Quando se começou a ouvir falar no projecto do iMiev da Mitsubishi (já foi em 2005... como o tempo passa) no prototipo estavam a usar "
in-wheel motors", ou seja cada roda tinha o motor embutido na jante, que poupava algum espaço e ainda simplificava mais a parte de transmissão, mas depois infelizmente abandonaram a ideia se não estou enganado por causa dos choques e trepidações que estes motores estavam sujeitos (e com os buracos e lombas que temos por cá tinha que ser um modelo com reforço à prova de buraco tuga).
Mas não há dúvida que era mais um passo à frente do ponto de vista de simplicidade, controlo de tracção electrónico independente às 4 rodas, sem transmissão... e até redundancia (caso 1 falhe, tb deve conseguir andar com 2 ou 3 motores)
Chegou a haver um prorotipo do novo Mini com 640cv somando os 4 motores nas rodas
http://www.autoblog.com/2006/07/21/pml- ... orsepower/

Mas olhando melhor para esta foto, os motores não devem ter deixado espaço para discos de travagem, pois parecem estar a usar uns calços no chão para o carro não andar sozinho?
