
No dia em que comemorei 3 anos e quase 28.000 km em 2 rodas elétricas, tomei a decisão de partilhar os eletrões, mas para 4 rodas.
Troquei 2 carros a combustão diesel por um PHEV familiar. Assim serve todos os cenários até que a tecnologia permita mais...

A história...
Tudo começou num passeio convívio de 2 rodas elétricas ao Cabo da Roca que acabou num almoço em família em Colares, onde no mobi.e local estava um PHEV a carregar. Giro por sinal, despertou o interesse de que afinal havia elétricos familiares que poderiam servir os objetivos em causa: família de 5, muita carga e autonomias para todos os gostos.
Alguns destas premissas ainda caiem por terra em alguns (senão todos) dos elétricos disponíveis no mercado, e os quais testei todos (excepto o Tesla Model S!). Os tempos de carga e autonomias servem para a cidade mas são pouco compatíveis com viagens familiares com 3 filhos menores.
A tecnologia...
Ao PHEV já o tinha testado uns 7 meses atrás: https://www.youtube.com/watch?v=mc424y0lC1A
e achei tecnológicamente bem conseguido, pois um híbrido só faz sentido quando se pode colocar em carga externa e usar em modo elétrico puro, com uma autonomia razoavél para um cenário de utilização diária.
O sistema assenta em dois motores elétricos com 82 CV em cada eixo com 137 Nm de binário (frente) e 195 Nm (atrás), um pack de baterias de 12kW e um motor a gasolina com 2.0 litros de cilindrada com 121 CV e 190 Nm de binário que carrega o pack e auxilía o eixo da frente em caso de necessidade (acima de 120km/h ou na ausência de carga).
Tem três modos de funcionamento:
- Híbrido: funciona com gestão eletrónica destacando o motor CI ou o motor elétrico consoante as necessidades;
- Híbrido paralelo: prioridade ao motor CI com preservação da carga da bateria, recorrendo aos motores elétricos se houver necessidade;
- ZEV: com bateria carregada, usa apenas os motores elétricos.
Tem ainda as funções de:
- Save: para guardar a carga das baterias para usar depois (numa subida ou no trânsito da cidade);
- Charge: usa o motor CI para carregar as baterias (em andamento ou mesmo parado), até 80% em 1h (dizem usar um total 7 litros de gasolina, dispenso para já, mas pode ser útil).
A decisão...
A decisão não foi trivial, por um lado tinha 2 carros a combustão, sendo que um deles queria mesmo trocar (VW Polo 1.4 TDI, 13 anos) e o outro mais familiar, nem por isso! (S-Max Titanium S 2.2 TDCI, 3 anos), por outro estavam a desvalorizar-se cada vez mais... e a consumir combustível (que começa a ser contra os meus princípios).
E assim foi, saem 2 CI's e entra um PHEV nas nossas vidas



Foi comprado na Univex em Lisboa, pois foi quem me valorizou mais a retoma dos 2 carros.
Era veículo da administração com 1 mês e 950km.
Os detalhes...
Mitsubishi Outlander PHEV INSTYLE NAVI+
- 50km de autonomia em modo elétrico
- 770km de autonomia a gasolina
- 1,9 litros/100km de consumo combinado (...duvido!)
- Tração elétricas às 4 rodas (4WD)
- Sistema de Mitigação de Colisão Frontal (FCM)
- Programador de Velocidade Adaptativo (ACC)
- Sistema de Alerta de Desvio de Faixa (LDW)
- Sistema de navegação (MMCS)
- Sistema de audio premium Rockford Fosgate 710W
- Acesso remoto Wifi (estado de carga, controle da climatização, agendamento/temporização da carga e configurações)
- Carregador EVSE de 10A portátil
- Ficha J1772 (carga lenta) e CHAdeMO (carga rápida)
- Teto de abrir
- Bancos pele preta (trocados, por eram bege)
- Bagageira de 463 litros
- Cor cinzento titanium
Extras:
- Proteções todo-o-terreno (por instalar ainda) e sensores de parqueamento traseiros e frontais
Link:
http://www.mitsubishi-motors.pt/outlander-phev/

Após a decisão, iniciou-se o processo dos...

Acessórios...

- Cabo Tipo 1 / Tipo 2 (J1772 para Menekkes/62196-2): http://goo.gl/yJrXgh
- Adaptador Cee 3X16 / Shucko 2P+T: http://goo.gl/D2k72L (obrigado zointz)

- Extensão de rolo 15m 16A (Leroy Merlin)
- Cadeados para as fichas J1772
...e uma prática:
- Wallbox MCBW EASY de 16A da MagnumCap (produto nacional de qualidade) com tomada tipo 1, contador de kW total, temporizador e seletor de 3 modos de carga: 6, 10 e 16A.

Configurações e instalações...
Iniciei logo as atualizações de firmwares do carro para testar o acesso remoto, embora esta interface seja um pouco limitativa e somente dentro do alcance wireless do AP.
Um acesso de dados GPRS seria mais útil, mas é algo a investigar



E a base de carga local, com schuko para a mota e EVSE tipo 1 para o carro (depois posso detalhar a instalação e componentes).


Por ai, em modo elétrico...
Em 10 dias já fiz quase 400km e sempre em modo elétrico

E 80% dos percursos vão ser assim.
Claro que para viagens grandes, vou entrar em modo DEBUG e calcular todos os gastos e consumos.





(na companhia do Rui 'megas')
Ainda faltam algumas alterações que com o tempo ainda vou fazer, mas isso serão as histórias dos próximos capítulos

Espero ter tomado a decisão certa, para o momento atual...
... até que um dia possamos ter mobildade (quase) auto-suficiente e dispensar os combustíveis fosseis por completo!