Curioso

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
lmmr74
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 19 nov 2014, 16:02

Essiemme Escreveu:Bem vindo.

Eu estou, neste momento, a trabalhar em Mem-Martins, precisamente.

Moro em Samora Correia e faço 65 Kms (para cada lado), isto é, 130 Kms diários.
Carrego 80% de carga em casa e 100% no Fórum Sintra, todos os dias.

Tenho o carro no Forum, no Mobi-e SNT-40, desde a hora de almoço. Vou passar por lá, no final da tarde, para ir para Samora Correia novamente.

O carro está prestes a dobrar os 100.000 Kms. Nem é preciso dizer as vantagens obtidas para esta quilometragem...

60 Kms por dia, chegava e sobrava para uma carga de 80%, mesmo com a degradação de 100.000 Kms.

Quanto ao parqueamento, se já tiver uma tomada pessoal (não comum), não haverá problema para os 10 amperes.
Se for comum, existe legislação para isso, nomeadamente no que diz respeito ao pedido de instalação de ponto de carga em condomínio.

Eu estou numa situação idêntica e, no princípio, fiz as coisas ligeiramente precipitadas, como está descrito no meu "Diário de Bordo".
Mas foi muito no início, agora já é mais "normal" esta coisa dos carros elétricos, diria eu...

A célula no spoiler apenas alimenta a bateria de 12V, que serve para alimentar o sistema operativo do carro, assim como as luzes, limpa para-brisas, etc

sm
:geek:
Com 100000km qual o nivel de degradação da bateria, compara com quando o carro era novo?

Essiemme
Proprietário Leaf
Registado: 08 jan 2011, 11:46
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras

Mensagem por Essiemme » 19 nov 2014, 16:16

As baterias degradam, sempre foi esperado e sabido por todos, penso eu.

Na prática, as nossas deslocações esporádicas ao alentejo continuam a ser possíveis sem ter de carregar pelo caminho, contudo, na última vez que lá fomos, foi muuuuuuuito "à justa".
Chegamos lá já só com os "vapores no depósito"... :shock: Presumo que tenha sido por causa dos pneus novos + um eventual vento de leste...
No início, quando o carro era novo, fazíamos isto com um pouco mais de liberdade. Não sobrava muito, quando lá chegávamos, mas íamos com mais "à vontade", a "pica" das acelerações bruscas era maior, etc...

A degradação com 100 mil é notória MAS, mais importante, ainda nos é suficiente sendo que os ganhos obtidos ultrapassam em larga escala o investimento feito.

Reafirmo que a degradação não é nem mito, nem tabú. É real, mas não se deve diabolizar, sobretudo deixar-se levar pelas "más bôcas", ignorando todo o benefício resultante.

Adicionalmente, com uma boa rede de PCRs (Postos de Carregamento Rápido), esta limitação deixa de fazer sentido sequer. Basta imaginar a existência de um PCR em cada bomba de gasolina principal (e, claro, com custos para o condutor que não sejam exagerados).

sm
:geek:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|

Orlando
Proprietário Leaf
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Mensagem por Orlando » 19 nov 2014, 19:45

Bem vindo ao forum e à mobilidade elétrica.
Um carregador de 3,3kw é a potência máxima que o mk1 consegue para cargar o carro, se tiver um cabo de 16a de origem, o que na verdade não acontece, pois apenas dispõe de 10a, habitualmente.
Jo o mk2, mas só alguns, pode ir até aos 6kw.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

dmorgado
Proprietário Leaf
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Mensagem por dmorgado » 19 nov 2014, 21:13

victormcpinto Escreveu:Bom dia "curioso" Immr74

Vou pronunciar-me apenas pelo que considero mais importante, a autonomia desejada. É a distância que elegi como ideal e que refiro muitas vezes a pessoas amigas. Se tivesse de fazer diariamente 60 km, com possibilidade de o carregar em casa, adquiria um VE sem vacilar.
Em condições normais, autonomia garantida para muitos anos.
Essa conta bate certo com o que eu faço: exatamente 60km (30km para cada lado) se carregar a bateria a 80% e com algumas subidas acentuadas.
O meu dia começa com uma subida 500m ate 1000m de altitude (gasto 20% de bateria) e desço até 400m ganho 10%.No regresso chego a casa com 35% quando carrego a 80% e com 55% se carregar a 100%.

