
Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 449
- Registado: 06 mar 2012, 20:04
- Data de fabrico: 29 set 2014
- Capacidade bateria: 55ah
- Localização: Vagos
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Porque aproveitar a inércia do carro é mais eficiente que a regeneração e carga da bateria.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9929
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Aproveitar a inércia em descida só é mais eficiente quando queremos minimizar o tempo de viagem. Aliás a lógica é simples, se numa descida de 10km estivermos a regenerar carregamos a bateria, se estiver em N ela fica igual ao início (na verdade é descarregada, pois o inversor gasta energia para colocar o campo elétrico sincronizado com o motor). Para os mesmos 10km ficamos com mais energia na bateria quando regeneramos. Naturalmente que demora mais tempo se for a regenerar.
A energia cinética extra que teremos no fim da descida no caso de estarmos em N é completamente desprezável, no caso de descidas minimamente decentes. Em descidas curtas pode ser melhor, mas tenho sérias dúvidas.
Onde andar em N é melhor é por exemplo num semáforo, onde calmamente colocamos em N para ele parar sozinho ao chegar ao semáforo. Mas num VE é difícil acertar pois em plano ele anda muitos metros quando em N.
A energia cinética extra que teremos no fim da descida no caso de estarmos em N é completamente desprezável, no caso de descidas minimamente decentes. Em descidas curtas pode ser melhor, mas tenho sérias dúvidas.
Onde andar em N é melhor é por exemplo num semáforo, onde calmamente colocamos em N para ele parar sozinho ao chegar ao semáforo. Mas num VE é difícil acertar pois em plano ele anda muitos metros quando em N.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
No i3 em modo conforto ele pára em D, mas em ECO PRO ele pára até antes do semáforo, em ECO PRO + ele pára quase ao levantar o pedal.
Prefiro levar o carro sempre em D, porque em N ele vai diminuir a velocidade em descida por força do ar, já que o atrito do chão é menor. Se assim é, porque não levar em D e aproveitar os electrões que entra para usar mais tarde? É certa a sua ligieira diminuição de velocidade (modo conforto) mas é grande a sua regeneração em ECO PRO +. Um ligueiro toque no pedal e ele volta a ganhar velocidade para logo depois regenera, cerca de 20 a 50kW no instante que levanta o pedal.
Vou fazer um video para perceberem o quanto o i3 regenera.
Prefiro levar o carro sempre em D, porque em N ele vai diminuir a velocidade em descida por força do ar, já que o atrito do chão é menor. Se assim é, porque não levar em D e aproveitar os electrões que entra para usar mais tarde? É certa a sua ligieira diminuição de velocidade (modo conforto) mas é grande a sua regeneração em ECO PRO +. Um ligueiro toque no pedal e ele volta a ganhar velocidade para logo depois regenera, cerca de 20 a 50kW no instante que levanta o pedal.
Vou fazer um video para perceberem o quanto o i3 regenera.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 747
- Registado: 27 mar 2014, 23:20
- Data de fabrico: 01 jul 2013
- Capacidade bateria: 61,91 Ah
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Eu utilizo o N quando não tenho preocupação com a autonomia, não vou andar a empastelar só para meter uns electrões. Nessa logica nunca passaria os 100 kmh para não gastar mais. Por exemplo ha zonas se for em D tenho de dar um cheirinho de acelerador para ir mais rápido, se for em N vai embalado. Mas obviamente quando a preocupação é fazer 300km como é o caso de hoje, já o modo de condução é diferente.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Mas se em N embalas o carro, ao colocar em D, terás maior regeneração?mjr Escreveu:Aproveitar a inércia em descida só é mais eficiente quando queremos minimizar o tempo de viagem. Aliás a lógica é simples, se numa descida de 10km estivermos a regenerar carregamos a bateria, se estiver em N ela fica igual ao início (na verdade é descarregada, pois o inversor gasta energia para colocar o campo elétrico sincronizado com o motor). Para os mesmos 10km ficamos com mais energia na bateria quando regeneramos. Naturalmente que demora mais tempo se for a regenerar.
A energia cinética extra que teremos no fim da descida no caso de estarmos em N é completamente desprezável, no caso de descidas minimamente decentes. Em descidas curtas pode ser melhor, mas tenho sérias dúvidas.
Onde andar em N é melhor é por exemplo num semáforo, onde calmamente colocamos em N para ele parar sozinho ao chegar ao semáforo. Mas num VE é difícil acertar pois em plano ele anda muitos metros quando em N.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Esta foi a funcionalidade que mais gostei do I3, quando o experimentei.joaocfgoncalves Escreveu:No i3 em modo conforto ele pára em D, mas em ECO PRO ele pára até antes do semáforo, em ECO PRO + ele pára quase ao levantar o pedal.
Prefiro levar o carro sempre em D, porque em N ele vai diminuir a velocidade em descida por força do ar, já que o atrito do chão é menor. Se assim é, porque não levar em D e aproveitar os electrões que entra para usar mais tarde? É certa a sua ligieira diminuição de velocidade (modo conforto) mas é grande a sua regeneração em ECO PRO +. Um ligueiro toque no pedal e ele volta a ganhar velocidade para logo depois regenera, cerca de 20 a 50kW no instante que levanta o pedal.
