Leaf - Coimbra

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
cromero
Proprietário Leaf
Mensagens: 514
Registado: 10 mai 2014, 20:14
Data de fabrico: 09 mai 2014
Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por cromero » 29 set 2014, 18:30

Malm Escreveu:213,4 km com uma única carga?

Quanto aos carregamentos no hipercor, existem várias tomadas sempre disponíveis. No entanto, mesmo com o carregador de 16A e ao contrário do que eu pensei inicialmente, carrega-se de forma mais lenta do que nos postos mobi-e.
Obrigado, Malm. Só irei a Coimbra se conseguir garantir uma carga rápida no concessionário Nissan. (Sim, consegui fazer 213,4 kms com uma única carga - Porto/Ponte de Lima/Porto - como está registado no meu DB, com várias referências a ti. Foi uma epopeia bem sucedida que talvez não volte a repetir :D )

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Apr » 03 out 2014, 00:25

Encontrei uma tomada no parque coberto do Leroy, quando lá for vou tentar falar com o responsavel da loja,era muito interessante se desse para carregar ali à vontade.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 12 out 2014, 17:50

E fez-se luz!
Imagem
(Da esquerda para a direita: ficha macho de 4 pinos, cabo esventrado de 5 condutores para sobrar o fio azul do neutro que liga num dos pinos da ficha schuko. Dentro da schuko, um cabo amarelo+verde que liga o outro pino ao piloto e depois ao pino terra. Quando se encontra a fase acende, quando se encontra o neutro apaga. Depois de encontrado o neutro, seguem os 5 fios para a ficha fêmea trifásica de 5 pinos). Tudo tapado com várias voltas de fita isoladora e pronto a usar em conjunto com a mui útil mega extensão trifásica de seis tomadas. Ou seja, seis motas ligadas com um carregador, ou então três motas ligadas com dois carregadores cada. É à escolha do freguês ;)
Está pronta para entrar em produção em série, após a respetiva homologação... obviamente durante os carregamentos do próximo encontro de VE - no Glicínias, no Foz Plaza ou então no Vasco da Gama. Reparei que há lá muitas destas. Parece que estavam à minha espera (schuko+trifásica de 4 pinos).
Imagem
Este era o tal piloto que faltava. Parece uma luzinha daquelas do busca pólos. Tem dois fios, uma resistência e uma pequena lâmpada que acende quando o pino da ficha encontra a fase da tomada.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Assim não dá.
Imagem
Mas assim já dá.
Imagem
E então, quando lhe fazemos o teste?
Agora sim Portugal, estamos prontos para todo o género de parques de estacionamento, campos de feiras, quadros elétricos e pimenteiros que nos apareçam à frente.
O espaço para transportar toda a aparelhagem é que já começa a falhar. Qualquer dia preciso de arranjar um reboque.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 12 out 2014, 19:29

O objetivo é ir buscar o neutro à tomada e juntá-lo às 3 fases e ao terra da ficha trifásica de 5 pinos.

Há dois tipos de tomadas trifásicas - 4 pinos e 5 pinos.
Para as de 5 pinos (3 fases+neutro+terra) já tenho adaptadores para separar as 3 fases e ligar 6 tomadas (2 tomadas a cada fase).
Imagem
Para as tomadas de 4 pinos (3 fases+terra) tinha o problema de não as poder utilizar em virtude de não terem neutro.
Assim sendo, e sabendo que pelo menos em 2 locais nossos conhecidos (Glicínias, em Aveiro, e Foz Plaza, na Figueira da Foz), há quadros elétricos que dispõem de tomadas trifásicas (4 pinos) e tomadas normais uma ao lado da outra, faltava um adaptador para se poder tirar partido dessas tomadas.
Portanto, a partir de agora poderemos usar estas tomadas trifásicas de "4+1" pinos, colocando ao nosso dispor 3 fases a 16A cada.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2484
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por Apr » 12 out 2014, 22:19

Muito bom, obrigado por explicares como funciona, não fazia ideia que era comum haver tomadas trifasicas sem neutro.

Tu es o mcgyver das tomadas, não há nenhuma que não consigas domar....

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 12 out 2014, 23:19

Pelo que percebi até agora, servem maioritariamente para máquinas "rotativas" - motores, bombas, batedeiras, esmeris, ...
Pois é, cada vez que avistamos tomadas de 4 pinos salta-nos a tampa! Eram um desperdício pois não lhes podíamos dar uso. E por várias vezes ficámos todos separados em parques por causa disso. Mas também hão-de servir para os pópós. Nesse caso, poderão carregar 3 com os EVSE de 16A. O cabo é rígido e tem secção de 4mm^2. Deve dar ;)
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por VETL » 12 out 2014, 23:50

rdias Escreveu:Mas eu só conheço tomadas trifásicas de 16 A ou 32 A... Não tem todas neutro e terra ? Estas são todas de cinco pinos ... Acho eu... Sendo só diferente o seu tamanho e a espessura dos pinos ?
Não rdias.
Muitas das trifasicas que se veem por aí não têm neutro. Apenas 3 fases mais terra...
[img]http://i00.i.aliimg.com/img/pb/404/562/ ... 04_428.jpg[/img]
São os electrões destas que são mal empregues para serem comidos apenas com os olhos...
Última edição por VETL em 12 out 2014, 23:57, editado 2 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 12 out 2014, 23:59

rdias Escreveu:Mas eu só conheço tomadas trifásicas de 16 A ou 32 A... Não tem todas neutro e terra ? Estas são todas de cinco pinos ... Acho eu... Sendo só diferente o seu tamanho e a espessura dos pinos ?
Sim... se tiverem 5 pinos (3 fases + 1 neutro + 1 terra). Se tiverem 4 pinos, então têm apenas (3 fases + 1 terra).
De 16A para 32A aumenta o diâmetro do material uma vez que há mais energia a passar (imagina se for de 200A...)

As duas vermelhas da direita são ligeiramente maiores, 32A. As duas vermelhas da esquerda são de 16A.
Imagem
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por pafi » 13 out 2014, 00:03

rdias Escreveu:Mas nenhum VE carrega sem neutro pois não ?

Bem preciso de lições de electricidade .... :D
Não. O máximo que se arranja é carregar sem o terra.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Leaf - Coimbra

Mensagem por VETL » 13 out 2014, 00:05

pafi Escreveu:
rdias Escreveu:Mas nenhum VE carrega sem neutro pois não ?

Bem preciso de lições de electricidade .... :D
Não. O máximo que se arranja é carregar sem o terra.
Pensava que o tesla, o ZOE e os que têm carregador trifásico não precisavam do neutro...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”