Onde é que dizia velocidade instantânea ??rdias Escreveu:Dizia velocidade instantânea.... Consumo instantâneo também é esquisito... Pois dizia aos 100.... Deve ser uma média qualquer....

Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
No Fluence existem os seguintes paineis informativos:rdias Escreveu:No zoe que percebo... Aparece potência instantânea.... Em kW ... Que é a potência utilizada... Media de consumo em kWh/ 100... Não percebi bem aquele valor...





- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
A mim não me parece nada óptima!mjr Escreveu:Bons dados alexmol. A bateria parece estar ótima, tendo em conta que já tem algum tempo.
Todos os dados que encontrei sobre a bateria do Fluence, que supostamente é muito parecida à do Leaf, indicam 22kWh de capacidade utilizável. São usados termos como "in-car energy" ou "energie embarquê", ver neste folheto por exemplo, na página 19: http://www.renault.be/fr/e-brochure/fluence-ze/
Se dos 4 aos 99% gastou 20.7kWh da tomada, dos 0 aos 100% gastaria 21.8kWh.
Tendo em conta uma eficiência média de carregamento de 90% significa que para carregar dos 0 aos 100% a bateria receberá 19.6kWh.
Onde estão os 22kWh apregoados ?
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Essa diferença foi-se no tempo decorrido desde a data de fabrico até agora, mesmo que o carro nada tenha andado...alexmol Escreveu:Tendo em conta uma eficiência média de carregamento de 90% significa que para carregar dos 0 aos 100% a bateria receberá 19.6kWh.
Onde estão os 22kWh apregoados ?

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Alexmol, acredita, são bons valores... O meu em 8 meses baixou de 25,2kW.h da tomada em novo para 22,86kW.h. A degradação da química das nossas baterias é brutal no primeiro ano, quer se ande muito ou pouco com o carro. Parece que nos Leaf mk2 a química é melhor a esse respeito.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Pois como nunca andei num Fluence novo vou ter mesmo que acreditarmjr Escreveu:Alexmol, acredita, são bons valores... O meu em 8 meses baixou de 25,2kW.h da tomada em novo para 22,86kW.h. A degradação da química das nossas baterias é brutal no primeiro ano, quer se ande muito ou pouco com o carro. Parece que nos Leaf mk2 a química é melhor a esse respeito.

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
1-Abr-2015


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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
5-Abr-2015
Utilizando um Arduino com shield CAN-BUS (já utilizado no Prius 2G) propus-me a desenvolver um Fluence Spy.
Tem sido uma trabalheira com montes de dados em bruto para descodificar.
Eis o que já consegui descodificar até ao momento:
Aceleração/Regeneração pedida ao motor
Posição pedal acelerador
Posição acelerador virtual (depois de passar no cruise control)
Variação da velocidade instantânea (aceleração)
Pedal travão pressionado
Posição da manete PRND
Consumo/regeneração actuais em kW
Direcção do volante
Variação da direcção do volante (guinadas)
Acelerómetros X-Y-Z
Cabo de carga inserido/fora
Está a carregar/não está
SOC em %
Tempo até final da carga em minutos
Autonomia em km
Média kWh/100km do mostrador
Velocidade individual de cada roda
Posição da chave
Indicação GO (ready)
Travão de mão actuado
Contador de minutos perpétuo (será da bateria ou do carro ?)
Odómetro
Contactor principal bateria ligado/desligado
Consumo de potência extra motor (Ar condicionado, carregador bateria 12V, etc.)
Estado do proximity pilot (ficha de carregamento)
Corrente disponibilizada pelo EVSE
Tensão bateria 12V
Potência consumidores 12V
Ao contrário do Prius, até agora não encontrei a posição do pedal do travão (apenas pressionado ou não) o que confirma que a regeneração é totalmente regulada pelo pedal do acelerador. Quando se liberta o travão é pedida uma pequena potência ao motor para fazer o creep.
As temperaturas dos diversos componentes vão dar mais algum trabalho a descobrir pois não são coisas que variem de forma rápida, que se descobrem comparando com a velocidade e posição do pedal do acelerador por exemplo.
Utilizando um Arduino com shield CAN-BUS (já utilizado no Prius 2G) propus-me a desenvolver um Fluence Spy.
Tem sido uma trabalheira com montes de dados em bruto para descodificar.
Eis o que já consegui descodificar até ao momento:
Aceleração/Regeneração pedida ao motor
Posição pedal acelerador
Posição acelerador virtual (depois de passar no cruise control)
Variação da velocidade instantânea (aceleração)
Pedal travão pressionado
Posição da manete PRND
Consumo/regeneração actuais em kW
Direcção do volante
Variação da direcção do volante (guinadas)
Acelerómetros X-Y-Z
Cabo de carga inserido/fora
Está a carregar/não está
SOC em %
Tempo até final da carga em minutos
Autonomia em km
Média kWh/100km do mostrador
Velocidade individual de cada roda
Posição da chave
Indicação GO (ready)
Travão de mão actuado
Contador de minutos perpétuo (será da bateria ou do carro ?)
Odómetro
Contactor principal bateria ligado/desligado
Consumo de potência extra motor (Ar condicionado, carregador bateria 12V, etc.)
Estado do proximity pilot (ficha de carregamento)
Corrente disponibilizada pelo EVSE
Tensão bateria 12V
Potência consumidores 12V
Ao contrário do Prius, até agora não encontrei a posição do pedal do travão (apenas pressionado ou não) o que confirma que a regeneração é totalmente regulada pelo pedal do acelerador. Quando se liberta o travão é pedida uma pequena potência ao motor para fazer o creep.
As temperaturas dos diversos componentes vão dar mais algum trabalho a descobrir pois não são coisas que variem de forma rápida, que se descobrem comparando com a velocidade e posição do pedal do acelerador por exemplo.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
11-Abr-2015
Descobri um valor no can-bus que parece ser a estimativa de energia restante no pack.
Este valor, dividido pelo SoC actual, dá valores praticamente estáveis que rondam os 19kWh.
A confirmar-se significa que o pack tem 19/22=86% da capacidade original.
Descobri um valor no can-bus que parece ser a estimativa de energia restante no pack.
Este valor, dividido pelo SoC actual, dá valores praticamente estáveis que rondam os 19kWh.
A confirmar-se significa que o pack tem 19/22=86% da capacidade original.
- Filipe
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Bom trabalho. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
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