Curioso

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Curioso

Mensagem por mafgod » 24 nov 2014, 14:40

Isso é outro cabo, para as tomadas Mennekes.

Ou seja, resumindo, presentemente, os postos de carregamento tem dois terminais:
- CEE
- Mennekes

O cabo que vem com o carro, se der nas tomadas normais de casa (Schuko), tens de adquirir um adaptador Schuko/CEE por menos de 10€ para ligares ás tomadas CEE.
Se o cabo vier com ficha CEE, tens de comprar um adaptador CEE/Schuko para ligares em casa.
Para ligares nas tomadas Mennekes, tens de ter outro cabo... o tal dos 500€ (mas que consegues comprar por menos, não muito menos mas prontos..)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 24 nov 2014, 15:03

mafgod Escreveu:Isso é outro cabo, para as tomadas Mennekes.

Ou seja, resumindo, presentemente, os postos de carregamento tem dois terminais:
- CEE
- Mennekes

O cabo que vem com o carro, se der nas tomadas normais de casa (Schuko), tens de adquirir um adaptador Schuko/CEE por menos de 10€ para ligares ás tomadas CEE.
Se o cabo vier com ficha CEE, tens de comprar um adaptador CEE/Schuko para ligares em casa.
Para ligares nas tomadas Mennekes, tens de ter outro cabo... o tal dos 500€ (mas que consegues comprar por menos, não muito menos mas prontos..)
Finalmente percebi a diferença das siglas e dos cabos :shock: :D Obrigado pela info!

Já agora outra questão...Eu trabalho na avenida da Liberdade em Lisboa e junto ao meu local de trabalho existem 2 pontos de carregamento MobiE, pergunto se será viável a possibilidade de deixar o carro a carregar durante o expediente de trabalho? Existe algum limite de tempo em que um carro eléctrico possa ficar estacionado a carregar? Pergunto pois eu iria provavelmente ocupar o lugar o dia todo...

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Curioso

Mensagem por mafgod » 24 nov 2014, 15:46

Veja se consegue ver o tipo de tomada que eles tem (em regra são os dois tipos).

Se uma delas for de 3 bornes é CEE, tipo isto:
Imagem
basta o adaptador :-)

Se as tomadas forem esta de 7 bornes:
Imagem
é necessário cabo Mennekes ....

Creio que há uma lei que não permite que se esteja estacionado em lugar reservado para carga sem o estar.
E moralmente falando também não é de fazê-lo.
Imagine que alguém que necessite carga não o pode fazer porque está estacionado sem carregar?
Imagine o contrário :-)
Se nos indignamos quando os ICEs estão lá estacionados, mais nos indignados quando queremos carregar e está lá um VE sem carregar.

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 24 nov 2014, 16:09

Eu não me referia ao facto de estacionar por estacionar, até porque tenho estacionamento na empresa, portanto não é essa a questão. Penso que para o carro ter a carga total precisa de cerca de 8horas, daí eu perguntar se o posso deixar a carregar enquanto trabalho, para quando sair ele estar totalmente carregado.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Curioso

Mensagem por VETL » 24 nov 2014, 16:14

lmmr74 Escreveu:Eu não me referia ao facto de estacionar por estacionar, até porque tenho estacionamento na empresa, portanto não é essa a questão. Penso que para o carro ter a carga total precisa de cerca de 8horas, daí eu perguntar se o posso deixar a carregar enquanto trabalho, para quando sair ele estar totalmente carregado.
Para carregar 60Km com o cabo mennekes demoro pouco mais de 02h30m.
Mesmo que tenha condução agressiva e velocidades muito elevadas, prevejo não vai demorar nunca 4 horas sequer...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 24 nov 2014, 17:09

Obrigado mais uma vez a todos pelas dicas e esclarecimento de duvidas ;)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 03 dez 2014, 17:25

Estive a fazer uma simulação e conclui que partindo do pressuposto que irei poupar por ano:

1900 euros de gasóleo
60 euros IUC (valor que paga o CI que será "encostado")
320 euros manutrenção

vs

Investimento de 25000 euros

Chego à conclusão (académica, claro) que em 5 anos terei recuperado cerca de 50% do investimento que penso fazer no carro. Penso eu que as baterias serão viáveis por este período de 5 anos pelo menos...

O que acham??


Obrigado

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1290
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Curioso

Mensagem por mafgod » 03 dez 2014, 17:33

Tenta comprar um mais barato, o retorno é mais rápido :-)

lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 11:39
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Curioso

Mensagem por lmmr74 » 03 dez 2014, 17:35

mafgod Escreveu:Tenta comprar um mais barato, o retorno é mais rápido :-)

O mais barato que vi foi 23000, mas coloco +2000 para estação de carregamento e eventualmente o cabo mennekes.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Curioso

Mensagem por Orlando » 03 dez 2014, 17:55

Estação de carregamento?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Responder

Voltar para “Apresentações”