Em Barcelona posto de carregamento rápido no centro da cidade, Passeig de Gracia:
[img]http://i.imgur.com/FbMRsE0.jpg[/img]
Com três opções diferentes de carga, Chademo, Mennekes e Combo:
[img]http://i.imgur.com/8y5m7oL.jpg[/img]
Muito útil para os Táxi, na imagem uma Nissan EV200:
[img]http://i.imgur.com/zAwHQoh.jpg[/img]
E outro táxi Nissan EV200:
[img]http://i.imgur.com/Ffyw9CW.jpg[/img]
De referir que os postos são públicos, pertencem ao município, não sei se têm custos associados.
Excelente ver a Mobilidade Eléctrica a avançar, bom exemplo para as Câmaras das grandes cidades.

Barcelona, um bom exemplo
Barcelona, um bom exemplo
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt/
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 858
- Registado: 19 out 2013, 18:51
- Data de fabrico: 16 jan 2019
- Localização: Évora
Re: Barcelona, um bom exemplo
Na semana passada estive com um administrador da Repsol e estivemos a falar da mobilidade elétrica. Ele referia que uma forma mais fácil de instalar postos nas bombas de combustível seria as Câmaras Municipais exigirem isso como condição para a renovação das licenças. A renovação das licenças ocorre de X em X anos e nessas renovações podem ser feitas exigências pelas Câmaras para que renove essa licença.
Além disso, ele referia que os postos rápidos, encomendados em massa poderia sair a um custo de cerca de 3 mil euros, o que não era nada...
Podemos ir transmitindo estas ideias aos nossos autarcas...
Além disso, ele referia que os postos rápidos, encomendados em massa poderia sair a um custo de cerca de 3 mil euros, o que não era nada...
Podemos ir transmitindo estas ideias aos nossos autarcas...
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3494
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Barcelona, um bom exemplo
Normalmente devolvem a energia à rede elétrica no geral e é consumida pelo que quer que seja, casas, PCRs, semáforos tudo...rdias Escreveu:E salvo erro é em Barcelona que com a recuperação das travagens do metro alimenta-se alguns PCR .... Salvo erro....
Li foi o caso de uma linha de uma mina em que as carruagens que iam a descer injetavam corrente na catenária para alimentar a maior parte do consumo das carruagens que iam a subir.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3085
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Barcelona, um bom exemplo
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: Barcelona, um bom exemplo
Colocar um sistema idêntico a funcionar em Portugal só depende de nós.
Vamos a isso...
Vamos a isso...
- Batotinha
- Mensagens: 309
- Registado: 29 abr 2015, 15:18
- Data de fabrico: 14 jan 2011
- Capacidade bateria: 40 Ah
Re: Barcelona, um bom exemplo
Todo o trabalho que possa ser feito colectivamente deve sê-lo, na medida em que institucionalmente costuma ser mais "apreciado". No entanto, individualmente, devemos ir "falando" nas nossas autarquias. Tenho a ideia de que na Câmara do Porto há uma boa aceitação da Mobilidade Eléctrica. Não tenho contactos, mas sei que já os houve pelo menos das marcas e com respostas interessantes.dgalv Escreveu:Na semana passada estive com um administrador da Repsol e estivemos a falar da mobilidade elétrica. Ele referia que uma forma mais fácil de instalar postos nas bombas de combustível seria as Câmaras Municipais exigirem isso como condição para a renovação das licenças. A renovação das licenças ocorre de X em X anos e nessas renovações podem ser feitas exigências pelas Câmaras para que renove essa licença.
Além disso, ele referia que os postos rápidos, encomendados em massa poderia sair a um custo de cerca de 3 mil euros, o que não era nada...
Podemos ir transmitindo estas ideias aos nossos autarcas...
A minha ideia é que todos façam algum.
O (user OGADIV), já publicou algures, contactos das câmaras. Partindo desses elementos (e de actualizações), devemos renovar o assunto/pedido para tentar criar a bola de neve dos postos de carregamento. Em caso de "recusa" obstinada das "gerências" das "gasolineiras", devemos lembrar-lhes que nós (utilizadores de VE) tb sofremos consequências nefastas pela deposição de partículas nefastas, (quer no solo quer no ar), com consequências muitas vezes imediatas... p.e.: nos acidentes provocados por piso completamente sujo de derivados que "caíram" nas imediações dos postos de combustível. Era justo da parte deles que não nos ostracizassem. É que muitas vezes nós já somos clientes deles. Podemos perfeitamente "adquirir-lhes" electrões. Será tb uma forma de diversificar o negócio.
Porque não?
Batotinha