diário de bordo - prgc

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
dmorgado
Proprietário Leaf
Registado: 19 set 2014, 17:42
Data de fabrico: 01 jan 2017
Capacidade bateria: 81 Ah

Re: diário de bordo - prgc

Mensagem por dmorgado » 15 nov 2014, 03:08

Malm Escreveu:
prgc Escreveu:
Malm Escreveu:Evita os carregamentos rápidos. Nunca faças dois carregamentos rápidos seguidos.
Mantém o carro fresco, dentro do possível e razoável, e não estou a falar do interior do carro.
E, palpite meu, andar devagar a velocidades constantes também deve ajudar à longevidade das mesmas. Conduzir em cidades ou em autoestradas deve degradar mais as baterias do que andar em nacionais a velocidades baixas e constantes, mesmo para o mesmo número de ciclos (isto é apenas um palpite, há aqui no fórum quem perceba muito mais que eu disto).
Já o meu avô dizia: "olha pró qu'eu digo, e não olhes pró qu'eu faço rapaz!!!" :lol: :lol: :lol:

Mas a verdade é que as tuas/vossas aventuras são "A NATA"!!! :D
Procurarei seguir "dentro do possível e razoável" os conselhos dos que vieram primeiro que eu :D
Atenção que os conselhos que eu dei aplicam-se a um Leaf. Na verdade, eu utilizo os PCR sem receio e faço dois carregamentos de seguida porque tenho um i-MiEV, que faz o arrefecimento das baterias durante o carregamento. Se tivesse um Leaf, de verão evitaria ao máximo fazer carregamentos rápidos.
Olá boas

Na tua opinião haverá maior degradacao da bateria carregando a 16A ou mesmo 32A em vez de 10A?

prgc
Proprietário Leaf
Registado: 27 mai 2013, 14:54
Data de fabrico: 02 ago 2013
Capacidade bateria: 57AHr - 12 barras

Mensagem por prgc » 15 nov 2014, 17:46

Um dos fatores de degradação é a temperatura, sendo que o efeito é mais nocivo com temperaturas acima dos 30ºC.
Nas baterias, a temperatura sobe quando entram ou saem eletrões. Ou seja, quando o carro anda, ou quando está a carregar (abastecer). Quanto maior for o fluxo de energia a entrar, ou a sair, maior será o efeito de aquecimento. Isto é, se andares depressa ele irá puxar mais energia das baterias, e assim aquecer. Por outro lado, se carregar a 32A irá aquecer mais do que se for um carregamento a 16A. E se carregar a 10A irá aquecer menos do que estes dois últimos.
A diferença de temperaturas parece que não é preocupante, no entanto, a situação que prejudica menos é o carregamento com menor amperagem.

As condições que eu tenho em casa só me permitem carregar a 10A. Mas já houve situações em que, se pudesse, teria carregado mais depressa. (Quando o RJSC terminar o projeto de EVSEs talvez consiga melhorar a questão do carregamento 8-) )

Apesar de tudo isto, há uma questão...
Durante o verão de 2013 não tive grandes cuidados em relação às temperaturas. Esse cuidados melhoraram quando comprei o LeafSpy, e quando o debate aqui no fórum levou a essa conclusão.

Fiz o teste da tomada com 30000Km, e um ano e 3 meses depois de o adquirir e ele carregou 24.5Kw da tomada, como está registado atrás.
Chego à conclusão que a degradação não será muito acentuada.
Leaf a silvar desde Agosto 2013 - 83000km em 8/8/16

prgc
Proprietário Leaf

Mensagem por prgc » 12 dez 2014, 12:16

Tenho que fazer uma viagem até ao Crato, próximo de Portalegre, e seria interessante levar o leaf. Não só pela poupança, mas também pelo desafio que seria em fazer uma viagem para além da autonomia do carro.
Dos percursos que estive a ver, o que me parece melhor, é ir de T. Vedras até Aveiras para carregar no PCR da área de serviço, depois seguir até Santarém, para almoçar e ao mesmo tempo dava mais um pouco de carga no carro e daí seguir até ao Crato, que é um percurso de 128Km e este parece-me relativamente confortável de fazer.
É que o percurso por Vila Franca/Coruche/Montargil não tem pontos de carga que me permitam fazer um carregamento a meio do caminho, e além disso, com o EVSE de 10A seria bastante demorado.
Nestes casos, o EVSE de 16A já tem alguma vantagem... :roll: Tenho que pensar em desembolsar uns euros para outro EVSE...

Qual é a vossa sugestão? :D

dgalv
Proprietário Leaf
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019

Mensagem por dgalv » 12 dez 2014, 12:53

prgc Escreveu:Tenho que fazer uma viagem até ao Crato, próximo de Portalegre, e seria interessante levar o leaf. Não só pela poupança, mas também pelo desafio que seria em fazer uma viagem para além da autonomia do carro.
Dos percursos que estive a ver, o que me parece melhor, é ir de T. Vedras até Aveiras para carregar no PCR da área de serviço, depois seguir até Santarém, para almoçar e ao mesmo tempo dava mais um pouco de carga no carro e daí seguir até ao Crato, que é um percurso de 128Km e este parece-me relativamente confortável de fazer.
É que o percurso por Vila Franca/Coruche/Montargil não tem pontos de carga que me permitam fazer um carregamento a meio do caminho, e além disso, com o EVSE de 10A seria bastante demorado.
Nestes casos, o EVSE de 16A já tem alguma vantagem... :roll: Tenho que pensar em desembolsar uns euros para outro EVSE...

Sugiro:

Torres Vedras - Aveiras - Montijo (fórum montijo) - Évora - Crato.

Possibilidade de carregar em todos estes locais. Em Évora posso emprestar o EVSE de 16A ou a Menekkes
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 12 dez 2014, 14:50

Tenho a mesma opinião que o dgalv relativamente ao percurso, mas no fórum montijo é uma tomada vulgar, segundo tenho lido por aqui, por isso com o evse de 10A é só um choquezinho.

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 12 dez 2014, 15:11

Fil Escreveu:Tenho a mesma opinião que o dgalv relativamente ao percurso, mas no fórum montijo é uma tomada vulgar, segundo tenho lido por aqui, por isso com o evse de 10A é só um choquezinho.
SIm, é uma tomada vulgar, convém ter o de 16A...numa hora e meia costumo por à volta de 5 a 5,5kw a 16A.

Filipe
Proprietário Leaf
Registado: 19 fev 2011, 03:51
Data de fabrico: 09 mai 2011
Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras

Mensagem por Filipe » 12 dez 2014, 19:43

prgc Escreveu:Tenho que fazer uma viagem até ao Crato, próximo de Portalegre, e seria interessante levar o leaf. Não só pela poupança, mas também pelo desafio que seria em fazer uma viagem para além da autonomia do carro.

Nas viagens que faço à terra da Patroa, encho em Aveiras o que posso, isto é, religo a ficha até ter 92% ( é o máximo que consigo ), depois em Santarém reponho o máximo no W-Shoping ( 16 Amp. ) e sigo parando nos
Bombeiros Voluntários do Gavião onde carrego a 16 Amp. o necessário para chegar a Tolosa terra da Patroa que fica quase à mesma distância que o Crato, o que me leva perto de 8 horas actualmente :evil:
razão pela qual vou mudar as pilhas da máquina logo que possível. ( já estou a tratar do assunto, logo que tenha novidades comunico ).
Na Nissan, disseram-me hoje que vai haver novidades na mobilidade eléctrica brevemente ( esperemos que sim :) )
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019

Fil
Proprietário Leaf
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Mensagem por Fil » 12 dez 2014, 21:26

Ficamos a aguardar Filipe, de facto 8 horas é tempo a mais para a viagem em causa, deixa de fazer sentido fazê-la dessa forma, compreendo-o perfeitamente.

dgalv
Proprietário Leaf

Mensagem por dgalv » 13 dez 2014, 23:03

Aguardemos as novidades. Esperando que sejam boas!

prgc
Proprietário Leaf

Mensagem por prgc » 28 dez 2014, 13:44

No passado dia 22 DEZ fui fazer um concerto no teatro São Luiz, em Lisboa. Mesmo à porta do teatro tem um posto Mobie, que eu já tinha utilizado umas semanas antes.
Quando termino o concerto, por volta das 23H, chego ao carro e o cabo está preso. Nada de sobressaltos, porque já tinha acontecido noutros postos, e já sabia como resolver a situação. A questão é que quando passava o cartão ele não reconhecia como se eu não tivesse estado a carregar e não mostrava a opção de "desligar". Mesmo quando tentei carregar novamente, ao chegar à opção de selecionar o posto ele dizia "Posto Indisponível" :? Já estava a ponderar ir embora e ativar o seguro, para tentar outro cabo menekes por vandalismo...
Liguei para o número da Mobie, mas parece que não existe esse número; procurei o contacto da EFACEC, mas atendeu-me um segurança da empresa no Porto; Liguei então para a EDP, consegui que fosse lá um piquete da CME (presta serviço à EDP). Os senhores acederam aos disjuntores e cortaram a corrente, na esperança que a ficha desbloqueasse o cabo, mas não reagiu. Ele fez uma chamada para a central e sugeriram-lhe que arrombasse a fechadura que se encontra na traseira do posto que tem as fichas (CEE/menekes). Foi o que fez, e lá se consegui desprender o cabo. Cheguei a casa às 2h da manhã, mas com o cabo... ;)

O episódio foi insólito, mas mais inesperado foi o contacto que me fizeram no dia 26, estava eu em Melgaço. Um senhor da EDP, no serviço ligado à mobilidade elétrica que me falou do que tinha sucedido. Disse-me que já conheciam aquele posto especificamente, e têm conhecimento de outros casos de necessidade de assistência. E se tivesse sido durante o dia, conseguiriam resolver a questão remotamente, porque a EDP está a dar assistência aos postos Mobie. Mas por ainda ser projeto piloto, há ainda muitas lacunas, mas estão cientes disso. Aproveitei para lhe perguntar se o pagamento dos postos estaria para breve, ele respondeu que a cobrança ainda está demorada. Ele disse que está convencido que durante o próximo ano irá haver desenvolvimento em relação à mobilidade elétrica, no que diz respeito a infra-estruturas e assistência.

Apesar de tudo, foi reconfortante aquele telefonema. Faz acreditar que as coisas irão melhorar apesar de ser um caminho longo e duro :)

Se precisarem de assistência nos postos Mobie, liguem para a EDP! :D

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”