
Apresentação Luís Correia
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Apresentação Luís Correia
Olá a todos,
inscrevi-me neste fórum pois tenho planeado comprar um LEAF muito em breve.
Fui um dos primeiros Portugueses a fazer um Test-Drive quando o carro começou a ser comercializado (http://abertoatedemadrugada.com/2010/12 ... -leaf.html)
Os incentivos à compra de VE vieram e foram, voltando agora de novo.
Estou muito inclinado a comprar o mais básico de todos os LEAF, pois a história já me ensinou a olhar com desdem os "extras opcionais" que os fabricantes gostam de incluir para extorquir valores e mais valias inexistentes.
No entanto já li aqui que o Visia tem um aparelho de ar condicionado pouco eficiente e que por essa razão o Visia+ será superior.
Não preciso de navegação, pois sei desde já que vai ficar obsoleta face à oferta existente, no meu caso Google Maps em Android.
Também por ser utilizador de Android, o Carwings está completamente fora qe questão, dado que o fabricante escolhe excluir a esmagadora maioria de utilizadores de smartphones.
Vou continuar a ler o fórum para obter as respostas às minhas questões.
Para já, fico sem saber se para usar a rede Mobi-E tenho que comprar um cabo ou não,
Quando é que me vai custar carregar o carro na garagem com o cabo fornecido e ainda,
Na modalidade de aluguer de bateria falam também de "manutenção", que manutenção será esta?
Abraços!
Luis
inscrevi-me neste fórum pois tenho planeado comprar um LEAF muito em breve.
Fui um dos primeiros Portugueses a fazer um Test-Drive quando o carro começou a ser comercializado (http://abertoatedemadrugada.com/2010/12 ... -leaf.html)
Os incentivos à compra de VE vieram e foram, voltando agora de novo.
Estou muito inclinado a comprar o mais básico de todos os LEAF, pois a história já me ensinou a olhar com desdem os "extras opcionais" que os fabricantes gostam de incluir para extorquir valores e mais valias inexistentes.
No entanto já li aqui que o Visia tem um aparelho de ar condicionado pouco eficiente e que por essa razão o Visia+ será superior.
Não preciso de navegação, pois sei desde já que vai ficar obsoleta face à oferta existente, no meu caso Google Maps em Android.
Também por ser utilizador de Android, o Carwings está completamente fora qe questão, dado que o fabricante escolhe excluir a esmagadora maioria de utilizadores de smartphones.
Vou continuar a ler o fórum para obter as respostas às minhas questões.
Para já, fico sem saber se para usar a rede Mobi-E tenho que comprar um cabo ou não,
Quando é que me vai custar carregar o carro na garagem com o cabo fornecido e ainda,
Na modalidade de aluguer de bateria falam também de "manutenção", que manutenção será esta?
Abraços!
Luis
- pafi
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Re: Apresentação Luís Correia
Bem-vindo e esperemos que tudo corra bem.
Diria que, agora em pleno inverno, as deslocações de uma hora de viagem com o ac ligado tiram-me cerca de 2 ou 3 kWh, o que e' bastante. Dos leaf de 2ª geração não sei.
Diria também que carregar com 6.6kW de potencia permite carregar em metade do tempo. 5h passam a 2,5h. Acho que não e' de ignorar.
'A partida, a maior parte dos stands equipa os carros com o cabo mennekes (carga nos mobi.e) assim como o EVSE10A (carga nas tomadas normais). O custo da carga e' sempre o mesmo, 0,19€ por cada kWh consumido (se houver bi-horario, melhor). Em media, os carros consomem cerca de 15 a 17 kWh por cada 100km percorridos. Em termos gerais, cerca de 3€ por 100km.
Caso deseje, pode comprar um EVSE de 16A que adianta bastante a carga comparando com o de 10A.
Boas decisões!
Diria que, agora em pleno inverno, as deslocações de uma hora de viagem com o ac ligado tiram-me cerca de 2 ou 3 kWh, o que e' bastante. Dos leaf de 2ª geração não sei.
Diria também que carregar com 6.6kW de potencia permite carregar em metade do tempo. 5h passam a 2,5h. Acho que não e' de ignorar.
'A partida, a maior parte dos stands equipa os carros com o cabo mennekes (carga nos mobi.e) assim como o EVSE10A (carga nas tomadas normais). O custo da carga e' sempre o mesmo, 0,19€ por cada kWh consumido (se houver bi-horario, melhor). Em media, os carros consomem cerca de 15 a 17 kWh por cada 100km percorridos. Em termos gerais, cerca de 3€ por 100km.
Caso deseje, pode comprar um EVSE de 16A que adianta bastante a carga comparando com o de 10A.
Boas decisões!
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Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
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- mjr
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Re: Apresentação Luís Correia
Bem vindo Luís.
Além do que o pafi disse, a manutenção a que se referem deve ser ligar o carro ao scanner Consult III+ da Nissan para obter um relatório completamente inútil, mas que obriga a ir à marca para usufruir da garantia de 100k ou 5 anos da bateria.
Já há muito tempo que há aplicação Carwings para Android, além que há outras aplicações que fazem exatamente o mesmo. Eu próprio tenho outra no meu iPhone, pois a aplicação da Nissan por vezes não se consegue ligar ao servidor Europeu e a outra deve-se ligar a outro servidor (Americano?) que funciona (quase) sempre. Dá jeito...
