Bem... vamos a contaspbaptista Escreveu:Obrigado a todos pelas boas vindas e pelas informações.![]()
Tenho dois perfis de utilização possiveis, um em que a autonomia não é problema, são cerca de 40/60km diarios, com trajetos de +/- 15km, por vezes 25 km (ida e volta) ou seja, posso sempre carregar ao fim de 15/25km, neste caso mesmo com uma degradação enorme penso que consigo utilizar o carro sem necessitar de trocar as baterias, aqui o fator importante é a durabilidade das baterias (mesmo com degradação) , 5 anos parece-me que é garantido, mas 10 ou mesmo 15 anos, será possivel? e o nº de Km? 15 anos daria cerca de 300 mil km, será viavel?
outro perfil de utilização é fazer 200k por dia, casa-trabalho-casa, com 95% em auto estrada (A8), subidas e descidas acentuadas, aqui se o carro tivesse uma autonomia de 120 km (a 130km/hora)poderia tentar carregar no trabalho (não sei o que é necessário para carregar um VE). A velocidade é relevante por causa da duração da viagem.
No 1º perfil, a utilização de um VE em detrimento do que tenho permitiria poupar cerca de +/-1500 €/ano, ou seja o carro (e baterias) teria que durar cerca de 15 anos para ficar igual ao valor de aquisição. Aqui a incerteza é se eu vou manter este perfil de utilização durante 15 anos, não sei, depende de fatores que não controlo.
No 2º perfil, a poupança para os gastos atuais (vou de transportes publicos), seria cerca de 1000€/ano, no entanto ganhava 1h30 por dia (a diferença entre ir de transporte publico ou de carro). Em termos de km, significa fazer cerca de 55 mil km/ano. A questão é, as baterias duram 250 mil km? É que mesmo que durem 250 mil km, o que eu poupei durante os 5 anos, gasto a comprar um novo pack de baterias. Por isso estaria a trocar o valor de aquisição do VE por mais tempo livre.
Sugestões?

No 1º perfil, com cerca de 60Km por dia, dá cerca de 20.000Km por ano, 100.000Km/5 anos.
Ou seja, num CI:
- revisão uma vez por ano ~= 100€
- 5L/100Km ~= 1400€
- IUC ~= ?? 100€ ?'
- ao fim de cinco anos, 100.000Km, revisão dolorosa ~=1000€ (correia distribuição,....)
- ao fim de cinco anos, terás gasto uns 9.000€
Num VE:
- revisão anual ~= 50€
- 130Kw/Km ~= 300€ (horário nocturno, ou 600€ horário normal)
- IUC = 0€
- ao fim de cinco anos, terás gasto uns 1750€ / 3250€ (horário normal)
Resumo:
- num VE, ao fim de cinco anos/100.000Kms, poupas face a um CI, 7250€ / 5750€ (horário normal)
- admitindo que precisas de pagar por uma nova bateria após os cinco anos de garantia, ao fim de cinco anos a bateria está praticamente paga
No 2º perfil, 55.000 Km/ano, fazendo contas para os 100.000Km.
Ou seja, num CI:
- revisão umas 4 vezes por ano ~= 400€
- 5L/100Km ~= 3600€
- IUC ~= ?? 100€ ?'
- ao fim de 2 anos, mais de 100.000Km, revisão dolorosa ~=1000€ (correia distribuição,....)
- ao fim de dois anos, terás gasto uns 9.200€
Num VE:
- revisão umas 3 vezes por ano ~= 150€
- 130Kw/Km ~= 750€ (horário nocturno, ou 1430€ horário normal)
- IUC = 0€
- ao fim de dois anos, terás gasto uns 1800€ / 3100€ (horário normal)
Resumo:
- num VE, ao fim de dois anos, poupas face a um CI, cerca de 7400€ / 6000€
- admitindo que precisas de pagar por uma nova bateria após os 100.000Km/2 anos, ao fim de dois anos a bateria já está paga
Ou seja:
- em ambos os casos, se tiveres de trocar a bateria por tua conta, após os 5 anos de garantia ou após 100.000Kms, a bateria estará paga com o que poupastes face a um CI
- conduções a mais de 100Km vai fazer com que distância percorrida máxima seja fortemente diminuída
- creio que fazes 100Km casa/emprego, dependente do trajeto, é possível fazê-lo mas em conduções controladas (nunca a 100Km)
- obviamente que carregar no emprego é obrigatório

- porque não fazer um misto de VE e transporte público? Não sei de onde vens mas, apanhar um expresso em T. Vedras para Lisboa iria de certeza trazer-te outras comodidades (a A8 entre T.Vedras e Lisboa é um "pouco" sinuosa e também há mais trânsito) e poupar-te-ia eventualmente algum tempo
Vens de onde? Peniche?