
autonomia zoe
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Re: autonomia zoe
Eu sou menino para fazer 200 km então.
A minha média no Leaf (um carro mais pesado) é de 11 kWh/100km.
A minha média no Leaf (um carro mais pesado) é de 11 kWh/100km.
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Re: autonomia zoe
Também fazer perto dos 200:-)
Re: autonomia zoe
Mais uns gráficos interessantes.


O Zoe com o motor actual (Q210) a 80km/h gasta sensivelmente 10kw, a 100km/h passa para o dobro, 20kw em estrada plana.
O Zoe com o novo motor R240 é mais eficiente, para além de ter uma bateria com 23,3kwh utilizáveis em vez dos actuais 22kwh.
Fontes:
O novo motor R240 já está em produção há cerca de um mês, e são produzidas 60 unidades por dia. Se a fábrica estiver a funcionar 30 dias por mês, são 1800 novos motores a cada mês.
No site da Renault França e Renault Espanha já se pode encomendar o Zoe com o novo motor.


O Zoe com o motor actual (Q210) a 80km/h gasta sensivelmente 10kw, a 100km/h passa para o dobro, 20kw em estrada plana.
O Zoe com o novo motor R240 é mais eficiente, para além de ter uma bateria com 23,3kwh utilizáveis em vez dos actuais 22kwh.
Fontes:
Código: Selecionar todos
http://myrenaultzoe.com/index.php/2013/08/maximising-range-in-a-zoe/
Código: Selecionar todos
http://myrenaultzoe.com/index.php/2013/10/maximising-range-in-a-zoe-2/
O novo motor R240 já está em produção há cerca de um mês, e são produzidas 60 unidades por dia. Se a fábrica estiver a funcionar 30 dias por mês, são 1800 novos motores a cada mês.
Código: Selecionar todos
http://www.paris-normandie.fr/detail_article/articles/2951871/la-zoe-accelere-a-cleon#.VTKE2zfiJUQ
Re: autonomia zoe
Sim, o preço do aluguer continua o mesmo.
Apesar de no Reino Unido na altura em que começaram a vender o "i" com bateria incluída, o preço das mensalidades baixou 20 libras (cerca de 28€). Acho que até agora foi o único país onde isto aconteceu. No resto o preço mantém-se.
O aluguer da bateria para além de opcional devia ser mais barato, o preço por 100km fica muito caro. E ter este aluguer num Twizy com uma bateria de 6,1KWh que não custa à Renault mais de 1500€ ainda é mais ridículo.
Agora a tendência é controlar a travagem regenerativa no volante, como acontece no Smart ED, Mercedes Classe B Electric Drive, Cadillac ELR e no novo Chevrolet Volt.
Na imagem dá para ver os botões (+) e (-) num volante de um Smart ED.

Aqui num ELR.

Os 23,3kwh do Renault Zoe 2015 foram primeiro mencionados no site da Renault Noruega.
Com umas jantes de 15 polegadas e aerodinâmicas (fechadas) tipo as do Kia Soul EV, o Zoe faria ainda mais quilómetros.
Apesar de no Reino Unido na altura em que começaram a vender o "i" com bateria incluída, o preço das mensalidades baixou 20 libras (cerca de 28€). Acho que até agora foi o único país onde isto aconteceu. No resto o preço mantém-se.
O aluguer da bateria para além de opcional devia ser mais barato, o preço por 100km fica muito caro. E ter este aluguer num Twizy com uma bateria de 6,1KWh que não custa à Renault mais de 1500€ ainda é mais ridículo.
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http://www.autocar.co.uk/car-news/new-cars/renault-offer-new-battery-purchase-option-zoe-and-kangoo-evs
Agora a tendência é controlar a travagem regenerativa no volante, como acontece no Smart ED, Mercedes Classe B Electric Drive, Cadillac ELR e no novo Chevrolet Volt.
Na imagem dá para ver os botões (+) e (-) num volante de um Smart ED.

Aqui num ELR.

Os 23,3kwh do Renault Zoe 2015 foram primeiro mencionados no site da Renault Noruega.
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http://www.renault.no/kampanjer/nye_ZOE
Com umas jantes de 15 polegadas e aerodinâmicas (fechadas) tipo as do Kia Soul EV, o Zoe faria ainda mais quilómetros.
- alexmol
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Re: autonomia zoe
Eu já fiz gráficos deste género com dados reais no Fluence ZE e posso garantir que a forma da curva abaixo dos 50km/h não é nada assim.BECOOL Escreveu:
Alguém já desenhou para o Leaf?
Re: autonomia zoe
Não esquecer que apesar de serem Renault são carros bastante diferentes. O motor do Fluence ZE é mais antigo, é GEN1 e o do ZOE já é GEN2. Sendo o novo motor do ZOE 2015 R240 considerado GEN3.
O Fluence ZE também é mais pesado (1,543 kg vs 1,468 kg) o que o prejudica principalmente a baixas velocidades, a velocidades superiores a 60km/h já a aerodinâmica é mais importante que o peso no gasto energético.
As baterias também são diferentes, para o Fluence ZE a Renault usou baterias AESC (iguais às usadas no Nissan Leaf). O ZOE já usa baterias mais recentes LG.
O Fluence ZE também é mais pesado (1,543 kg vs 1,468 kg) o que o prejudica principalmente a baixas velocidades, a velocidades superiores a 60km/h já a aerodinâmica é mais importante que o peso no gasto energético.
As baterias também são diferentes, para o Fluence ZE a Renault usou baterias AESC (iguais às usadas no Nissan Leaf). O ZOE já usa baterias mais recentes LG.
Re: autonomia zoe
Os valores do segundo gráfico estão obviamente errados. Para os corrigir é fazer a divisão dos valores do eixo Y por 100 e multiplicar pelos valores do eixo X.
Exemplo 1: 1050/100x30=315km circulando a 30km/h
Exemplo 2: 420/100x50=210km circulando a 50km/h
O primeiro gráfico no eixo do Y tem mal as unidades, para fazer sentido ou é apenas KW ou KWh/100km, KW/100km não faz sentido.
O gráfico mais interessante é este:

Onde podemos ver que se formos a 100km/h em vez de 80km/h gastamos o dobro.
Exemplo 1: 1050/100x30=315km circulando a 30km/h
Exemplo 2: 420/100x50=210km circulando a 50km/h
O primeiro gráfico no eixo do Y tem mal as unidades, para fazer sentido ou é apenas KW ou KWh/100km, KW/100km não faz sentido.
O gráfico mais interessante é este:

Onde podemos ver que se formos a 100km/h em vez de 80km/h gastamos o dobro.
- alexmol
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Re: autonomia zoe
Eu estava a tentar alertar para o seguinte: Se nos guiarmos apenas por gráficos teóricos abaixo dos 50km/h, onde a velocidade começa a ser um factor minoritário , podemos achar que a 20km/h temos mais autonomia que a 40km/h, o que pode não ser verdade!
Especialmente se estivermos a usar climatizaçao!
Isto é válido para qualquer EV onde o consumo fixo das centralinas e sistemas auxiliares começa a não ser desprezavel a muito baixas velocidades, por exemplo na condução em cidade.
Especialmente se estivermos a usar climatizaçao!
Isto é válido para qualquer EV onde o consumo fixo das centralinas e sistemas auxiliares começa a não ser desprezavel a muito baixas velocidades, por exemplo na condução em cidade.
- mjr
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Re: autonomia zoe
...já para não falar na eficiência do powertrain a essas velocidades reduzidas, que começa a baixar bastante:

Este gráfico é do Leaf, mas deve ser semelhante noutros VEs.

Este gráfico é do Leaf, mas deve ser semelhante noutros VEs.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: autonomia zoe
Da Alemanha chega uma boa novidade a confirmar-se ser verdadeira.
O Renault Zoe R240 vem limitado a carregamentos até 22KW, mas esta limitação é de software e mais tarde pode ser reposto o limite actual de 43KW. Se se confirmar esta hipótese, limitar inicialmente o novo R240 pode ser uma maneira de facilitar a venda dos actuais Q210 que ainda sobram seja em stock ou por contrato com a Continental que os fabrica.
Resta esperar que com os incentivos da Renault os Q210 esgotem depressa, para vermos esta hipótese confirmada.
O Renault Zoe R240 vem limitado a carregamentos até 22KW, mas esta limitação é de software e mais tarde pode ser reposto o limite actual de 43KW. Se se confirmar esta hipótese, limitar inicialmente o novo R240 pode ser uma maneira de facilitar a venda dos actuais Q210 que ainda sobram seja em stock ou por contrato com a Continental que os fabrica.
Resta esperar que com os incentivos da Renault os Q210 esgotem depressa, para vermos esta hipótese confirmada.
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http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=2&hl=en&rurl=translate.google.com&sl=auto&tl=pt-BR&u=http://www.goingelectric.de/forum/renault-zoe-antrieb-elektromotor/neuer-motor-fuer-renault-zoe-t8173-580.html&usg=ALkJrhh60pR09wkJ_72dYAJQ36dA9sXrkg#p194595