Perdendo 10 minutos na viagem, comparativamente ao que fazia com um CI, ganho 10 minutos no prazer de conduzir um Leaf.
QUEM TEM UM SABE DO QUE FALO :D

victormcpinto
Proprietário Leaf
Registado: 05 jun 2011, 14:46
Data de fabrico: 01 jul 2011
Capacidade bateria: 47,44, 9 barras

Mensagem por victormcpinto » 19 nov 2014, 21:43

dmorgado Escreveu:
victormcpinto Escreveu:Bom dia "curioso" Immr74

Vou pronunciar-me apenas pelo que considero mais importante, a autonomia desejada. É a distância que elegi como ideal e que refiro muitas vezes a pessoas amigas. Se tivesse de fazer diariamente 60 km, com possibilidade de o carregar em casa, adquiria um VE sem vacilar.
Em condições normais, autonomia garantida para muitos anos.
Essa conta bate certo com o que eu faço: exatamente 60km (30km para cada lado se carregar) com 80% com algumas subidas acentuadas.
O meu dia começa com uma subida 500m ate 1000m de altitude (gasto 20% de bateria) e desço até 400m ganho 10%.No regresso chego a casa com 35% quando carrego a 80% e com 55% se carregar a 100%.

Perdendo 10 minutos na viagem, comparativamente so que fazia com um CI, ganho 10 minutos no prazer de conduzir um Leaf.

QUEM TEM UM SABE DO QUE FALO :D
Esta era a conversa que me daria muito gozo ter enquanto petiscava com proprietários de VE's. É que, aqui, na maioria dos casos, nunca dizemos muito porque é tudo muito "instantâneo".
Disse que nem vacilava na compra de um VE se tivesse que fazer 60 km diários. Hoje tenho consciência que essa exigência está ao alcance da maioria dos VE's, a velocidades normais, sem ter de pensar se o posto está ou não está Ok. Acrescentava a isto, consciência ambiental, benefício econômico e ainda o benefício do prazer que é conduzir este tipo de veículo. Mas também penso nos que trabalham e que não se podem dar ao luxo, por questões profissionais, que eu posso ter que é o de ter "todo o tempo do mundo".
Hoje, interpelado por um advogado que me observava enquanto estacionava e me disse "mas isto nem se ouve". Seguiu-se a conversa clássica e acabei por lhe dizer que não era para ele. Não sou vendedor de VE's, muito menos de CI's.
O problema que o Imrr74 pode ter é que depois de ter o VE, vai querer que ele faça os outros percursos porque, realmente, não apetece voltar a pegar no CI. Todos aqui , de uma maneira ou de outra, já referiram isso.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras

santanamos
Proprietário Leaf
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras

Mensagem por santanamos » 19 nov 2014, 23:49

victormcpinto Escreveu: O problema que o Imrr74 pode ter é que depois de ter o VE, vai querer que ele faça os outros percursos porque, realmente, não apetece voltar a pegar no CI. Todos aqui , de uma maneira ou de outra, já referiram isso.
O lmrr74 tem mais dois CI's..
Eu que não percebo nada disto, comprava sem pensar muito no assunto. Com o tempo vai se adaptando e alargando horizontes.

lmmr74

Mensagem por lmmr74 » 20 nov 2014, 23:25

Caros amigos,

A todos o meu obrigado pelos vossos comentários/opiniões. São de um valor inestimável para mim! Surpreende-me o espírito de "comunidade" deste fórum e a forma apaixonada como falam da vossa relação com os VE's :)
Já marquei um test drive na nissan, vou experimentar o leaf e um VE pela primeira vez...vamos ver se o Mégane vai ser encostado à box de vez :)
Tentarei tirar fotos e relatar a experiência.

Abraço

lmmr74

Mensagem por lmmr74 » 24 nov 2014, 11:36

Bons dias,

Lá fui fazer o test drive ao Leaf e confesso que estava céptico em relação ás prestações do carro, mas o resultado foi...completamente o oposto ao que pensava eu a priori :)
Gostei do binário sempre disponível, do conforto, segurança,etc.
Fiquei surpreso quando o vendedor me disse que o cabo que vem com o carro (tem um extremidade de ficha eléctrica normal e do outro trifásica) não dá para carregar nos postos que existem na rua, apenas em casa?!?
Confesso que me perco com tantas siglas e ainda não percebi afinal quantos cabos são necessários para carregar...

Conclusão: os VE's são de facto o futuro.

Saudações

mafgod
Proprietário Leaf
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km

Mensagem por mafgod » 24 nov 2014, 11:59

lmmr74 Escreveu:tem um extremidade de ficha eléctrica normal
Sim, a vulgar Schuko :-)
Por menos de 10€ adquires um adaptador Schuko/CEE para se usar nos postos da MOBI.e :-)

lmmr74

Mensagem por lmmr74 » 24 nov 2014, 14:12

mafgod Escreveu:
lmmr74 Escreveu:tem um extremidade de ficha eléctrica normal
Sim, a vulgar Schuko :-)
Por menos de 10€ adquires um adaptador Schuko/CEE para se usar nos postos da MOBI.e :-)
10 euros?? O vendedor disse que o cabo para carregar na rua custa 500...
Obrigado pela info.

Responder

Voltar para “Apresentações”