Fiz hoje uma carga de 0% a 100% para medir a capacidade do pack.
Início com 320V, 5,1% de SOC:
Fim com 393,9V, 96,2% de SOC (acho que nunca vi tão alto!):
E a energia gasta foi 19,64kW.h. Comparando com a última carga de 0 a 100% em 2014-08-11 que foi de 19.55kW.h, consegui meter mais 0.09kW.h...
...
...
...
...wait a minute,
MAIS 0.09kW.h?? Mas, mas, e a barra a menos??
O segredo está no melhor equílibrio do pack. Em Agosto comecei a carga com 327V de tensão no pack, mas desta vez só tinha 320V, fruto de um melhor equílibro do pack. Como referência, para um pack completamente equilibrado por baixo a tensão total deve andar por volta dos 290V (todas as células perto dos 3V). Ainda há alguma margem, mas pouca. O meu objetivo é tentar descarregar as células 1 e 3 mais um pouco (estão claramente acima das outras no primeiro screenshot), mas não é fácil colocar a bateria num estado em que só essas células sejam descarregadas.
A bem da verdade em Agosto de 2014 entraram 19.55kW.h e depois mais 0,37kW.h numa segunda carga. Desta vez entraram 19,64kW.h mais 0,14kW.h na segunda carga. Isto dá 19,92kW.h em Agosto vs 19,78 hoje, ou seja menos 0,14kW.h. Mas é notável que 10k km depois e mais de 6 meses depois a capacidade útil esteja na mesma.
Agora que o pack está praticamente equilibrado já devo começar a notar a degradação na realidade, pois o efeito de recuperação de energia útil tende a desaparecer e a ser suplantado pela degradação da totalidade do pack.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE:
http://www.uve.pt