
EVSE MK2
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Re: EVSE MK2
Além disso tenho também "em estudo" o custo para uma unidade fixa numa garagem que regule a corrente conforme o consumo da casa.
Por exemplo, temos 30A de potência contratada e o carro está a carregar com 28A mas de repente liga a resistência para aquecer a água na máquina de lavar roupa que consome 10A, então o EVSE tem que passar para 18A e assim que a máquina parar o aquecimento voltar a 28A.
Isto permite despachar carregamentos em vez de regular o EVSE para se adequar ao consumo de pico das máquinas (no exemplo regular a 18A em permanência).
Por exemplo, temos 30A de potência contratada e o carro está a carregar com 28A mas de repente liga a resistência para aquecer a água na máquina de lavar roupa que consome 10A, então o EVSE tem que passar para 18A e assim que a máquina parar o aquecimento voltar a 28A.
Isto permite despachar carregamentos em vez de regular o EVSE para se adequar ao consumo de pico das máquinas (no exemplo regular a 18A em permanência).
- Filipe
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Re: EVSE MK2
Obrigado RJSC, sempre a bombar, ESPECTA, tenta despachar essa disponibilização ASAP.RJSC Escreveu:Além disso tenho também "em estudo" o custo para uma unidade fixa numa garagem que regule a corrente conforme o consumo da casa.
Por exemplo, temos 30A de potência contratada e o carro está a carregar com 28A mas de repente liga a resistência para aquecer a água na máquina de lavar roupa que consome 10A, então o EVSE tem que passar para 18A e assim que a máquina parar o aquecimento voltar a 28A.
Isto permite despachar carregamentos em vez de regular o EVSE para se adequar ao consumo de pico das máquinas (no exemplo regular a 18A em permanência).

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
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Re: EVSE MK2
O que o RJSC diz faz todo o sentido, mas eu não iria tão longe. Acho que os sistemas demasiado inteligentes às vezes podem virar-se contra nós 
Eu tenho a sorte de "sofrer" com este problema, e depois de descobrir por acaso que consigo, com 25A contratados à EDP, carregar o meu carro a 6600W e ainda ligar algumas luzes e a máquina do café não vou aumentar a potencia tão cedo.
Às vezes quando preciso de dar uma carga mais rápida de dia tenho que escolher previamente a potencia de carga no meu EVSE, normalmente 20A, mas depois de estar em casa, por várias vezes verifico que até podia alterar a potencia para mais mas acaba por ser um bocado incómodo, se juntarmos a incerteza de ter que voltar a baixar.
Eu idealizaria um moulo ethernet ou wifi acopoloado ao EVSE e criar uma pagina HTML muito simples onde se pode alterar a corrente de carga na hora. O utilizador apenas necessita de um browser de internet para chegar ao sistema e mudar a carga.
Não é preciso RF/infravrmelhos, nada. 1 botão e um LED RGB no EVSE e integração com ethernet é suficiente para tudo. Qualquer sistema a montante que traga inteligência, como um medidor de corrente geral da casa, pode perfeitamente ser criado para aceder ao EVSE e interagir com se uma pessoa num browser de internet se tratasse. Acesso remoto seria igualmente facil de implmentar, quer do lado do EVSE como por exemplo uma garagem alugada noutro predio, quer do lado do dono do carro que podia aceder ao evse a partir da internet.
O OpenEVSE tem praticamente tudo feito, só falta customizar a pagina HTML para o que se quer fazer. Eu para fazer isto teria que reconstruir novamente o meu EVSE interminável e não tenho coragem de desfazer tanto trabalhinho neste momento. Daqui a uns meses...

