Rede de Carregadores rápidos

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.

Quanto estaria disposto a pagar por mês para ter acesso a uma rede de carregamento rápido?

1- até 3€
3
10%
2- de 3 a 5€
7
23%
3- de 5 a 10€
17
55%
4- de 10 a 15€
0
Sem votos
5- de 15 a 20€
4
13%

Total de votos: 31

meira78
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Rede de Carregadores rápidos

Mensagem por meira78 » 03 jul 2015, 21:37

mrr Escreveu:
meira78 Escreveu:A questão da EFACEC e MagnumCap eu já tratei. Tenho dados, mas isso não vale de muito. O que vale é chegar ao pé deles e falar de algo realista, palpável.

Quanto a isso, depois é uma questão de negociação, pois se vou pedir um orçamento para cada um por sua vez, temos de abanar a árvore das patacas...

Este projecto tem de ser sólido e tem de contar com o interesse de todos. Os parceiros que nós vamos escolher têm de estar disponíveis para entrar nele e fazer esforço por isso, pois para derrapar projectos não contem comigo. Já há por aí muitos políticos e decisores públicos à espreita...

Todos têm a ganhar com isso. Isso é um facto.
Eu ia entrar em contacto com a MagnumCap, mas visto que já o fez, melhor...

Já agora quanto ao meu problema que tinha na empresa (Necessitava de PT) foi resolvido com alterações na forma de funcionamento das maquinas, nunca trabalham todas ao mesmo tempo, dando sempre prioridade às que tem mesmo de trabalhar e só liga as restantes quando as principais param, assim a potencia chega para a empresa continuar a trabalhar e não implicou nem nada... O PT para além de vir a aumentar a potencia também tem algo de muito bom que é o preço da energia, é bem mais barato que o que se paga em BTN.
mrr, podes entrar em contacto e ver as condições que recebes. Nunca perdemos nada, apesar de a MagnumCap beber esta informação... aqui no fórum. Qualquer questão que lhes seja posta eles já a beberam aqui ou alguém já lhes sussurrou tb...

Relativamente ao PT, podes colocar aqui exemplo dos preços de energia com PT e sem PT? Isso deve ser para ancorar o cliente... ou será mais barato que na concorrência? Como é negociado deve ficar sempre mais em conta...

alexmol
Proprietário Tesla
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Contacto:

Mensagem por alexmol » 03 jul 2015, 23:16

meira78 Escreveu: Alexmol, queres tratar disso dado que tens mais conhecimentos na área técnica do que os pensadores deste projecto?

Podemos usar a localização dos Bombeiros de Santarém para servir de teste.

O que acham?

Achas que é possível fazer um mix de 41,4kVA no nosso contrato com um de 27,6kVA do quartel dos Bombeiros?
É possível juntar as duas potências e retirar por exemplo cerca de metade da potência dos Bombeiros respeitante às suas necessidades e a restante para ajudar o nosso a ter os 44kW de potência suficiente para uma carga rápida? Isso é possível?
Para tratar disso preciso de ver o espaço e as condições no local e contactar um empreiteiro da zona que possa ir lá ver para que o preço seja realista. Eu disponibilizava-me se fosse aqui no Algarve.

Quanto ao mix acho que vai encarecer o projecto pois implica mais equipamento e mais coisas para avariarem além de não ser uma solução standard o que trás os seus problemas. Implica também um sistema para medir o consumo dos bombeiros e não puxar demasiado da baixada deles. Acho a ideia tecnicamente interessante e um desafio mas neste caso isso vai encarecer a solução quando o que se prentende é o contrário.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

meira78

Mensagem por meira78 » 04 jul 2015, 01:23

alexmol Escreveu:
meira78 Escreveu: Alexmol, queres tratar disso dado que tens mais conhecimentos na área técnica do que os pensadores deste projecto?

Podemos usar a localização dos Bombeiros de Santarém para servir de teste.

O que acham?

Achas que é possível fazer um mix de 41,4kVA no nosso contrato com um de 27,6kVA do quartel dos Bombeiros?
É possível juntar as duas potências e retirar por exemplo cerca de metade da potência dos Bombeiros respeitante às suas necessidades e a restante para ajudar o nosso a ter os 44kW de potência suficiente para uma carga rápida? Isso é possível?
Para tratar disso preciso de ver o espaço e as condições no local e contactar um empreiteiro da zona que possa ir lá ver para que o preço seja realista. Eu disponibilizava-me se fosse aqui no Algarve.

Quanto ao mix acho que vai encarecer o projecto pois implica mais equipamento e mais coisas para avariarem além de não ser uma solução standard o que trás os seus problemas. Implica também um sistema para medir o consumo dos bombeiros e não puxar demasiado da baixada deles. Acho a ideia tecnicamente interessante e um desafio mas neste caso isso vai encarecer a solução quando o que se prentende é o contrário.
Alexmol, obrigado pela tua sisponibilidade e ajuda no esclarecimento.

Compreende que eu de electricidade compreendo muito pouco, por isso é que preciso que as coisas sejam explicadas com simplicidade.

Referi a questão da opção em mix de dois fornecimentos como hipótese para evitar uma instalação mais complexa. Obviamente que não propunho uma que seja mais complexa ainda. Mas tb não queria conceber um projecto de uma instalação que nos traz muito pouco acima do que já temos e fazer com que os carregamentos demorem mais do que 1 hora.

Também não faz muito sentido investir num PCR com capacidade para 50kW e depois só ser possível dispensar 30kW, compreendes? E adquirir desde já PCsemiR com apenas 22 kW para depois os localizarmos noutras zonas? Se bem que numa fase mais inicial até pode fazer sentido. E depois ir abrindo a torneira em função do interesse dos users da rede. E quanto mais tempo mantivermos o carregador ocupado mais complicado é o 2o ou 3o user estar várias horas à espera por uma carga.

Se instalarmos num quartel dos bombeiros uma mini-producao renovável com potência instalada de por exemplo 40kW, não será mais fácil depois já ter capacidade de resposta para nos fornecer essa potência directamente da rede? Nesse caso quem paga um PT para receber a energia injectada pela renovável?

A nível de localização a sul já temos 3 pontos mais ou menos pré-definidos, mas eventualmente vamos precisar de um na zona em que termina a A2, a N2 e se cruzam com a A22, algures entre Paderne, Ferreiras e Boliqueime. Penso que nessa zona não existe um grande quartel de Bombeiros, que reúna a proximidade com estas 3 vias, mas tu que conheces o Algarve melhor do que nós, podes dar as tuas dicas e podemos ver a opção que melhor cumpre os nossos desejos.

Tens legitimidade e autonomia para depois tentares averiguar a potência instalada, tarifa aplicada, gasto usual e se é viável um aumento de potência. Eu iria mais para a necessidade de um novo contrato, mesmo no mesmo edifício de forma a podermos ter total independência e ter o máximo de potência possivel sem a necessidade de PT. Posteriormente e avaliando caso a caso existem algumas CMs que se disponibilizaram para ajudar nestas "burocracias...

Mais qq coisa que precises, estamos aqui para construir a melhor solução.

Esta tua ideia de estudar uma primeira localização, para ver as condições nesse local, pode ser importante para o futuro e dar mais estofo a avaliar as condições de todos os locais em perspectiva na totalidade do projecto.

Obrigado pelo empenho. É assim que se dá credibilidade ao projecto e se tenta ajudar...

rnlcarlov
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah

Mensagem por rnlcarlov » 04 jul 2015, 10:09

meira78 Escreveu: Se instalarmos num quartel dos bombeiros uma mini-producao renovável com potência instalada de por exemplo 40kW, não será mais fácil depois já ter capacidade de resposta para nos fornecer essa potência directamente da rede? Nesse caso quem paga um PT para receber a energia injectada pela renovável?
Deixa-me ver se percebi bem. Queres instalar 40kw de painéis solares nos bombeiros? Fazes ideia do espaço e investimento necessário? 40kw implica 160 painéis. É uma brutalidade. Não creio que os quartéis sejam assim tão grandes para poder acartar com tal projeto.

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 04 jul 2015, 10:49

Tenho de voltara esclarecer que nos moldes actuais não acredito na viabilidade do projecto, pelas razões que já fui expondo ao longo deste tópico. Isso não implica que não dê a minha ajuda, principalmente na parte técnica, e que não tente projectar o máximo de luz sobre este assunto para que não restem dúvidas se e quando for a altura de avançar em concreto .

Se queremos ter PCR de mais de 33kW o investimento inicial é bastante maior. Um PT privado custa dinheiro, tem de ter técnico responsável mas, pelo lado positivo, a electricidade comprada em média tensão é mais barata. Se a utilização for ocasional duvido muito que alguma vez se recupere o investimento no PT.

Para potências abaixo de 40kVA o melhor é construir a baixada. Se isso não serve então esqueçam os bombeiros e procurem instalações industriais com grandes potências instaladas que possam partilhar uma parte.

Quanto às renováveis já me pronunciei neste tópico.

Quando passar perto de Paderne vou tentar obter dados concretos.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

meira78

Mensagem por meira78 » 04 jul 2015, 11:38

alexmol Escreveu:Tenho de voltara esclarecer que nos moldes actuais não acredito na viabilidade do projecto, pelas razões que já fui expondo ao longo deste tópico. Isso não implica que não dê a minha ajuda, principalmente na parte técnica, e que não tente projectar o máximo de luz sobre este assunto para que não restem dúvidas se e quando for a altura de avançar em concreto .

Se queremos ter PCR de mais de 33kW o investimento inicial é bastante maior. Um PT privado custa dinheiro, tem de ter técnico responsável mas, pelo lado positivo, a electricidade comprada em média tensão é mais barata. Se a utilização for ocasional duvido muito que alguma vez se recupere o investimento no PT.

Para potências abaixo de 40kVA o melhor é construir a baixada. Se isso não serve então esqueçam os bombeiros e procurem instalações industriais com grandes potências instaladas que possam partilhar uma parte.

Quanto às renováveis já me pronunciei neste tópico.

Quando passar perto de Paderne vou tentar obter dados concretos.
Para que não fiquem dúvidas: as renováveis não vão injectar directamente energia nos Bombeiros.
As renováveis podem servir como um excelente investimento para cada um de nós, simples particulares, poder investir as suas poupanças a taxas de juro superiores aos bancos comerciais. Isso serve apenas para pagar a instalação. Com as receitas pagamos esse investimento e juros, amortizando a renovável e investindo lucros na rede de PCR aa expandir no futuro, a fazer a manutenção, a efectuar upgrades, etc, etc, etc.

Surgiu aqui a possibilidade de não tendo o quartel uma potência tão elevada na zona e tendo nós de suportar um investimento num PT ou num ramal bastante caro, solicitar ligação à rede com a instalação da renovável para enviar energia para a rede. Isso é viável e irá ajudar no fornecimento de maior potência para a rede de PCR a instalar nos Bombeiros ou é totalmente indiferente existir uma renovável ou não no edifício? Gostava de obter este esclarecimento.

Relativamente à potência do PCR, o ideal é não ultrapassar os 41,4kVA. O máximo que conseguimos em potência é 33kW? A serem correctas estas contas, ou teremos de instalar PCR mais lentos ou verificar a possibilidade do tal mix de potências de 2 contadores diferentes para ter os 44kW.

Já agora, para quem tem conhecimento com todas estas lides, qual o preço em média tensão do kW? É assim tão competitivo face à baixa tensão ou como é do tipo "empresarial" é negociável?

Gostava de ouvir mais opiniões e conhecimentos na matéria que nos possam ajudar na procura da melhor solução.

Para aqueles que colocam dúvidas neste projecto com PCR de 44kW, qual o plano de colocação de 50 PCR da Mobi.E?
Colocar cerca de 60kVA de potência num local público, aberto, no meio da rua com baixada e PT x 50 deve ser mesmo um projecto megalómano! Quais os custos disso?
Teriam de cumprir todas estas regras, não é? Será que foi por isso que instalaram mais de 1.000 PCL e nem 1 PCR? Alguma razão tem de existir.

Os quartéis de Bombeiros de últimas gerações, já estão instalados em zonas industriais ou comerciais de grande dimensão, que lhes permite ter um quartel bem apetrechado a nível de potência. Nesses casos poucos locais terão melhores condições de ligação à rede do que eles.

Mas há outros, do tipo de locais com me só populacao, em que não houve qualquer investimento e ainda estão no mesmo edifício de há 50 anos atrás e que tomará eles que nós fôssemos para lá lara eles poderem beneficiar com o aumento de potencia a contratar na zona.

Há de tudo e é oara isso que estamos aqui a debater e a escolher as melhores opções.

Apartir de que potencia a contratar teremos de ser nós a suportar o custo da baixada/ramal, dado que já existe ligação ao edifício por parte da EDP Distribuição?

Se a nível totalmente particular não fôr possível suportar todos estas necessidades até ter a potencia nos quartéis, este projecto só será viável com a comparticipação comunitária ou de fundos públicos. Ainda aguardo que os mais entendidos nesta área nos possam ajudar.

Todas as ajudas são bem-vindas.

Alexmol, assim que puderes, na zona que referimos, tenta perceber as condições.

E já agora: se cada um de nós se deslocar à Associação de Bombeiros da sua zona e tentar averiguar as condições a nível de potência que eles têm e quais as necessidades de consumo, tudo se tornará bastante mais fácil.

Obrigado

meira78

Mensagem por meira78 » 04 jul 2015, 12:02

rnlcarlov Escreveu:
meira78 Escreveu: Se instalarmos num quartel dos bombeiros uma mini-producao renovável com potência instalada de por exemplo 40kW, não será mais fácil depois já ter capacidade de resposta para nos fornecer essa potência directamente da rede? Nesse caso quem paga um PT para receber a energia injectada pela renovável?
Deixa-me ver se percebi bem. Queres instalar 40kw de painéis solares nos bombeiros? Fazes ideia do espaço e investimento necessário? 40kw implica 160 painéis. É uma brutalidade. Não creio que os quartéis sejam assim tão grandes para poder acartar com tal projeto.
Relativamente ao não fornecimenro da rede de PCR através da instalação renovável já esclareci mo tópico anterior.

A adopção desta medida só se prende com a sustentabilidade de todo o projecto.

Faz mais sentido que a energia que estamos a usar nos VE seja de origem renovável.

Para tal temos de gerar a mesma quantidade de energia que está is a gastar da rede.

Para um gasto mensal de 5.000kW teríamos de gerar numa renivável cerca de 60.000kW por ano.

Se considerarmos uma renivável com potência instalada de 40kW, ela vai gerar cerca de 60.000kW / ano.

O valor dessa instalação ronda os 50.000€ com tendência para descer, considerando a descida dos preços dos últimos anos e meses.

Se a energia vendida à rede da EDP ronda os 0,1€, logo 60.000 x 0,1€ = 6.000€ por ano.

Como o contrato com a EDP é por 15 anos, podemos concluir que no máximo em 10 anos teremos a instalação paga com todos as despesas inerentes ao funcionamento da mesmo e inclusivé ao pagamento de juros que inicialmente poderão suportar o custo da instalação da mesma a taxas de juro acima das ofertas comerciais dos bancos em Portugal.

Os últimos 5 anos do contrato gerarão uma receita de cerca de 30.000€ que será usada para a sustentabilidade financeira da rede de PCR.

Posteriormemte a instalação continuará a gerar energia, mesmo que com uma ligeira perda de eficiência, mas obviamente continuará a ser viável para qualquer utilização, seja para fazer novo contrato com a EDP, com o proprietário, ou outro de qualquer tipo que a uma distância de 15 anos não podemos garantir. Pode até ser doada para os bombeiros ou fornecida a custos bastante reduzidos ou para ser usada como um sistema híbrido. São tantas as possibilidades...

Não parece sustentável?

meira78

Mensagem por meira78 » 04 jul 2015, 13:53

rdias Escreveu:Mas já foram definidos número de pcrs ? 12 ? Locais ? Já alguém falou com bombeiros ?

