batalha Escreveu:
Quanto pesam as baterias do Leaf?
Cerca de 200kg. 300kW.h pesaria então 2500kg. Em 40t nem se nota...
batalha Escreveu:Quanto seria o tempo de carga?
Só depende da potência do carregador. Se fosse de 600kW seriam 30 minutos.
batalha Escreveu:
E o reboque em caso de acabar a bateria?
Será o habitual reboque que reboca pesados. Eles tb avariam e necessitam de reboque por vezes.
batalha Escreveu:O preço?
Como indiquei um pack com 300kW.h deverá custar por volta de 100k€ (330€/kW.h).
batalha Escreveu: Quanto gastaria um destes pesados para subir uma serra?
O gasto extra seria a diferença de energia potencial entre as duas altitudes. Energia que seria recuperada na descida. Por cada 1000 metros estamos a falar de aproximadamente 108kW.h (para 40t), recuperáveis na descida (bom, talvez 80% de recuperação).
batalha Escreveu:
PS: já vi as suas contas! Mas um pesado de mercadorias faz muito mais km/dia e o rendimento/ton não é proporcinal!
Claro que é proporcional. O factor de proporcionalidade é que não será de 1, certamente menor (como mencionei, a velocidades razoáveis o atrito viscoso com o ar é o principal consumidor de energia, completamente independente do peso). Se um veículo CI a velocidade média de 80 km/h consome cerca de 5l/100km e um pesado de mercadorias com 40 t consome cerca de 40l/100, é óbvio que para um aumento de 27 vezes no peso temos apenas um aumento de 8 vezes no consumo! Há alguma razão que o leve a pensar que num VE essa relação será diferente para pior?
Quantos mais km/dia melhor, mais rápida será a amortização do investimento. O único senão é o de sempre, é fundamental haver uma rede de cargas rápidas.
De facto é complicado, pois exige um grande investimento de criação de infra-estruturas de carregamento. Assim sendo, os primeiros pesados de transporte de mercadorias serão certamente dedicados a pequenos circuitos (<200km) de distribuição urbana e semi-urbana, que permitam realizar a carga durante a noite na estação base. Penso que o primeiro passo poderá ser dado pelas empresas de distribuição, como os CTT, Fedex, DHL, TNT, etc. Depois, com um sistema de cargas rápidas crescentes e com o aumento da densidade energética das baterias iremos subir na tonelagem.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt