Rede de Carregadores rápidos
Re: Rede de Carregadores rápidos
Os preços que me foram dados, foram de 15 mil € com 3 mangueiras, com ramal, iva, tudo incluído e a funcionar. Pode aumentar ligeiramente, dependendo do ramal, este é o preço típico, segundo me foi dito recentemente. Quem me disse, vende-os, deve saber. Estou a vender o peixe ao mesmo preço que comprei, mas acho importante.
Também acho, que nesta fase, dificilmente a média dos pcr's fará 5 carregamentos por dia.
Os painéis solares encarecem bastante, mas é uma forma de o valor mensal ser menor, vendendo a energia à rede. Para se colocarem baterias, o pcr teria de ser bastante usado, senão estávamos a perder dinheiro. Os popós sempre ficavam à sombra e demonstrávamos a sustentabilidade da coisa. Se o pcr tiver 50 kW, e cada painel 250w, mesmo a 200€ cada um, ainda são uns bons €, no entanto, pode ser apenas parcial a parte solar/eólica.
Parece-me que temos problemas maiores para resolver nesta fase.
Também acho, que nesta fase, dificilmente a média dos pcr's fará 5 carregamentos por dia.
Os painéis solares encarecem bastante, mas é uma forma de o valor mensal ser menor, vendendo a energia à rede. Para se colocarem baterias, o pcr teria de ser bastante usado, senão estávamos a perder dinheiro. Os popós sempre ficavam à sombra e demonstrávamos a sustentabilidade da coisa. Se o pcr tiver 50 kW, e cada painel 250w, mesmo a 200€ cada um, ainda são uns bons €, no entanto, pode ser apenas parcial a parte solar/eólica.
Parece-me que temos problemas maiores para resolver nesta fase.
alexmol, obrigado pelo teu feedback.alexmol Escreveu:O que não estou a perceber nesta discussão é a insistência nas renováveis como forma de baixar o preço da energia.
O retorno desse investimento não é rápido e existe o risco de se um projecto destes for ultrapassado (por exemplo pela dinamização do mobi.e com dinheiro estatal, ou uma rede com a da Tesla, por exemplo) ter-se-à perdido uma boa parte do investimento.
Alguém consegue apresentar um cenário típico de um PCR com renováveis para se fazer umas contas rápidas?
Qual a potência renovável a instalar? Vai vender excesso à rede? Vai ter baterias?
A aposta nas renováveis é uma sugestão baseada em projectos anteriores que a curto e médio prazo têm dado bons resultados, principalmente quando existem necessidades de consumo instantâneo e não injecção na rede.
Quanto maior a aposta nas renováveis, maior a poupança comparativamente com o actual custo do kW que tendencialmente será maior a nível de venda ao consumidor final.
Eu também pensei na possível concorrencia por parte da Mobi.E, mas se tivermos em conta apenas o simples custo do kW por exemplo em cerca de 0,20€/kW numa carga completa do Leaf de 25kW, o valor total só de energia são 5€ por carga. Logo através da Mobi.E não esperemos preços baixos ou competitivos. E quantos mais anos passam, pior. Até podemos continuar assim durante estes 3 anos com custos de carregamento a 0€, mas isso não durará para sempre e os parceiros que estão na Mobi.E vão querer rentabilizar bem os investimentos efectuados com a sua aposta nesta rede...
A Tesla não é um concorrente, dado que serão sempre poucos carros em Portugal e obviamente quando chegarem a Portugal estes Superchargers e com o Model S com autonomias a rondar os 400kms, os proprietários não precisarão da nossa rede para nada, dado que a made in Tesla é grátis, adaptada à sua autonomia e muito mais rápida. Isso não será um problema. Eu tb quero um Tesla, mas isso não impede de construirmos uma rede para os comuns VE.
A potencia a instalar de renováveis é o mais adaptado ao nível de consumo esperado de cerca de 100kW/dia, por exemplo resultante de 5 cargas diárias. Podemos fazer um encontro de contas com a corporação de bombeiros e a carga por eles usada da nossa renovável será também por nós poupada no valor mensal a pagar do consumo da rede. Por enquanto as baterias não serão uma aposta.
Há outras questões e opiniões que gostaria que fossem aqui debatidas e discutidas com honestidade, sinceridade e espírito de cooperação.
Obrigado pelo feedback dado até agora. As propostas ouvidas e as opiniões até aqui debatidas têm sido muito positivas e bastante construtivas. Não fiquei surpreendido, mas confesso que as ideias transmitidas e as mensagens privadas recebidas têm dado enorme motivação e ajuda na construção de uma solução através de uma rede com pernas para andar.
Vamos continuar a fazê-lo, em pról de um futuro melhor para os VE com custos de cargas rápidas bastante reduzidas porque é isso que nos move. Porque redes há muitas e a probabilidade de sermos nós a pagar mais do que actualmente pagamos por litros de combustível é cada vez mais uma certeza.
Obrigado.
Última edição por meira78 em 22 jun 2015, 01:14, editado 6 vezes no total.
Não menos importante, é o facto da união europeia estar a financiar projectos do género, até porque até 2020 os municípios terão de baixar as emissões de CO2 em 20%, senão provavelmente serão multados, é um win win. O financiamento chega a ser de 95%, e já teriam de o fazer para baixar drasticamente as emissões, só temos todos a ganhar.
Gostava de ter a certeza por quem normalmente acompanha estes projectos se é possível uma cooperativa/associação sem fins lucrativos poder candidatar-se a construção de rede de carga de VE beneficiando de fundos comunitários...Fil Escreveu:Não menos importante, é o facto da união europeia estar a financiar projectos do género, até porque até 2020 os municípios terão de baixar as emissões de CO2 em 20%, senão provavelmente serão multados, é um win win. O financiamento chega a ser de 95%, e já teriam de o fazer para baixar drasticamente as emissões, só temos todos a ganhar.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Re: Notícia Governo mantém Mobi.e como gestora ate 2018
AlexMol - Penso que a solução poderia passar pela realização da construcção
dum PCR a partir do zero, e depois homologá-lo, de certeza que se conseguia
um custo inferior aos existentes. ( o grande problema seria conseguir a homologação )
dum PCR a partir do zero, e depois homologá-lo, de certeza que se conseguia
um custo inferior aos existentes. ( o grande problema seria conseguir a homologação )

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Vou ver se consigo saber isso 

- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Outro factor a considerar será o aumento da autonomia, talvez para o dobro nos próximos 2 a 3 anos da maioria dos VE´s. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
beme83, obrigado pelo teu excelente contributo.beme83 Escreveu:Caros
Antes de tudo parabéns pela iniciativa e ousadia de se pensar numa rede de carregadores rápidos privada em parceria com os bombeiros voluntários do nosso país.
Já votei e assumo que o valor máximo fica aquém do valor que muitos de nós estariam interessados a pagar mensalmente.
Mas agora vamos a contas rápidas, pelo que já me informaram um carregador a 50kw (Chademo) fica aproximadamente por 25000+ IVA sem contar com PT (que neste caso o quartel já terá). Assim e por alto para equipar 10 quartéis seria necessário mais ou menos 325000 euros.
Da minha parte penso que o ideal será uma solução de carga semi-rápida tipo esta (http://e-move.tv/noticias/siemens-apres ... ara-o-leaf) ou outra solução portuguesa semelhante e o custo por unidade andará entre 5000 a 10000 mais IVA. Todas estas soluções teriam de se pensar numa filosofia multimarca para ter-se o maior número de aderentes em Portugal.
Penso que para arrancar com o projeto e com divulgação a adequada facilmente teríamos 300 pessoas interessadas. Se cada uma pagasse uma joia de 250 Euros, no arranque ter-se-ia 75000 Euros - (bem negociado 12 a 15 carregadores instalados).
A mensalidade seria distribuída entre as diversas corporações que aderiam ao projeto para compensar o pagamento da electricidade ( 5 carregamentos/dia= 20kw*5=100 KW*30= 3000 Kw mês a 15 cts/kw será 450 euros por carregador * 12= 5400 euros mês de energia)
5400/300=18 euros ou seja mensalidade de 20 euros ficaria com pouco dinheiro para investir em mais carregadores.
Continuo afirmar que a ideia é excelente mas temos que assumir que para concretizar temos de abrir cordões à bolsa e pensar em formas alternativas de fazer rentabilizar a mesma quer por sponsoring ou por pagamento a quem não pertence à associação/cooperativa.
Deixo aqui uma ideia parecida, mas esta com apoio da UE http://rapidchargenetwork.com/about.php
Vou dar a minha opinião por alto em relação ao conceito que defendo.
A minha previsão apontava nesta primeira fase para 10 PCR todos situados em zonas de passagem para assegurar viagens mais rápidas, não procurando localizações onde os users dos VE habitam ou trabalham, dado que esse não é o objectivo dos PCR, mas sim nos locais do percurso onde necessitam deles. Eventualmente, mais tarde, com o sucesso do projecto podemos efectuar upgrade à rede e aumentar em 50% ou 100% o número inicial de 10 PCR.
Quanto a valores do custo de aquisição do PCR, para ser sustentável terá de custar menos de metade do que referiste é terá de ter as referidas 3 mangueiras para chegar a todos os users e ainda ter possibilidade de simultaneamente poder abastecer vários, mesmo que não estando a debitar a potência máxima. Esse é um dado adquirido, senso não faz sentido criar esta rede.
O que referes da solução multimarca é o que se pretende, pois só com abrangência a todos e a todo o país faz sentido pagar um fee mensal para cargas ilimitadas, senso cria-se desinteresse para alguns ou só se saqueando for mais vantajoso nas deslocações mais longas nas férias de Verão ou nas ídas à terra/família/amigos...
Relativamente à jóia inicial, confesso que tinha pensado num valor bem mais reduzido, mas com esse valor tínhamos certezas para instalar os PCR com maior segurança.
O valor da energia das cargas rápidas tem de ser reduzido significativamente, pois não nos podemos dar ao luxo de gastar 5.000€ por mês e por cada PCR. Temos de construir uma solução baseda em energias renováveis ou outro mix de soluções, dado que pedir aos users dos VE um fee de 40 ou 50€ não é desejável e torna o projecto inviável, apesar de compreendermos que em muitos outros países os valores são muito superiores ou então limitam bastante o número de cargas por mês.
O modelo que idealizei e obviamente está aberto a debate com todos, prevê um favorecimento às corporações de bombeiros tanto no custo da energia por kW, mas principalmente no custo da potência contratada e com o adicional de ter a nossa energia gerada por energia renováveis a preços mais competitivos. Ainda não consigo precisar este modelo, mas ele vai ser aprimorada com as ideias de todos vós com o tempo. Aqui estará a grande mais valia para as corporações de Bombeiros. Depois existe a possibilidade de explorar os minutos em que o VE se encontra à carga. Isso terá a ver com a dinâmica de cada corporação. Certamente muitas terão snack-bar e outros pequenos negócios que podem agradar aos users dos VE enquanto aguardam por uma carga rápida.
A sponsorização é uma possibilidade de angariar receitas, tal como muitas outras. Tudo está em aberto. Quem quiser acrescentar algo válido esteja à vontade...
Já pedi feedback noutro post acerca da possível candidatura à fundos comunitários por parte de uma associação/cooperativa. Vamos aguardar pelo feeback
Agradeço imenso as contribuições de todos.
Em nome da mobilidade electrica, muito obrigado,
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Eu acho que voces andam malucos! É das temperaturas altas dos ultimos dias?
Agora a sério!!
Baixadas de 50kW, acham que os bombeiros vão partilhar as suas ligações desse tipo de potencias sem acautelar o correto funcionamento das suas próprias instalações nos cenários mais desfavoráveis? Novo aumento de potencia? Rendas à EDP?? Postos de carregamento rápido carissimos e provavelmente com contratos de manutenção obrigatórios e... caros também? Paineis solares? Já agora...!!!
Desculpem eu não vejo a mínima hipótese nesta ideia. Nao me levem a mal, simplesmente não consigo encaixar a enormidade dos numeros.
Porque não começar com uma parceria com os Bombeiros para disponibilização de simples tomadas? Tenho ideia que alguém já tentou uma parceria e não correu bem. Traria novos postos de carregamento e cobertura TOTAL do território. E seria, para os mais sonhadores, a base de confiança para voos mais altos...
Agora a sério!!
Baixadas de 50kW, acham que os bombeiros vão partilhar as suas ligações desse tipo de potencias sem acautelar o correto funcionamento das suas próprias instalações nos cenários mais desfavoráveis? Novo aumento de potencia? Rendas à EDP?? Postos de carregamento rápido carissimos e provavelmente com contratos de manutenção obrigatórios e... caros também? Paineis solares? Já agora...!!!
Desculpem eu não vejo a mínima hipótese nesta ideia. Nao me levem a mal, simplesmente não consigo encaixar a enormidade dos numeros.
Porque não começar com uma parceria com os Bombeiros para disponibilização de simples tomadas? Tenho ideia que alguém já tentou uma parceria e não correu bem. Traria novos postos de carregamento e cobertura TOTAL do território. E seria, para os mais sonhadores, a base de confiança para voos mais altos...
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Tambem estou a achar uma grande ideia mas dificil de encaixar ao lado da mobi-e.. não será mais fácil criar a tal cooperativa e comprar a tal cota disponivel da mobi-e? Como sócios têm direito a voto no desenvolvimento da rede, podem investir nos tais paineis solar e nos pcr's, nos preços a cobrar ou na cota que podia ser o custo de emissão do cartão..
Parece-me mais simples porque já existe e o problema deles é não haver dinheiro para desenvolver, fazer manutenção, expandir.. no fundo só lhes falta o que vocês têm em mente nesta rede, só tinham que investir, praticamente, nos pcr's e sustentabilidade! Digo eu
Parece-me mais simples porque já existe e o problema deles é não haver dinheiro para desenvolver, fazer manutenção, expandir.. no fundo só lhes falta o que vocês têm em mente nesta rede, só tinham que investir, praticamente, nos pcr's e sustentabilidade! Digo eu