Só agora consegui vir aqui fazer um update da situação....
Expus todos os temas aqui tratados e o Sr da recepção foi chamar o mecanico (ou electrecista nem sei bem como chamar a este pessoal agora

)
Parece que a parte da bateria de 12v era para justificar outro problema do carro mas não passaram bem a mensagem.... enfim. passo a explicar o problema: o nosso pedal de travão desde há ums meses largos que está mt duro e trava logo mt em cima. Numa revisão anterior, se bem me lembro, tinham trocado o oleo dos travoes. Segundo ele a bateria está ainda com a voltagem dentro dos limites mas a amperagem não, e que tal pode afectar o comportamento da gestão dos travões, que como sabemos tem ali aguma electronica etc a mistura.
Não dei autorização para trocar pois não me demosntraram que essa era a razão de qq um dos problemas que tinham falado.
Sobre o teste das baterias vinha com uma listagem da voltagem de cada celula, mas todas na ordem dos 3,8V-3,9V.
Eu mostrei o procedimento ao mecanico, e já o tinha enviado por email ao recepcionista durante o dia, e mostrei que logo no ponto 1 explica que o carro tem que ter um SOC baixo, 3,712. A resposta foi que ele fez outro teste e que só está autorizado a fazer certos testes no pack se a nissan assim lhe pedir, e que isso, normalmente, vem a seguir a uma desatisfação ou reclamação.
Eu respondi que gostava mt do carro coiso e tal, que até apreciava o esforço deles como concecionário pioneiro coiso e tal mas que, como ele pode ver o carro carregado a 100% estima uma autonomia de 108kms, e isto tendo andado devagar. E o pior é que desses 108 deve dar para fazer aí uns 80... e mais uma vez devagar... Ainda acrescentei alguns problemas que me tinha queixado em anteriores revisões e eles "não encontram nada" mas que nos EUA e no Porto alguns utilizadores de LEAFS vêm endereçados (barulho na suspensão qd está frio, vidros a fecharem mt lentamente, direcção mt fechada e consequentemente desgate mt irregular nos pneus).
Ele compreendeu, e ficou de me arranjar um carro de substituição para ver o que se passa durante uns 2-3 dias, qd tiver a autorização da Nissan para averiguar o que passa no pack...
Enfim, não estou nada esperançado mas talvez fique pelo menos com o tal teste feito e talvez de para perceber se tenho ali alguma celula mais fraca.
Entretanto à vinda para casa passou os 100 000kms.
Tambem vou passar a carregar a 100% para ver se padeço de um problema tipo o que o MJR desconfia que tem.
Deve ser um misto de degradação maior que o desejado + desequilibrio + inverno frio
e pronto, acho é só!