
Depois de ter parado, ainda o deixei desligado por cerca de 5 minutos, e tentei ligá-lo, mas não reagiu. Ainda pensei em chamar a minha mulher para levar o outro carro e tentar rebocar o leaf até casa, mas como era tarde decidi chamar o reboque.
Passado algum tempo o senhor chegou, puxou o leaf para cima do reboque e lá fomos até casa numa viagem que nem deu para falar de todas as questões que ele me colocou.
Deixei-o a carregar até 100% para ver o consumo em Kw, e tentar encontrar um valor que mostre a degradação que terá neste momento.
Reparei que a temperatura subiu bastante desde que saí de Torres até ao momento em que parou. Se não me engano, estava com 23º à saída de Torres e durante a viagem (que fui acompanhando o LSpy) chegou aos 25º, e quando parou esstava com 26º.
Agora de manhã fui ver como estava, e o LS apresentava 23º. A noite é amiga dos elétricos...
Estes são os dados do LS
https://www.dropbox.com/s/6s4066bfpepve ... A.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/jak91tlcw8wmz ... B.jpg?dl=0
O que dizem dos valores das voltagens?
- 201mV de diferença entre as células
- 2.94 mV a célula mais fraca, valor quando o carrou parou.
Quando acabar o carregamento, coloco o registo.
Foi tão profunda que não deu para "aprofundar" mais...

Já andava há algum tempo para fezer uma espécie de update, visto que chegou recentemente aos 30000Km, e tenho feito este procedimento de descarga mais acentuada, com intervalos de 10000Km.
Foi à noite, no percurso de Torres Vedras para casa (cerca de 15Km). Quando saí de Torres estava com 9%. Tinha a convicção que seria suficiente para chegar a casa, apesar de haver 2 ou 3 subidas que iriam consumir mais carga. Com essa convicção ainda me atrevi a "apertar" um pouquinho pelo carro, o que me veio a custar uma chamada de reboque!

A tartaruga surgiu aos 3,9% de SOC. Aí a potência do carro ficou drásticamente diminuida, e aos 2,8% de SOC, o carro ficou em modo "N", o que me permitiu entrar numa estrada secundária para não comprometer a estrada principal. Isto aconteceu a menos de 1Km de casa... Com a tartaruga devo ter percorrido cerca de 2 ou 3 Km, em terreno plano. Portanto, quando virem essa espécie "rara", parece-me prudente encontrar uma tomada num raio de 1 ou 2 Km.
Depois de ter parado, ainda o deixei desligado por cerca de 5 minutos, e tentei ligá-lo, mas não reagiu. Ainda pensei em chamar a minha mulher para levar o outro carro e tentar rebocar o leaf até casa, mas como era tarde decidi chamar o reboque.
Passado algum tempo o senhor chegou, puxou o leaf para cima do reboque e lá fomos até casa numa viagem que nem deu para falar de todas as questões que ele me colocou.
Deixei-o a carregar até 100% para ver o consumo em Kw, e tentar encontrar um valor que mostre a degradação que terá neste momento.
Reparei que a temperatura subiu bastante desde que saí de Torres até ao momento em que parou. Se não me engano, estava com 23º à saída de Torres e durante a viagem (que fui acompanhando o LSpy) chegou aos 25º, e quando parou esstava com 26º.
Agora de manhã fui ver como estava, e o LS apresentava 23º. A noite é amiga dos elétricos...

Estes são os dados do LS
https://www.dropbox.com/s/6s4066bfpepve ... A.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/jak91tlcw8wmz ... B.jpg?dl=0
O que dizem dos valores das voltagens?
- 201mV de diferença entre as células
- 2.94 mV a célula mais fraca, valor quando o carrou parou.
Quando acabar o carregamento, coloco o registo.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: diário de bordo - prgc
Eu normalmente não arrisco quando a bateria está fraca. Sempre velocidades baixas, para não ter surpresas. Quando quero esvaziar o pack, é sempre num circuito às voltas do quarteirão de casa e a monitorizar as tensões das células.
Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?
Relativamente à diferença entre células, parece-me boa. A esse nível de SOC, nem 0,5kW.h daria se estivessem todas iguais à tensão mais elevada.
O dado interessante será o da energia absorvida pelo pack durante o carregamento.
Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?
Relativamente à diferença entre células, parece-me boa. A esse nível de SOC, nem 0,5kW.h daria se estivessem todas iguais à tensão mais elevada.
O dado interessante será o da energia absorvida pelo pack durante o carregamento.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: diário de bordo - prgc
O meu que também é de 2013 e das duas descargas profundas levou a célula mais fraca a 2,85V e 2,70V...mjr Escreveu:Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: diário de bordo - prgc
Com 30 000kms e 60ah parece-me estar em forma. 

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: diário de bordo - prgc
Tmabém já me pareceu que em fase final de descarga a bateria aquece mais.....mas pode ser impressão...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Pois... nestes pontos preciso da vossa ajudamrr Escreveu:O meu que também é de 2013 e das duas descargas profundas levou a célula mais fraca a 2,85V e 2,70V...mjr Escreveu:Os 2,94V da célula mais fraca são um bocadinho elevados para um Leaf de 2013... será por ser dos primeiros?

esta questão será preocupante?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
Após 12h de carregamento, consumiu da tomada 24.4Kw. Voltei a carregar e passada uma meia hora, o contador mostrava 24.5Kw. No entanto o LS mostra que tem armazanados 20.1Kw.
https://www.dropbox.com/s/cvu64dz3u4gvk ... m.jpg?dl=0
E os valores do LS são estes
https://www.dropbox.com/s/xvmf90o1cfftx ... C.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/ss0i0e39pctti ... D.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/cvu64dz3u4gvk ... m.jpg?dl=0
E os valores do LS são estes
https://www.dropbox.com/s/xvmf90o1cfftx ... C.jpg?dl=0
https://www.dropbox.com/s/ss0i0e39pctti ... D.jpg?dl=0
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 261
- Registado: 27 mai 2013, 14:54
- Data de fabrico: 02 ago 2013
- Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras
- Localização: Mafra
Re: diário de bordo - prgc
O facto de ter carregado 24,5Kw é sinónimo que a degradação não será muito acentuada, certo?
Só fiquei com dúvidas em relação à célula mais fraca, 2,94V...
Que me dizem?
Só fiquei com dúvidas em relação à célula mais fraca, 2,94V...
Que me dizem?
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16
- galt
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1244
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
- Localização: Odivelas
Re: diário de bordo - prgc
Sinceramente acho que o carro está a proteger as células, porque se a Nissan assim entendesse podia deixar descarregar mais um pouco.
Fica descansado.
Fica descansado.

Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica