
Rede de Carregadores rápidos
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Re: Rede de Carregadores rápidos
Tenho acompanhado este tópico, e apenas me foco no essencial (do meu ponto de vista) PCR, a minha pergunta é: Qual é a potencia necessária que se tem que contratar a uma distribuidora de electricidade para que um PCR funcione?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
Re: Rede de Carregadores rápidos
mrr, aqui estamos todos à procura de respostas e soluções da parte de quem sabe da poda.
Senão nunca vamos construir nada.
É por isso que estamos aqui todos...
Podes responder à tua própria pergunta?
Quanto achas que necessitamos?
Senão nunca vamos construir nada.
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Quanto achas que necessitamos?
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Re: Rede de Carregadores rápidos
Pois, não faço ideia, mas penso que mais de 41,4kVA, e nesse caso é necessário ter um PT o que eleva o grau de dificuldade em obter um.meira78 Escreveu:mrr, aqui estamos todos à procura de respostas e soluções da parte de quem sabe da poda.
Senão nunca vamos construir nada.
É por isso que estamos aqui todos...
Podes responder à tua própria pergunta?
Quanto achas que necessitamos?
Caso exista PCR que apenas necessitem 41,4kVA ai é mais fácil, pode é demorar mais a carregar.
Eu acho que um PCR debita 50kw, por isso é sempre necessário ter mais de 50kVA.
Atenção que não percebo nada de electricidade, estou muito longo destes valores?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
Re: Rede de Carregadores rápidos
Segundo sei, pcr começa com 25 kW, a ideia era não passar dos 43 kW por causa dos valores.
- rnlcarlov
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Re: Rede de Carregadores rápidos
Mas será que é mesmo obrigatório ter o PCR a debitar a potência máxima? Há uns tempos não havia um PCR qualquer no norte que só debitava 20-30kw no máximo? Sei que o PCR exige uma potência mínima para poder funcionar (li algures num fórum esse valor mas não me lembro), mas acho que é possível adaptar à potência que estiver disponível. Se 50kW o torna impraticável em muitos locais, penso que os 40kW já seriam suficientes. Afinal, a potência máxima é debitada durante muito pouco tempo. A nível de tempo de carregamento não deve ser uma diferença por aí além.mrr Escreveu: Pois, não faço ideia, mas penso que mais de 41,4kVA, e nesse caso é necessário ter um PT o que eleva o grau de dificuldade em obter um.
Caso exista PCR que apenas necessitem 41,4kVA ai é mais fácil, pode é demorar mais a carregar.
Eu acho que um PCR debita 50kw, por isso é sempre necessário ter mais de 50kVA.
Atenção que não percebo nada de electricidade, estou muito longo destes valores?
Re: Rede de Carregadores rápidos
É exactamente isso, mrr.mrr Escreveu:Pois, não faço ideia, mas penso que mais de 41,4kVA, e nesse caso é necessário ter um PT o que eleva o grau de dificuldade em obter um.meira78 Escreveu:mrr, aqui estamos todos à procura de respostas e soluções da parte de quem sabe da poda.
Senão nunca vamos construir nada.
É por isso que estamos aqui todos...
Podes responder à tua própria pergunta?
Quanto achas que necessitamos?
Caso exista PCR que apenas necessitem 41,4kVA ai é mais fácil, pode é demorar mais a carregar.
Eu acho que um PCR debita 50kw, por isso é sempre necessário ter mais de 50kVA.
Atenção que não percebo nada de electricidade, estou muito longo destes valores?
Há por aqui muito boa gente que não oercebe nada desses pormenores de electricidades e eu sou um deles, por isso necessitamos é temos vindo a apelar à ajuda de todos.
A nossa aposta é para a potencia de 41,4kVA. Aliás, penso que é a máxima permitida para clientes domésticos e que nos permite poupar imenso tanto a nível de preços de potência e consumo de energia.
Se demorar mais 5 minutos a fazer a carga normal até aos 80% penso que não será isso que vai inviabilizar o projecto...
Precisamos da ajuda de todos.
Este é o local certo.
Já agora, diz-me como ficou a questão que abordei anteriormente sobre o plano que a tua empresa tinha...
