Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Fórum de discussão sobre o BMW i3.
Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 19 fev 2015, 23:47

Sim é possível. Na configuração do carro pode por a carregar com o "sabonete" doméstico em três níveis. Máximo, reduzido e lento. Para além de poder defenir a Hora de início e fim de carregamento. Para ter uma ideia, carrego na óptica das 9:30 às 17:30 em modo máximo até aos 100%, em casa sempre que quero dar um "cheirinho" para no dia seguinte carregar tudo no posto publico, coloco no lento, e carrega apenas 20% no horário 22-8h (vazio). Mas na aplicação do smartphone avisa que fica pronto 4 dias depois... :shock:
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

JAlvo
Mensagens: 117
Registado: 12 fev 2015, 13:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por JAlvo » 19 fev 2015, 23:53

Hummm, fiquei um pouco baralhado...
Com a ligação normal da tomada normal de casa, com tudo ao máximo,"a bombar", se esgotar a bateria até +/- 20%, quanto tempo para ficar a 100%?
E já agora tem a "A Wallbox BMW i Pro, com uma potência de carregamento de até 7,4 kW, permite que o BMW i3 possa ser carregado em menos de três horas*." ou não vale a pena aumentar a potência de casa e comprar este carregador?

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 20 fev 2015, 00:18

Exemplo do carregamento diário na óptica ficha normal:
Modo "carregamento imediato"
Inicio 9:30h com 10%, modo "máximo"
Final 17:30 com 100%

Exemplo carregamento nocturno casa ficha normal:
Modo "carregamento horário" das 22h às 8h
Inicio 22h com 20% (ou menos) modo lento "
Final 8h com 40% (ou menos)

Ou seja no modo lento se não colocasse o "carregamento horario" terminaria passado 15h até aos 100%.

O iBMWbox é fantástico, mas desagradável no preço. Para já carrego na tomada normal de casa e da Óptica. Porque ainda aguardo o carregador de 32A da EDP pelo programa da mobi2energy.(daqui a nada faz 1 ano de espera)
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Fil » 20 fev 2015, 01:49

A quantos Amperes carrega em casa e na óptica ?

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 20 fev 2015, 02:01

Fil Escreveu:A quantos Amperes carrega em casa e na óptica ?
Isso agora... Só sei que tenho potência de 13,8kVA em casa e 10,35kVA na óptica, isso ajuda? À dias verifiquei que o "sabonete" marca 10A, será a máxima amperagem?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Fil » 20 fev 2015, 02:11

Ajuda a perceber que tem potência em casa e na óptica, que chegue e que sobre. Segundo percebo, o i3 carrega no máximo a 32A ou 7,4 kW, o que significa que pode ser carregado em muito menos tempo, do que aquilo que carrega agora. E o sabonete só carrega a 10A, que é muito lento. A diferença de 10A para 16A já é grande em carregamento (menor eficiência a 10A), para 32A é abismal. Se tivéssemos postos públicos a 32A ía ser como os leafs a carregar a 32A, cerca de 4h dos 0-100%. É uma grande diferença...

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 20 fev 2015, 02:26

Pela campanha da EDP vou colocar um carregador até 32A. Depois de testado, vou colocar um na óptica, pois tornasse mais útil no trabalho. Daí me inscrever no do colega aqui no fórum. Tanto em casa como na Óptica, tenho trifásico.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por Orlando » 20 fev 2015, 09:34

joaocfgoncalves Escreveu:
Fil Escreveu:A quantos Amperes carrega em casa e na óptica ?
Isso agora... Só sei que tenho potência de 13,8kVA em casa e 10,35kVA na óptica, isso ajuda? À dias verifiquei que o "sabonete" marca 10A, será a máxima amperagem?
Se o sabonete é só de 10a, esse é o limite, cerca de 2,3kw.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

JAlvo
Mensagens: 117
Registado: 12 fev 2015, 13:40
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por JAlvo » 20 fev 2015, 09:49

joaocfgoncalves Escreveu:Pela campanha da EDP vou colocar um carregador até 32A. Depois de testado, vou colocar um na óptica, pois tornasse mais útil no trabalho. Daí me inscrever no do colega aqui no fórum. Tanto em casa como na Óptica, tenho trifásico.
Então em termos de tempos de carga posso ficar descansado no meu caso pq já vi que tal como com o leaf posso carregar tudo p que preciso enquanto estou a dormir :D
Em caso de viagem longa tem adaptador para PCR?

Avatar do Utilizador
joaocfgoncalves
Proprietário i3
Mensagens: 909
Registado: 30 jan 2014, 01:48
Data de fabrico: 23 abr 2014
Capacidade bateria: 18.8 kWh

Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3

Mensagem por joaocfgoncalves » 20 fev 2015, 09:52

No carro tenho, é extra para já. Li que vão colocar como de série, haver vamos. No publico, infelizmente ainda não. Quando quiser, apareça no Porto e testa o meu.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro

Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “BMW i3”