Falando do shunt é 8421 no mk1 e 2?mjr Escreveu:No Leaf é como o VETL explicou. Os shunts nas células que o LBC pensa que devem ser descarregadas fica ativo sempre que o LBC está ligado (carro em Ready, a carregar ou em Acc). O Leaf spy indica quais as células com o shunt ligado a vermelho.
A diminuição da corrente de carga no fim não tem nada a ver com o balanceamento.

Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
O Leaf não faz o shunt às que necessitam ser descarregadas com o cabo ligado sem estar a carregar.alexmol Escreveu:Hoje o carro esteve parado o dia todo e ficou com o cabo de carregamento ligado.
Chegou aos 100%, diminuiu a corrente e depois parou de carregar.
Entretanto saí para trabalhar e ao fim do dia fui verificar as tensões mínima e máxima e estão com 48mV de diferença.
Se houve balanceamento não se notou nada.
Após um período de pausa, ele faz isso mas tem que estar o carro ligado (em ready) ou a carregar.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Então no Leaf quando a carga chega a 100% ele não pára de carregar e manda o EVSE cortar a energia ?
Ou fica o EVSE ligado mas a consumir meia dúzia de watts durante esse período de pausa e depois balanceamento ?
Ou fica o EVSE ligado mas a consumir meia dúzia de watts durante esse período de pausa e depois balanceamento ?
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Voltarei à questão do balanceamento das células, mas outros valores mais altos se levantam!
Já consegui obter as tensões individuais das células no Fluence!

Afinal o que eu estava a ler como tensão média era a da célula mais baixa. O pack não está assim tão desiquilibrado!
Fiquei sem saber que tensão era aquela com valor abaixo da célula mais fraca.
Já consegui obter as tensões individuais das células no Fluence!


Afinal o que eu estava a ler como tensão média era a da célula mais baixa. O pack não está assim tão desiquilibrado!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Eu penso que ele pára de carregar quando a corrente permitida para que as células não atinjam determinada tensão seja baixa.alexmol Escreveu:Então no Leaf quando a carga chega a 100% ele não pára de carregar e manda o EVSE cortar a energia ?
Ou fica o EVSE ligado mas a consumir meia dúzia de watts durante esse período de pausa e depois balanceamento ?
O balanceamento é feito com o carro ligado a andar ou a carregar. Melhor: Os shunts de descarga de algumas células ligam com o carro a andar ou a carregar.
Outra coisa diferente, é a determinação de quais as células a descarregar. Esse cálculo é que é feito pelo carro após um período de pausa de 30m (contactor desligado) desde que as células estejam acima dos 4v.
Espero ter-me feito entender agora.
Mais uma vez parabéns pelo trabalho fantástico que estás à desenvolver...
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
PercebidoVETL Escreveu:O balanceamento é feito com o carro ligado a andar ou a carregar. Melhor: Os shunts de descarga de algumas células ligam com o carro a andar ou a carregar.
Outra coisa diferente, é a determinação de quais as células a descarregar. Esse cálculo é que é feito pelo carro após um período de pausa de 30m (contactor desligado) desde que as células estejam acima dos 4v.

Vou tentar perceber se o Fluence faz a mesma coisa

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Que maravilhoso gráfico, tudo se está a compor!
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Espetacular gráfico AlexMol! Suponho que seja um World First
Muitos Parabéns!!
De facto assim está bem melhor. Agora que já tens o gráfico a 100% só falta obter o gráfico com as tensões à volta do joelho, ou seja pelos 3,7V, para podermos avaliar o equilíbrio do pack.
É de alguma maneira semelhante ao Leaf a maneira de obter as tensões individuais?


De facto assim está bem melhor. Agora que já tens o gráfico a 100% só falta obter o gráfico com as tensões à volta do joelho, ou seja pelos 3,7V, para podermos avaliar o equilíbrio do pack.
É de alguma maneira semelhante ao Leaf a maneira de obter as tensões individuais?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
É parecido ao Leaf, mas coisas estão arrumadas de forma diferente e em sítios diferentes no CanBus.
Só há mais 2 coisas que gostaria de obter:
- Os shunts activos no balanceamento (se é que o pack do Fluence faz balanceamento)
- A potência/corrente máxima que a bateria aceita no momento, que limita a regeneração quando o SoC está perto de 100%, e que servirá de referência num eventual sistema de carga rápida e/ou em DC
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Alexmol
Gostaria de confirmar se o carro antes da troca de motor, também fazia o tal silvo em acelaração?
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