Re: Rede de Carregadores rápidos
Sim, Fil. Nesse caso designa-se de semi-rápida. A MagnumCap tem alguns desses em algumas zonas do país e julgo que uma combinação de 12 PCR nas zonas mais importantes a nível de ligação e outros PC semi-R noutras zonas bem localizadas, mas já menos importantes a nível de ligação e onde os users possam passar mais um pouco de tempo à espera, já mais perto das cidades médias deste país, seria o projecto ideal a nível de funcionalidade e a nível de sustentabilidade de custos.Fil Escreveu:Segundo sei, pcr começa com 25 kW, a ideia era não passar dos 43 kW por causa dos valores.
Só um projecto megalómano com 50 PCR idealizado à anos atrás e comparticipado por fundos comunitários poderia acabar no actual estado da rede. Porque não foram os PCR instalados quando foram todos os outros? Alguma razão deve existir.
Gostava de conhecer a localização prevista dessa rede de PCR da Mobi.E. Já vi por aqui o mapa (foto numa parede), mas gostava de ter autorização para divulgar essa info.
Última edição por meira78 em 03 jul 2015, 14:08, editado 1 vez no total.
Re: Rede de Carregadores rápidos
Certo.rnlcarlov Escreveu:Mas será que é mesmo obrigatório ter o PCR a debitar a potência máxima? Há uns tempos não havia um PCR qualquer no norte que só debitava 20-30kw no máximo? Sei que o PCR exige uma potência mínima para poder funcionar (li algures num fórum esse valor mas não me lembro), mas acho que é possível adaptar à potência que estiver disponível. Se 50kW o torna impraticável em muitos locais, penso que os 40kW já seriam suficientes. Afinal, a potência máxima é debitada durante muito pouco tempo. A nível de tempo de carregamento não deve ser uma diferença por aí além.mrr Escreveu: Pois, não faço ideia, mas penso que mais de 41,4kVA, e nesse caso é necessário ter um PT o que eleva o grau de dificuldade em obter um.
Caso exista PCR que apenas necessitem 41,4kVA ai é mais fácil, pode é demorar mais a carregar.
Eu acho que um PCR debita 50kw, por isso é sempre necessário ter mais de 50kVA.
Atenção que não percebo nada de electricidade, estou muito longo destes valores?
Estamos à espera que os entendidos nestas lides da electrónica e electricidade nos ajudem a perceber estas interrogações.
O objectivo é ter no máximo os 41,4kVA para manter o projecto estável. A potencia máxima como dizes é só nos primeiros minutos, por isso é que queremos garantir a simultaneidade de carregamentos para poder usufruir da capacidade de potência instalada e não estar à espera que o 1o veículo termine a carga, mesmo estando a receber apenas 10kW quando poderíamos permitir a carga a um 2o veículo de forma simultânea. O da A5 só permite uma carga de cada vez. Se chegarmos lá e estiver ocupado é esperar... pelo menos a dar como boas todas as infos aqui colocadas.
É isso que queremos garantir. Um bom serviço, o mais rápido possivel, custos baixos a nível de funcionamento, tanto da instalação dos PCR, como da potência e electricidade, como do uso que os users lhes querem dar. É só isso que queremos, sem rendas para ninguém.
Última edição por meira78 em 03 jul 2015, 19:45, editado 1 vez no total.
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Re: Rede de Carregadores rápidos
Com os 41,4kVA dá, com segurança, para um PCR de 33kW. Há que contar com as perdas do próprio PCR e um possível abaixamento da tensão da rede que faça com que os 41,4kVA nominais não estejam disponíveis. Não é mau. Mesmo assim é necessário fazer uma ligação exclusiva à rede. Os locais têm de ser muito bem escolhidos, com o apoio de alguém que perceba do assunto, para minimizar os custos de ligação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Rede de Carregadores rápidos
Penso que a EFACEC e a MagnumCap em Portugal e outros lá fora percebem bem do assunto.
Só depende de nós pôr isto em prática e no terreno.
Vamos a isso?
Só depende de nós pôr isto em prática e no terreno.
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