Apresentação Luís Correia

Aqui podem e devem apresentar-se e dizer-nos porque estão interessados num VE.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por VETL » 15 fev 2015, 18:47

Que confusão vai para aqui.
Vamos esclarecer umas coisas:
Carregador - é um equipamento que vem dentro do carro e serve para transformar AC em DC e que mete a energia dentro da bateria.
EVSE - é um equipamento exterior ao carro e que serve para indicar ao carregador qual a potência que existe disponível cá fora para ele gerir no seu trabalho de carregar o pack.

A Nissan fornece o EVSE de 10A [cabo com tomada doméstica com "sabonete" (EVSE) agarrado].
Alguns concessionários oferecem ainda o cabo Mennekes para ligar na rede Mobi.e (Note-se que as tomadas mennekes dos postos públicos já lá têm dentro o EVSE e portanto é por isso que estes cabos não têm o habitual "sabonete").

Para carregar a 32A é necessário o carro ter carregador de 32A (óbvio) bem como um EVSE que permita dizer ao carro que tem essa potência cá fora para utilizar.
Há EVSE's de várias potências e alguns que permitem regular diversas potências.

Mas não confundam por favor EVSE com carregador.
Estejam alerta também ao facto dos comerciais nos concessionários não perceberem patavina disto e misturarem tudo.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por mjr » 15 fev 2015, 21:59

Não derrete porque o cabo também indica qual a corrente máxima que suporta ao carregador do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por mjr » 16 fev 2015, 23:10

Tem uma resistência específica no interruptor de proximidade para a terra.

resistance PP-PE 1500 Ω 680 Ω 220 Ω 100 Ω
current capacity 13 A 20 A 32 A 63 A
wire cross section 1,5 mm² 2,5 mm² 6 mm² 16 mm²

Está tudo aqui:

http://en.wikipedia.org/wiki/IEC_62196
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

luisfcorreia
Mensagens: 6
Registado: 12 fev 2015, 20:54
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por luisfcorreia » 17 fev 2015, 00:12

Ainda em relação ao aluguer da bateria face à compra, o que é que acontece ao fim dos 3 anos de aluguer da bateria?

Veem pedir-me a bateria que é deles ou renova-se o aluguer por mais, digamos, dois anos?

Para já o que consigo comparar para o modelo mais barato VISIA:
Aluguer = 19044 16200 + 2844 (78€ * 36 meses)
Compra = 22100

Fazendo as contas inversas, 22100-16200 = 5900€

Ora 5900€ são um pouco mais de 6 anos de aluguer da bateria, mais um do que consta na garantia.
Será que ao fazer aluguer prolongamos a garantia da bateria?

Deixo-vos com este pensamento.

[EDIT]

acho que já percebi o "truque", os 79€ são sem IVA.

Metendo o IVA na equação temos, a 5 anos (os tais da garantia da bateria), 79 * 1.23 * 60 =5830€

Mesmo assim, ao fim de 5 anos veem mesmo buscar a bateria de volta?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9926
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por mjr » 17 fev 2015, 00:24

Isso é porque os 78€ são para 12500kms anuais. É muito pouco. Ao fim de 5 anos só dá 62500km. Claro que assim demora mais tempo a "pagar" a bateria com o aluguer. Mas a verdade é que mesmo neste caso, ao fim de 6 anos a bateria está paga e irá continuar a pagar a mais para sempre. Para os 20 mil km/ano já são 102€/mês ou menos de 5 anos para "pagar" a bateria.

Com o aluguer a garantia da bateria é vitalícia. Mas é uma garantia de 70% da capacidade em nova... não é líquido que coloquem uma bateria nova. E como os contratos são por tempo certo, não há garantia que no fim de cada contrato a Nissan volte a alugar a bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

luisfcorreia
Mensagens: 6
Registado: 12 fev 2015, 20:54
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por luisfcorreia » 17 fev 2015, 00:32

Ok,
e se não voltarem a alugar a bateria...

vem tirar do carro ou obrigam-me a comprar outra?


(eu sei que são perguntas parvas...)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por Fil » 17 fev 2015, 00:38

Como a bateria é deles, podem fazer o que entenderem, por isso, podem pedir um valor escandaloso pela bateria. O contrato de aluguer leva na minha opinião, a muitas questões sem resposta, e isso geralmente é mau sinal, porque o cliente não fica salvaguardado, exemplo: passa o limite de klms do aluguer e paga ao klm, e não é pouco, é mais caro e não tem garantia extra. Não faz qualquer sentido nas minhas contas.

Manuelsilva
Mensagens: 32
Registado: 14 fev 2015, 01:16
Data de fabrico: 01 mai 1972
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Apresentação Luís Correia

Mensagem por Manuelsilva » 17 fev 2015, 19:34

Não disseram que ao fim de 4 anos pode rescindir o contrato sem penalização ?
O que quererá dizer isto de sem penalização ? Que ficamos com a bateria, que pode haver um ajuste e só se paga a diferença ?

Tenho um post de apresentação e tenho dúvidas parecidas sobre o aluguer da bateria. Já fui ao vendedor e ainda não tive acesso à minuta do contrato.

Cumprimentos
Manuel Silva

Responder

Voltar para “Apresentações”