Eu acredito que é possível mas temos de começar a ver coisas palpáveis....
Existe esse trabalho feito e outro que tem de ser adaptado em função das condições escolhidas, mas para isso temos de tirar estas dúvidas técnicas de operacionalização e que tipo de carga rápida adoptar e em função disso estabelecer parceria com associação/cooperativa existente ou criar uma que defenda os nossos interesses.

Só com modelo associativo de partilha será possível cumprir as premissas que descrevi e desenvolvi aqui no tópico.

Nesta altura precisamos de respostas técnicas e de validar a operacionalização da solução que descrevi.

Vamos ver se é possível obter aqui respostas credíveis e com argumento para podermos seguir este modelo.

alexmol
Proprietário Tesla
Contacto:

Mensagem por alexmol » 04 jul 2015, 14:58

meira78 Escreveu:Surgiu aqui a possibilidade de não tendo o quartel uma potência tão elevada na zona e tendo nós de suportar um investimento num PT ou num ramal bastante caro, solicitar ligação à rede com a instalação da renovável para enviar energia para a rede. Isso é viável e irá ajudar no fornecimento de maior potência para a rede de PCR a instalar nos Bombeiros ou é totalmente indiferente existir uma renovável ou não no edifício? Gostava de obter este esclarecimento.
Se o PCR vier preparado para receber um sinal que lhe diga qual a potência máxima disponível no momento e tiver a possibilidade de fazer essa regulação em tempo real então uma instalação renovável pode aumentar a potência disponível conforme a produção. Indagar junto dos fornecedores de PCR se existe essa opção e quanto custa.
meira78 Escreveu:Relativamente à potência do PCR, o ideal é não ultrapassar os 41,4kVA. O máximo que conseguimos em potência é 33kW?
Não deve fugir muito disso, concordo com esse número.
meira78 Escreveu:A serem correctas estas contas, ou teremos de instalar PCR mais lentos ou verificar a possibilidade do tal mix de potências de 2 contadores diferentes para ter os 44kW.
Ir buscar potências diferentes a 2 contadores diferentes não é trivial do ponto de vista técnico e nem sei se é legal!
Tenho sérias dúvidas que uma instalação que contemple essa possibilidade passe na certificação.
Misturar potências de 2 contadores diferentes implica que o PCR tenha dois conversores AC-DC independentes, cada um com a sua protecção e regulação de potência, só fazendo o paralelo já do lado DC. Dependendo de como é construído o PCR isso poderá fazer aumentar brutalmente o seu preço. Se for um PCR com opção de carga em AC43 então imagino o trabalho que isso dará ao construtor! Consultar fornecedores sff.
meira78 Escreveu:Já agora, para quem tem conhecimento com todas estas lides, qual o preço em média tensão do kW? É assim tão competitivo face à baixa tensão ou como é do tipo "empresarial" é negociável?
Os preços em horas de super-vazio (tarifa tetra-horária) podem ir até os 8cent/kWh, mas isso é das 2 às 6 da manhã. Em horário de ponta ficam quase tão caras como a tarifa tri-horária normal. É preciso gastar muito para compensar. Negociável é, pode-se optar por fornecedores diferentes, mas para ter bons preços tinha de se negociar vários contratos ao mesmo tempo.
meira78 Escreveu:A partir de que potencia a contratar teremos de ser nós a suportar o custo da baixada/ramal, dado que já existe ligação ao edifício por parte da EDP Distribuição?
Se for celebrado um novo contrato que implique um novo local de fornecimento e consequentemente um novo contador (mesmo num edifício já existente) o custo dessa ligação e da respectiva certificação é sempre com o cliente.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem

2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

danielbranco
Registado: 17 jun 2015, 14:32
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Mensagem por danielbranco » 04 jul 2015, 16:16

Mais depressa invisto 3000 euros numa renovável para as pcr com uma taxa de retorno de 4% em cinco anos do que invisto 500 euros sem retorno nenhum numa rede pcr.

Responder

Voltar para “Carregamento”