
Qual o VE adequado a este caso/situação?
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Qual o VE adequado a este caso/situação?
Qual será o melhor veículo adequado ao seguinte caso/situação:
- Viagem todos os dias de cerca de 92km, estrada nacional com subidas e descidas (com diferenças de nível que chegam aos 250m).
- Potencialmente, num dia ou outro, terá de efectuar na casa dos 130km.
- O veículo será conduzido por alguém que não entra na cabeça que basta evitar acelerar para travar 10m à frente, que poupa imenso combustível e pouco tempo perde. Basta pensar que com o Prius, ela no percurso em questão faz 5l/100km, quando eu de certeza que faria entre os 3,6 e os 4,2l/100.
- Não existe possibilidade de carregar em nenhum ponto intermédio - as viagens são 46+46km (ida e volta) ou 65km+65km.
- Potencialmente, num ou noutro dia, uma das viagens (regresso), poderá vir a ser feita por AE.
- Os percursos são para ser feitos quer no verão, quer no inverno, onde chegam a existir temperaturas na casa dos -3ºC
Tirando o Tesla S, algum dos veículos actuais é compatível com estas condições, mesmo entrando em linha de conta com potenciais degradações?
- Viagem todos os dias de cerca de 92km, estrada nacional com subidas e descidas (com diferenças de nível que chegam aos 250m).
- Potencialmente, num dia ou outro, terá de efectuar na casa dos 130km.
- O veículo será conduzido por alguém que não entra na cabeça que basta evitar acelerar para travar 10m à frente, que poupa imenso combustível e pouco tempo perde. Basta pensar que com o Prius, ela no percurso em questão faz 5l/100km, quando eu de certeza que faria entre os 3,6 e os 4,2l/100.
- Não existe possibilidade de carregar em nenhum ponto intermédio - as viagens são 46+46km (ida e volta) ou 65km+65km.
- Potencialmente, num ou noutro dia, uma das viagens (regresso), poderá vir a ser feita por AE.
- Os percursos são para ser feitos quer no verão, quer no inverno, onde chegam a existir temperaturas na casa dos -3ºC
Tirando o Tesla S, algum dos veículos actuais é compatível com estas condições, mesmo entrando em linha de conta com potenciais degradações?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Eu faço 150kms por dia...num Leaf, serve?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
E o tipo de condução? É calma? Ou stressada? As zonas por onde andas, costumam ter temperaturas negativas?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Leiria- Caldas....Chego sempre com bateria fraca...estrada nacional...
Este sábado um amigo meu levou o meu carro para Coimbra sem cuidado e a ultrapassar limites por lei, chegamos com 20% de bateria ao fim de 104km!
Este sábado um amigo meu levou o meu carro para Coimbra sem cuidado e a ultrapassar limites por lei, chegamos com 20% de bateria ao fim de 104km!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Um Leaf nas mãos de condutores dessa índole faz milagres.
Além de todas as vantagens por aqui já mais do que evidenciadas, ganha-se depois um novo e revigorado condutor (para melhor).
Sei do que falo...
Além de todas as vantagens por aqui já mais do que evidenciadas, ganha-se depois um novo e revigorado condutor (para melhor).
Sei do que falo...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Não leram com atenção a mensagem original do tópico
Para alguém que faz 5l/100km num Prius em estrada nacional vai ser bem difícil encontrar um VE que ao fim de alguma degradação da bateria ainda resista.
Os 46+46km ainda acho que dará, mas os 65+65 com climatização e esse tipo de condução é para esquecer com Leafs, Zoe, Fluence, i3 e mesmo o Soul EV terá alguma dificulade.

Para alguém que faz 5l/100km num Prius em estrada nacional vai ser bem difícil encontrar um VE que ao fim de alguma degradação da bateria ainda resista.
Os 46+46km ainda acho que dará, mas os 65+65 com climatização e esse tipo de condução é para esquecer com Leafs, Zoe, Fluence, i3 e mesmo o Soul EV terá alguma dificulade.
-
- Mensagens: 2507
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Exacto. Por isso é que eu referi esse aspecto. Será que o novo Zoe será capaz disso?
(Eu bem que lhe estou sempre a dar na mona para mudar o estilo de condução, mas mulheres...
)
(Eu bem que lhe estou sempre a dar na mona para mudar o estilo de condução, mas mulheres...

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Sem cedências da parte do condutor também não me parece viável...
Duvido que o novo Zoe consiga fazer os 130km consistentemente no Inverno com 20% de degradação. Os 240km foram afinados para o NEDC. A velocidades mais elevadas não temos qualquer informação. Talvez o Kia com a sua bateria maior consiga os 130 km com 20% de degradação, mas mesmo assim certamente com dificuldade no Inverno.
Quando é para pôr o carro nas mãos de alguém que não eu não gosto de arriscar. Ainda me lembro de a minha mulher me ligar a dizer se dava para chegar a casa com 3 barras (claro que dava!). Nem quero imaginar se não desse...
Duvido que o novo Zoe consiga fazer os 130km consistentemente no Inverno com 20% de degradação. Os 240km foram afinados para o NEDC. A velocidades mais elevadas não temos qualquer informação. Talvez o Kia com a sua bateria maior consiga os 130 km com 20% de degradação, mas mesmo assim certamente com dificuldade no Inverno.
Quando é para pôr o carro nas mãos de alguém que não eu não gosto de arriscar. Ainda me lembro de a minha mulher me ligar a dizer se dava para chegar a casa com 3 barras (claro que dava!). Nem quero imaginar se não desse...

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
A minha mulher até já aprendeu a pôr o carro à carga...
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: Qual o VE adequado a este caso/situação?
Carregue o deposito do CI com 10€ de petróleo, e faça-lhe o "desmame" das acelerações. Depois vai achar que um VE é um carro de rally no percurso que pretende. Tudo vai do hábito, e o hábito faz um monge...
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt