Gostei desta de abanar o gajo!!!!ogadiv Escreveu:Para mudar o modo de carga, depois de o ligar à corrente tenho 1 minuto para abanar o "gajo", após isso só desligando da tomada e voltar a ligar.

Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
- dmorgado
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 set 2014, 17:42
- Data de fabrico: 01 jan 2017
- Capacidade bateria: 81 Ah
Re: Diário de Bordo Bordeaux - ogadiv
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
A abastecer em Vila-Real, com chamada da policia por ocupação indevida por ci's, fui carregando em cima do passeio. Tomou nota das matrículas, diz que ia enviar multa, entretanto chega um dos condutores, tenho a sensação que não o iria multar. enfim ... O polícia tb me disse que estava outro a carregar no centro.
Próxima paragem ... Bragança ...
Próxima paragem ... Bragança ...
Essa viagem é grandinha, depois diga-nos como correu. Boa viagem e não lhes perdoe;)
-
- Proprietário Leaf
Não se trata de viagem grande, pois já fiz 160 km. o problema é que é sempre em auto-estrada, e o pé não facilita.
Chegada a Bragança, já bem na "reserva", os últimos km. foram feitos a 50 km./h. chegada ao posto de abastecimento com 12% de SOC,ufa ... como disse, em auto-estrada nunca tinha feito tantos km. seguidos, fiz média de cerca de 70 km/h.
à chegada ao posto, estava lá um ZOE a abastecer também, em cima do passeio, por acaso, eu encontrei um lugar livre. Depois encontrei num outro posto um i3, estive à conversa e os carros são de uma empresa que faz a gestão dos postos mobi.e, não são efacec, que são quem fazem as reparações, mas são de uma empresa sub-contratada pela mobi.e que fazem a gestão dos postos e monitorizam, pelo menos foi o que eles me disseram numa longa conversa que tivemos. Eles estavam optimista, diziam que parece que com a fiscalidade verde, vêm aí boas notícias, vamos ver se não é mais "promessas". Também andaram por vila-real. Foi interessante a conversa, nunca tinha visto nenhum técnico nos postos.
Chegada a Bragança, já bem na "reserva", os últimos km. foram feitos a 50 km./h. chegada ao posto de abastecimento com 12% de SOC,ufa ... como disse, em auto-estrada nunca tinha feito tantos km. seguidos, fiz média de cerca de 70 km/h.
à chegada ao posto, estava lá um ZOE a abastecer também, em cima do passeio, por acaso, eu encontrei um lugar livre. Depois encontrei num outro posto um i3, estive à conversa e os carros são de uma empresa que faz a gestão dos postos mobi.e, não são efacec, que são quem fazem as reparações, mas são de uma empresa sub-contratada pela mobi.e que fazem a gestão dos postos e monitorizam, pelo menos foi o que eles me disseram numa longa conversa que tivemos. Eles estavam optimista, diziam que parece que com a fiscalidade verde, vêm aí boas notícias, vamos ver se não é mais "promessas". Também andaram por vila-real. Foi interessante a conversa, nunca tinha visto nenhum técnico nos postos.
A estrada da nacional é má? Fez a auto estrada toda a que velocidade? Cruise control? 160 kms seguidos em auto estrada é bastante.
-
- Proprietário Leaf
Não, os 160km. que fiz foi pena nacional. Como disse pela primeira vez fiz tantos km. em autoestrada, cerca de 110 km. e o consumo nota-se bem. Fiz média à volta dos 70 km/h depois coloco o registo do sportstracker.
-
- Proprietário Leaf
Hoje foi dia de regresso de Bragança, mas antes de colocar aqui alguns registos da viagem, vou descrever mais uma aventura com o carro.
Chegada a casa em modo tartaruga
quando no LeafSpy ainda indicava 13% de SOC, eu ia baseando-me sempre no SOC, como já uma vez fiquei apeado, e outra cheguei em modo de tartaruga com cerca de 3% de SOC, disse, toca a acelerar que ainda tenho "carga", quando para meu espanto aparece a dita cuja, lá me caíram os "t ..." estava a cerca de 3/4 km de casa. encostado à berma, a uma velocidade nunca superior a 15 km/h. lá cheguei a casa
E eu que tinha gabado o LeafSpy no dia anterior, eis que ... já vi que a % de SOC
... toca a olhar agora para a tensão das células. Ficam as imagens do sucedido, não deve ser pelo frio que a % está enganada, já que as bateriais não estavam assim tão frias.

Chegada a casa em modo tartaruga

Eu olho mais para os kWh.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Volto a repetir: Nestes estados de carga tão baixos, olhem mas é para a tensão das células.Fil Escreveu:Eu olho mais para os kWh.
Os kw também podem falhar. Ainda quando descarreguei a e-NV200, se ela não recalculasse os kw, acabaria a viagem com kw negativos...
Já sabemos que os mk1 param com a tensão da célula mais baixa nos 3,0v e os mk2 nos 2,7???... E não se esqueçam que dos 3,7v ou 3,6v para baixo a tensão cai a pique...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
=> Aquecimento central a Pelets
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
E agora já não há delculpa para não ver a tensão do pack, pois no ecrã principal do LS Pro já dá para ver a tensão total do pack. Assumindo que está moderadamente equilibrado, a zona de perigo começa nos 340-350V.
Mas é curioso ver como ele vai corrigindo a energia disponível para a realidade das tensões nas células, mas parece que isso não se aplica ao SOC.
Mas é curioso ver como ele vai corrigindo a energia disponível para a realidade das tensões nas células, mas parece que isso não se aplica ao SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt