

Diário de Bordo
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Re: Diário e Bordo
Tens que deixar a família em casa, levar uma manta e uma tenda....depois falamos 

MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Diário e Bordo
Parece-me que a passagem na auto estrada é que estragou tudo, pensei que era tudo pela nacional, de qualquer das formas, as minhas previsões não foram descabidas 

- dmorgado
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Re: Diário e Bordo
Fil achas que os valores que o meu carro apresentou no topo (30%bat , logo 12% sem carregar, representariam 5kw nas melhores condições lidos no ODB2?
A respeito da auto-estrada, já tinha pensado no próximo fim de semana evitar. Apenas porque dá mais uns km e porque a a cota não é tão favorável.
nÃO TENHO QUALQUER INTERESSE EM ANDAR EM AUTO-ESTRADA.
Todavia, penso que o grande consumo está mesmo na montanha, pois cheguei a Penafiel com 74% e daí até Cinfães gastei cerca de 25% (sem carregar daria cerca de 50%bateria em Cinfães).
Uma coisa eu já percebi:
O segredo está em chegar a Cinfães com pelo menos 50% (ideal 60% bateria)
, na maior subida vai mesmo gastar muito! ESTA PARTE FIZ MESMO MUITO DEVAGARINHO!
uTILIZAREI TAMBÉM O CRUISE CONTROL, QUE ME TEM PARECIDO FUNDAMENTAL NAS ULTIMAS EXPERIÊNCIAS 

A respeito da auto-estrada, já tinha pensado no próximo fim de semana evitar. Apenas porque dá mais uns km e porque a a cota não é tão favorável.

Todavia, penso que o grande consumo está mesmo na montanha, pois cheguei a Penafiel com 74% e daí até Cinfães gastei cerca de 25% (sem carregar daria cerca de 50%bateria em Cinfães).
Uma coisa eu já percebi:




Re: Diário e Bordo
O grande consumo é sempre a subir montanhas, especialmente com frio e os vidros sempre a embaciar, eu percebo-te e bem
30% são cerca de 6kWh na bateria, logo 15% será metade. De facto terias que reduzir um pouco a velocidade, porque na auto estrada a 100, mesmo a descer gastas mais que a 70, como é óbvio. Aquilo que sempre tentei foi o seguinte, assim que possível, a direito era tentar que o consumo fosse quase nulo, levantando o pé para ficar só a bola no centro, a descer era tentar regenerar mesmo a 50 klms/h, e nunca sair do eco. Só assim cheguei tão acima na serra da estrela e e ... de notar também que chegavas mesmo sem carregar a meio, o que já dá uma ideia positiva.

- dmorgado
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Re: Diário e Bordo
No próximo fim de semana lá estarei para o derradeiro teste, o qual parece interessar aos aventureiros que se habilitarem um dia a subir o a serra do Montemuro.
Na ida: seguirei pelas Portas do Montemuro em vez de Alvarenga, pois a estrada é melhor. Sei que gasto cerca de 30% até ao topo, mas depois basicamente é a descer...
No regresso a casa:
Tentarei utilizar a aplicação do google "os meus trajetos" e publicar aqui os resultados de forma entendermos melhor os resultados;
Farei a totalidade do percurso por estradas nacionais e, de preferência de dia, para comparar a diferença de consumos sem as luzes ligadas;
Utilizarei o cruise control na subida sempre que possivel, pois tenho visto ser importante n diminuição de consumos.
Na ida: seguirei pelas Portas do Montemuro em vez de Alvarenga, pois a estrada é melhor. Sei que gasto cerca de 30% até ao topo, mas depois basicamente é a descer...
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Farei a totalidade do percurso por estradas nacionais e, de preferência de dia, para comparar a diferença de consumos sem as luzes ligadas;
Utilizarei o cruise control na subida sempre que possivel, pois tenho visto ser importante n diminuição de consumos.
- mjr
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Re: Diário e Bordo
Para termos como referência, são necessários aproximadamente 5,5 kW.h de energia por cada km de variação de altitude.
As contas são as seguintes:
E = m x g x delta h
= (1500kg carro + 200kg carga) x 9,81 x 1000m
= 16677000 Joules
= 16677000 / 3600s Wh
= 4,632 kW.h
Considerando uma eficiência de 85%, dá então 5,5kW.h por mil metros de variação.
Este valor é apenas para cobrir a variação de altitude. É ainda necessário contabilizar a energia necessária para cobrir a distância realizada para essa variação de altitude. E essa energia depende da velocidade, ao contrário da energia necessária para cobrir a variação de altitude.
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E = m x g x delta h
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= 16677000 Joules
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= 4,632 kW.h
Considerando uma eficiência de 85%, dá então 5,5kW.h por mil metros de variação.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário e Bordo
Olá MJR, tudo em forma?mjr Escreveu:Para termos como referência, são necessários aproximadamente 5,5 kW.h de energia por cada km de variação de altitude.
As contas são as seguintes:
E = m x g x delta h
= (1500kg carro + 200kg carga) x 9,81 x 1000m
= 16677000 Joules
= 16677000 / 3600s Wh
= 4,632 kW.h
Considerando uma eficiência de 85%, dá então 5,5kW.h por mil metros de variação.
Este valor é apenas para cobrir a variação de altitude. É ainda necessário contabilizar a energia necessária para cobrir a distância realizada para essa variação de altitude. E essa energia depende da velocidade, ao contrário da energia necessária para cobrir a variação de altitude.
Tens +- os mesmos numeros sobre a regeneração?
A eficiencia é tb cerca de 80%? É que deveriamos recuperar nas descidas alguma dessa energia que usámos para subir. O pior é qd subimos num dia e descemos noutro.
- mjr
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Re: Diário e Bordo
A descer a eficiência é ao contrário, ou seja, são recuperados 4,6x0,8= 3,7kW.h por km de variação de altitude, menos a energia gasta a percorrer a distância horizontal.
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- Filipe
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Re: Diário e Bordo
Já estás a considerar a taxa de regeneração? Se sim quanto, 30% 

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Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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Re: Diário e Bordo
Então mas á eficiência a regenerar não é bem pior do que a carregar da tomada?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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