Este assunto é muito sério e para mim só me oferece fazer estes comentários:
1º - Cada um sabe da sua situação específica (verdade de La Palice

);
2º - Em princípio ninguém deveria levantar o seu carro sem que o preço espelhasse o incentivo do 5.000,00 €;
3º - A fazer-se um acordo com o concessionário esse nunca deverá ser mais do que o pagamento de metade do incentivo no valor final, ou seja 2.500,00 € por forma a dividir o "mal pelas aldeias" e assim no futuro quando da reembolso do incentivo dos 5.000,00 € se acordar a forma do cliente recuperar os seus 2.500,00 € "adiantados". Naturalmente esta situação terá necessariamente de ficar escrita para evitar futuros mal-entendidos;
4º - Face à boa vontade demonstrada pelo cliente no terceiro ponto, o concessionário oferece livre de encargos o cabo de carregamento de oportunidade (ou da avozinha) de 10 amperes

, como prova de agradecimento pelo desbloqueamento da situação (penso que é melhor vender os carros assim do que ficar com eles Ad Eternum, leia-se longo tempo).
É só uma opinião e vale o que vale...o que acham
PS: Já consegui a minha declaração da Segurança Social online válida por 4 meses

depois de ter estado 2 horas na SS de Évora para me dizerem que o meu pedido tinha de ser feito em Oeiras que é donde eu sou

.
Cumprimentos