
Gestão da autonomia
- mjr
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Re: Gestão da autonomia
Há anos que não ligo ao que o CB indica como autonomia restante... Otimista no início, muito pessimista no fim, e com um tempo de integração demasiado curto onde uma qualquer subida assusta os neófitos. Sem instrumentação extra, de confiar só as barras de SOC, ou nos modelos mais recentes a percentagem de SOC.
De facto o LS é indispensável para quem faz viagens.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Gestão da autonomia
Nem mais, tal e qual o que eu senti. Agravado pelo desconhecimento do carro, e ver só duas assustadoras barras de autonomia restantes (apesar de o SOC indicar 1/3 de carga restante)....mjr Escreveu:Há anos que não ligo ao que o CB indica como autonomia restante... Otimista no início, muito pessimista no fim, e com um tempo de integração demasiado curto onde uma qualquer subida assusta os neófitos. Sem instrumentação extra, de confiar só as barras de SOC, ou nos modelos mais recentes a percentagem de SOC.
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Re: Gestão da autonomia
Está percebido, vou tratar do upgrade do LS. O carro entra em modo tartaruga com que SOC ou kW/h restantes? Neste modo que distância se consegue fazer?Apr Escreveu:+1
Leaf spy PRO são os euros mais bem empregues de longe neste carro. Custa 10 ou 12€ vale 10x mais do que isso!
No inicio é confuso, mas depois não se vive sem ele. E até se pode tornar um bocado perigoso em viagem, poque os indicadores instantaneos não são bem legiveis.
Nas minhas viagens meto o telemovel no painel de instrumentos, não preciso de mais nada.
O leaf spy nao tem consumo médio, tem previsões de automomia se o consumo médio for um valor predefenido pelo utilizador. Bem melhor que o GOM.
Para nos habituarmos aos limites do carro é fazer algumas tartarugas e ficamos aptos.
Se o LS regista o consumo em kW/h, já verificaram se bate certo com o valor médio do CB?
- mjr
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Re: Gestão da autonomia
A tartaruga aparece entre os 1% e 3% de SOC, depende de vários fatores como por exemplo a temperatura do pack e o desiquilíbrio entre as células.
Não sei se o consumo em kW.h do LS bate certo com o CB pois o meu só dá uma casa decimal nos kW.h/km, o que é completamente inútil. Pioneiro sofre...
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Re: Gestão da autonomia
Olha que se aparecer a tartaruga é para encostar. Não dará para muito mais.
O mk1 para quando a célula mais baixa cegar aos 3v e o mk2 ligeiramente menos.
O mk1 para quando a célula mais baixa cegar aos 3v e o mk2 ligeiramente menos.
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=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
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Re: Gestão da autonomia
Desculpem insistir, mas há um ponto em que continuo baralhado. Completei agora 98 km de andamento em cidade, com algum sobe e desce por vezes acentuado, uma ou outra aceleração mais forte, enfim, o correspondente a uma cidade com orografia irregular e a experimentação natural numa máquina nova. O aviso de bateria fraca surgiu por volta dos 96 km indicando o spy ainda um pouco mais de 20% de SOC.
Mas o aspecto que me baralha é que neste percurso (fiz reset antes) o consumo médio indicado no CB é de 0,14 kWh por km. Sendo assim, devroa ter gasto 14 kWh no meu percurso de cerca de 100 km, e deveriam ainda restar uns 8 kWh úteis por gastar. Manifestamente não é o que acontece...
Alguém tem alguma explicação para este paradoxo? A carga utilizável é bem menor que 22 kWh ou é o CB que dá estimativas de consumo médio erradas?
Mas o aspecto que me baralha é que neste percurso (fiz reset antes) o consumo médio indicado no CB é de 0,14 kWh por km. Sendo assim, devroa ter gasto 14 kWh no meu percurso de cerca de 100 km, e deveriam ainda restar uns 8 kWh úteis por gastar. Manifestamente não é o que acontece...
Alguém tem alguma explicação para este paradoxo? A carga utilizável é bem menor que 22 kWh ou é o CB que dá estimativas de consumo médio erradas?
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Re: Gestão da autonomia
Podem ser várias coisas...
Para começar a estimativa do CB não é de fiar. Além disso, é provável que o carro esteja a substimar a capacidade restante quando apareceu o aviso de bateria fraca. Teoricamente a capacidade restante com o aviso de bateria fraca seria de 4kW.h, mas como o cromero já viu pode ser bem mais. No caso dele talvez 6kW.h.
Qual é a capacidade, em Ahr, que o LS indica?
Para começar a estimativa do CB não é de fiar. Além disso, é provável que o carro esteja a substimar a capacidade restante quando apareceu o aviso de bateria fraca. Teoricamente a capacidade restante com o aviso de bateria fraca seria de 4kW.h, mas como o cromero já viu pode ser bem mais. No caso dele talvez 6kW.h.
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Re: Gestão da autonomia
Sem dúvida que só dá para fiar no leaf spy, o carro é muito mau, especialmente a subir ou a andar mais depressa. Na grande viagem que fiz, foram várias as vezes que me começou a dizer que não ía chegar ao destino, e depois chegava com 40% de bateria à mesma velocidade.
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Re: Gestão da autonomia
Eu já deixei de ligar à autonomia reportada pelo Leaf. Sobe e desce com uma velocidade incrível, está permanentemente em actualização e, portanto, não tem qualquer interesse como informação de autonomia real. Mesmo sem LS, é muito mais fiável olhar para a percentagem da bateria.
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Re: Gestão da autonomia
A capacidade está nos 58 Ahr o que penso será bom.mjr Escreveu:Podem ser várias coisas...
Para começar a estimativa do CB não é de fiar. Além disso, é provável que o carro esteja a substimar a capacidade restante quando apareceu o aviso de bateria fraca. Teoricamente a capacidade restante com o aviso de bateria fraca seria de 4kW.h, mas como o cromero já viu pode ser bem mais. No caso dele talvez 6kW.h.
Qual é a capacidade, em Ahr, que o LS indica?
Se o aviso surgiu com 4 kWh restantes, então o consumo dos percursos efectudos seria de ca. 0,18 kWh por km, e não os 0,14 kWh por km reportados pelo CB. Ou então o aviso apareceu com mais de 4 kWh...
Logo que tenha o leaf Spy pro activo devo conseguir tirar as dúvidas.