Eu tenho a sorte de "sofrer" com este problema, e depois de descobrir por acaso que consigo, com 25A contratados à EDP, carregar o meu carro a 6600W e ainda ligar algumas luzes e a máquina do café não vou aumentar a potencia tão cedo.
Às vezes quando preciso de dar uma carga mais rápida de dia tenho que escolher previamente a potencia de carga no meu EVSE, normalmente 20A, mas depois de estar em casa, por várias vezes verifico que até podia alterar a potencia para mais mas acaba por ser um bocado incómodo, se juntarmos a incerteza de ter que voltar a baixar.
Eu idealizaria um moulo ethernet ou wifi acopoloado ao EVSE e criar uma pagina HTML muito simples onde se pode alterar a corrente de carga na hora. O utilizador apenas necessita de um browser de internet para chegar ao sistema e mudar a carga.
Não é preciso RF/infravrmelhos, nada. 1 botão e um LED RGB no EVSE e integração com ethernet é suficiente para tudo. Qualquer sistema a montante que traga inteligência, como um medidor de corrente geral da casa, pode perfeitamente ser criado para aceder ao EVSE e interagir com se uma pessoa num browser de internet se tratasse. Acesso remoto seria igualmente facil de implmentar, quer do lado do EVSE como por exemplo uma garagem alugada noutro predio, quer do lado do dono do carro que podia aceder ao evse a partir da internet.
O OpenEVSE tem praticamente tudo feito, só falta customizar a pagina HTML para o que se quer fazer. Eu para fazer isto teria que reconstruir novamente o meu EVSE interminável e não tenho coragem de desfazer tanto trabalhinho neste momento. Daqui a uns meses...

- mjr
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Re: EVSE MK2
É normal ter mais corrente disponível que a contratada. No seu caso os 25A são o mínimo absoluto nas condições mais desfavoráveis de temperatura do disjuntor. É bem sabido por muitos industriais que arrefecer o disjuntor de limitação de potência permite aumentar substancialmente a corrente de disparo do mesmo. Poderá ser esse o caso, até porque estamos no Inverno.
Seja como for, um sistema inteligente pode ser programável e dar alguma folga extra de corrente.
Concordo que ter uma ligação Ethernet é muito útil, eu gosto de poder monitorizar e controlar à distância.
Seja como for, um sistema inteligente pode ser programável e dar alguma folga extra de corrente.
Concordo que ter uma ligação Ethernet é muito útil, eu gosto de poder monitorizar e controlar à distância.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: EVSE MK2
OK faz sentido, nunca pensei que a tolerancia fosse tanta. Também moro a 300m de uma subestação, e a tensão em carga é muito estável.
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Re: EVSE MK2
Eu já ouvi falar nisso mas usam alguma bomba de calor? É que uma ventoinha a soprar em cima do invólucro fechado de plástico não faz nada.mjr Escreveu:É bem sabido por muitos industriais que arrefecer o disjuntor de limitação de potência permite aumentar substancialmente a corrente de disparo do mesmo. Poderá ser esse o caso, até porque estamos no Inverno.
O meu de casa quando cai não consigo sentir calor nenhum em especial no plástico a toda a volta.
- mjr
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Re: EVSE MK2
Por isso é que eles são grandes e com ar no interior para minimizar esse efeito. Tem mesmo de ser ar frio, tipo com um AC portátil.
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Re: EVSE MK2
Epa as coisas que se aprendem por aqui. Nem sei se é melhor arrefecer as baterias se o disjuntor da EDP 

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Re: EVSE MK2
Será que dá para usar um EVSE destes para carregar um Leaf? A ficha de saída é Mennekes fêmea será que dá para encaixar a nossa Mennekes(Macho)<->J1772?
http://www.sialsolhome.com/cargadores-c ... -portatil2
Lembro-me de ter ligado um EVSE(10A) do BMW i3 ao cabo mennekes do leaf, mas na altura não testei se carregava, apenas verifiquei que se encaixavam.
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Lembro-me de ter ligado um EVSE(10A) do BMW i3 ao cabo mennekes do leaf, mas na altura não testei se carregava, apenas verifiquei que se encaixavam.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
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Re: EVSE MK2
Não consigo ver o link, mas se for um EVSE com tomada Mennekes não vejo porque não dê com o Leaf. Os Mobi.e são assim.
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