Vamos então à continuação da viagem ;
Dia 5 - Dormimos em Viana, do dia 4 para o dia 5, o tempo estava consideravelmente melhor, deu para passear e ver os museus que faltavam, tomámos um segundo pequeno almoço/almoçarado, e seguimos para Vila Nova de Gaia, acabámos por carregar em São Félix da Marinha, junto ao Inovagaia, onde estão 4 carregadores, 2 ocupados por Cl's (dezenas de lugares livres) mas lá nos safámos. Fomos até à cafetaria do Inovagaia, tomámos qualquer coisa, enquanto o carro carregou um pouco. Esta escolha de posto não foi de todo acertada, porque tirando a cafetaria e a Wc não tem nada à volta para se ver, por isso só lá tivemos 1 hora, como só tínhamos percorrido cerca de 80 klms, e o objectivo era chegar apenas a Aveiro (mais 50 klms), ficámos apenas o tempo necessário para as necessidades básicas.
Seguimos para Aveiro, começou a chover torrencialmente, quando faltavam cerca de 30 klms para a chegada, não se via quase nada, ninguém passava dos 30/40 klms/h, vinha água de todos os lados, as escovas no máximo da velocidade. Esta parte do percurso demorou mais que o normal pelas razões apresentadas, mas chegámos a Aveiro pela hora de jantar. Colocámos o carro a carregar no largo do rossio, e escolhemos um hotel que dava para vigiar o carro da janela, ficando assim mais descansado, não é que considere Aveiro uma cidade insegura, não o é de todo, mas é sempre preferível poder ver o carro em qualquer momento, seja onde for. Fomos a um bom restaurante, comer peixe, e passámos a noite bem próximo de tudo.
Dia 6 - No dia seguinte, com o carro carregado a 80%, tive sempre o cuidado de o colocar a carregar até aos 100%, só quando ia sair com ele, portanto, resumia-se a colocá-lo a carregar antes do pequeno almoço, porque a 1h30 que demora a carregar os 20% restantes, serve para o pequeno almoço, arrumar as coisas e ver alguma coisa de interessante que não tenha visto. Os postos públicos da Efacec não permitem colocar o carro a carregar até aos 100% pela aplicação, mas os da magnum cap sim, não sei se acontece o mesmo convosco, mas imagino que sim. No caso de Aveiro, e como conheço muito bem, só me faltava ver 2 museus, 1 que estava em obras da última vez, e outro que não existia, por isso a hora e meia serviu na perfeição. Notei também, que o civismo em Aveiro é excelente, na zona onde jantei, andavam as tunas a cantar e por aí fora, os lugares estavam todos ocupados, mas a verdade é que ninguém estacionou ao meu lado, no largo do rossio, paravam, olhavam e iam logo embora, e aquilo estava apinhado, devo dizer que gostei muito, sei que segundo os relatos que aqui vou lendo, nem sempre é assim, mas parece-me que estão no bom caminho. Provavelmente quando os lugares estão ocupados são pessoas de outras cidades, que precisam de aprender
Saímos relativamente cedo de Aveiro, em direcção a Coimbra, são apenas 60 klms, chegámos sem grandes problemas por volta da hora de almoço. Decidimos ir a um dos centro comerciais comer qualquer coisa, e assim apanhávamos menos frio. Ligámos para o Dolce Vita Coimbra, a perguntar se tinham algum posto de carregamento para eléctricos, a resposta foi negativa, de seguida ligámos para o fórum Coimbra, disseram que sim, que tinham, fomos para lá, o parque é no exterior, junto à praça de taxis e aos lugares para GPL, estavam vazios os lugares, vejo o posto da magnum cap, estaciono, tiro o cartão, e está bloqueado, ligo para o centro a informar, retiro o carro e vou almoçar. Foi-me no entanto dito que o técnico ia tratar do assunto. Almocei e o posto continuava na mesma. Saí e fui à rua larga para tentar carregar, um dos lugares estava ocupado por um twizy, os outros estavam todos livres, mas o posto estava desligado, por isso fui à rua do carmo carregar, que estava com os dois lugares livres. Deixei a carregar e fui passear pela zona do mercado quebra costas e afins. Tivemos ainda a oportunidade de falar com uma Sra da polícia municipal, ao qual explicámos a situação dos postos de abastecimento dos eléctricos e a ocupação dos lugares por cl's, tivemos o cuidado de explicar que nos dias de hoje tudo se sabe, e espalha-se facilmente pelos fóruns e redes sociais, e se as cidades forem vistas como problemáticas para carregamentos, podem perder imenso em turimo, assim como todos os serviços inerentes, o que é extremamente prejudicial para todos. Fomos informados que a polícia tem o cuidado de sensibilizar os cidadãos, e que vão, passando nos postos com esse intuito, que têm notado algumas melhorias, informaram-nos também, que sempre que alguém se queixa, intervêm de imediato e rebocam sem grandes dificuldades. A pessoa em causa pareceu-me bastante interessada no assunto, até porque estava a conduzir um smart ev (da polícia municipal) e reconheceu as dificuldades referidas.
O veículo ficou carregado por volta das 19h00, tínhamos feito um lanche ajantarado, para seguirmos de imediato bem carregados também.
Seguimos para o Entroncamento, onde fomos ter com uns amigos para um belo convívio, percorremos cerca de 100 klms, o problema é que a tomada disponível, apesar de aceitar 16A sem problema, o meu cabo para shucko só dá 10A, o que me fez estar ali mais tempo que o desejado. De facto os 16A em shucko/cee fizeram-me falta por duas vezes, mas neste caso foi a pior, ter todas as hipóteses de carregamento dentro do carro só pode ser sempre benéfico, mas não é nada que não saibamos

Já bem tarde, lá arrancámos, para mais cerca de 120 klms, chegámos a casa cedo, de tão tarde que era, mas ainda com a adrenalina aos saltos e já a falarmos numa viagem ao sul

Fomos descansar que estávamos bem cansados mas satisfeitos com as belas férias que tivemos
Notas finais : 1271.1 klms em 6 dias.
Kwh gastos, não faço ideia, não tirei dados sobre isso, sorry.
Preço do combustível 0€
Portagens; 60 cêntimos, porque o gps do carro enganou-me e enfiou-me numa scut, de notar também, que o gps do carro é um bocado fraco comparado com muitos outros, foram dezenas as rotundas que não conheceu (algumas com vários anos), vários sentidos proibidos que não conhece, por vezes metia-me em caminhos de cabras, porque dava para poupar 50 metros

, ele leva muito a sério a distância mais curta, e se existir caminho, por muito mau, ou esquisito que seja, manda-nos por lá, tirando isso, foi uma máquina.
Nunca vi a sexta barra de temperatura, e consegui ver pela primeira vez a 4ª, e a bateria a 7 ºC.
E já vou quase com 6 mil klms em menos de 2 meses, estou mesmo a chegar aos 10 k.
Obrigado uma vez mais pela ajuda de todos, sem a vossa ajuda não era tão fácil como foi.