Na minha opinião o AC reversível vale a diferença de preço pois facilmente pode significar mais 20-30km de autonomia no Inverno. Além que é muito mais rápido a aquecer o habitáculo.
Além do que o pafi disse, a manutenção a que se referem deve ser ligar o carro ao scanner Consult III+ da Nissan para obter um relatório completamente inútil, mas que obriga a ir à marca para usufruir da garantia de 100k ou 5 anos da bateria.
Já há muito tempo que há aplicação Carwings para Android, além que há outras aplicações que fazem exatamente o mesmo. Eu próprio tenho outra no meu iPhone, pois a aplicação da Nissan por vezes não se consegue ligar ao servidor Europeu e a outra deve-se ligar a outro servidor (Americano?) que funciona (quase) sempre. Dá jeito...
Na minha opinião o AC reversível vale a diferença de preço pois facilmente pode significar mais 20-30km de autonomia no Inverno. Além que é muito mais rápido a aquecer o habitáculo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Apresentação Luís Correia
Hummm ainda não me deste essa dica, traduz-me isso por miúdos por favor... Tenho que pedir algum extra para carregar a 6.6 kW? Ou basta ter uma instalação com esse débito?pafi Escreveu: Diria também que carregar com 6.6kW de potencia permite carregar em metade do tempo. 5h passam a 2,5h. Acho que não e' de ignorar.
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Re: Apresentação Luís Correia
Bem vindo!
Atenção que o ar condicionado do Visia+ é semelhante ao do Visia. Do Acenta para cima é que tens bomba de calor e torna-se mais eficiente.
Acho que não estou enganado no que estou a dizer, mas o pessoal mais experiente que confirme!
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- pafi
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Re: Apresentação Luís Correia
As nossas casas e maior das instalações elétricas estão preparadas para os 230V e 16A, o que da' os habituais 3500W de potencia mais coisa menos coisa. Ao fim de 1h de carregamento serão 3,5kWh de energia dentro do carro (daí as ~cinco horas para recuperar a carga para 100km de viagem).JAlvo Escreveu:Hummm ainda não me deste essa dica, traduz-me isso por miúdos por favor... Tenho que pedir algum extra para carregar a 6.6 kW? Ou basta ter uma instalação com esse débito?
Se a instalação permitir 32A em vez de 16A, então a potencia rondará os 6,6kW. Pessoalmente, nunca vi nenhuma tomada de 32A monofásica, mas ter uma casa com esse contrato de potencia e um carro que admita essa carga, parece-me muito bom.
Melhor, e falando 'a data de hoje, apenas os Zoe e Tesla podem rentabilizar uma instalação trifasica. Ai' sim, já com potências de carregamento muito interessantes de 11 ou 22kW.
Portanto, Leaf com carregador de 6,6kW. Sim, desde que se consiga rentabilizar com um ponto de carga adequado.
Última edição por pafi em 15 fev 2015, 19:21, editado 1 vez no total.
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Re: Apresentação Luís Correia
pafi, do que percebi se eu "kitar" a minha tomada da garagem para 32amp tenho que pedir o carregador de 6,6kw como extra certo?
Re: Apresentação Luís Correia
Bem vindo Luís!
Parece-me que já tem resposta às perguntas que fez, se tiver mais questões disponha, estamos cá para ajudar;)
Eu compraria o acenta, porque acho que vale os € a mais, especialmente pela autonomia extra.
Parece-me que já tem resposta às perguntas que fez, se tiver mais questões disponha, estamos cá para ajudar;)
Eu compraria o acenta, porque acho que vale os € a mais, especialmente pela autonomia extra.
- pafi
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Re: Apresentação Luís Correia
Concordo com o Fil.
O modo B trava e regenera mais que o habitual Eco. Aproxima-se - diz quem tem ou já experimentou - à chamada condução com apenas um pedal, devido à sua capacidade de travagem/regeneração.
Portanto, modo B e carregador de 6,6kW é algo que vem de série com o Acenta. A opção Visia ou Visia + não tem.
https://www.dropbox.com/s/0wyfkd6g8z0ph ... f.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/t2ohg3fciqv0l ... 2.JPG?dl=0
Quanto ao "...pedir 6,6kW como extra...", só mesmo do Acenta para cima é que esse carregador já vem de série.
O modo B trava e regenera mais que o habitual Eco. Aproxima-se - diz quem tem ou já experimentou - à chamada condução com apenas um pedal, devido à sua capacidade de travagem/regeneração.
Portanto, modo B e carregador de 6,6kW é algo que vem de série com o Acenta. A opção Visia ou Visia + não tem.
https://www.dropbox.com/s/0wyfkd6g8z0ph ... f.JPG?dl=0
https://www.dropbox.com/s/t2ohg3fciqv0l ... 2.JPG?dl=0
Também sou adepto desses "kitanços" e afins, se bem que não estou a ver como se faz isso sem ter um contrato que forneça essa potência em casa! Cuidado, que a eletricidade pica e derrete cabosJAlvo Escreveu:pafi, do que percebi se eu "kitar" a minha tomada da garagem para 32amp tenho que pedir o carregador de 6,6kw como extra certo?

Quanto ao "...pedir 6,6kW como extra...", só mesmo do Acenta para cima é que esse carregador já vem de série.
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Re: Apresentação Luís Correia
Olha como estou numa do Tekna, isso já vem de série, vê o tópico:
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=13&t=4277
http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=13&t=4277