Vou fazer um video para perceberem o quanto o i3 regenera.
Para mim, é fabuloso ter um gerador tão potente embutido no carro.
Depois do último update no meu Leaf, fiquei sem 50% de gerador... grunf

sm

11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Qto maior a regeneração, maior a agressividade para as baterias....não há mundos perfeitos!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Bom dia João!
Agora que já li o seu DB todinho… Pela terceira vez…E tendo feito já 3 test drives ao i3… aqui ficam algumas questões (cada vez menos, não se assustem) e testemunhos.
O último test drive foi feito em via rápida e AE (Av. República, A5 Continente da Amadora e volta; A5 de novo até Oeiras e volta). À vontade qb...Num sábado e o trânsito um pouco surreal…como de costume… Cruise control, acelerações (à la i3) nas subidas alguma regeneração nas descidas…
Fiz estimadamente 54 Km e recuperei 24. ECO PRO +...Ainda estou pouco habituado, ganhei e perdi estrelas, mas no modo mais económico a condução para os recém-elétricos fica mais confortável até dominar completamente o carro.
Descobri um esclarecimento muito interessante da BMW aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=vEpKa2c ... qrc495HlIW
Particular atenção a duas funções do espelho retrovisor direito, a estacionar e a mudar de direção, para a direita… A chave memoriza comportamentos, até 3 e assim informa da autonomia expectável, conforme o utilizador…
Duas questões: Muito provavelmente vou a Leiria e volto. Mesmo, mesmo a seguir à entrega do carro. É um Batismo profissional e de longo curso pouco convencional, imagino.
Como tenho REX, a preocupação é menor, mas dá-me a ideia pelos relatos que ainda vou recuperar bastantes eletrões e usar relativamente pouco o extensor. No local de trabalho vou tentar carregar o carro, ainda por lá fico umas 5 horas, antes de regressar…
A minha estimativa para esta viagem é de proceder do seguinte modo:
Velocidade de Cruzeiro a 110 Km/h, ECO PRO + REX a 60% provocado a 60% de Autonomia restante.
Para um caloiro como eu em, ECO PRO + a condução é mais suave até dominar o pé e as travagens em regeneração.
Que lhe parece? Algum conselho adicional? Venho à noite e a gastar luz...
Outro pormenor que me chamou a atenção. No DB li que as jantes de série não são elegíveis no modelo com REX. Percebi bem? Não obstante foi o que pedi na BMW e não me foi recusado…
Cumprimentos.
Agora que já li o seu DB todinho… Pela terceira vez…E tendo feito já 3 test drives ao i3… aqui ficam algumas questões (cada vez menos, não se assustem) e testemunhos.
O último test drive foi feito em via rápida e AE (Av. República, A5 Continente da Amadora e volta; A5 de novo até Oeiras e volta). À vontade qb...Num sábado e o trânsito um pouco surreal…como de costume… Cruise control, acelerações (à la i3) nas subidas alguma regeneração nas descidas…
Fiz estimadamente 54 Km e recuperei 24. ECO PRO +...Ainda estou pouco habituado, ganhei e perdi estrelas, mas no modo mais económico a condução para os recém-elétricos fica mais confortável até dominar completamente o carro.
Descobri um esclarecimento muito interessante da BMW aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=vEpKa2c ... qrc495HlIW
Particular atenção a duas funções do espelho retrovisor direito, a estacionar e a mudar de direção, para a direita… A chave memoriza comportamentos, até 3 e assim informa da autonomia expectável, conforme o utilizador…
Duas questões: Muito provavelmente vou a Leiria e volto. Mesmo, mesmo a seguir à entrega do carro. É um Batismo profissional e de longo curso pouco convencional, imagino.
Como tenho REX, a preocupação é menor, mas dá-me a ideia pelos relatos que ainda vou recuperar bastantes eletrões e usar relativamente pouco o extensor. No local de trabalho vou tentar carregar o carro, ainda por lá fico umas 5 horas, antes de regressar…
A minha estimativa para esta viagem é de proceder do seguinte modo:
Velocidade de Cruzeiro a 110 Km/h, ECO PRO + REX a 60% provocado a 60% de Autonomia restante.
Para um caloiro como eu em, ECO PRO + a condução é mais suave até dominar o pé e as travagens em regeneração.
Que lhe parece? Algum conselho adicional? Venho à noite e a gastar luz...
Outro pormenor que me chamou a atenção. No DB li que as jantes de série não são elegíveis no modelo com REX. Percebi bem? Não obstante foi o que pedi na BMW e não me foi recusado…
Cumprimentos.
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Pela auto estrada não fiz Leiria - Lisboa, mas pela nacional faz-se na maior sempre dentro dos limites de velocidade. Chego sempre com 35/40% de bateria.
Re: Diário Bordo joaocfgoncalves BMW i3
Fantástico. Talvez um pouco demorado, dentro dos limites de velocidade, mas a electrões é impressionante. Parabéns.Fil Escreveu:Pela auto estrada não fiz Leiria - Lisboa, mas pela nacional faz-se na maior sempre dentro dos limites de velocidade. Chego sempre com 35/40% de bateria.
Depois direi da minha experiência. Obrigado.
Abraço.