
Diário de Bordo - Marco
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Diário de Bordo - Marco
Por indicação do MJR decidi então criar um diário de bordo para partilhar a minha experiência com o LEAF.
Podem ver a minha apresentação em http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=4488
Tive alguma dificuldade inicial em registar o meu username mmenaia (obrigado ao MJR por desbloquear a situação), por isso não estranhem os post que entretanto fiz com o username miguelm.
Podem ver a minha apresentação em http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.php?f=4&t=4488
Tive alguma dificuldade inicial em registar o meu username mmenaia (obrigado ao MJR por desbloquear a situação), por isso não estranhem os post que entretanto fiz com o username miguelm.
Marco
LEAF entregue a 28 Maio 2015
40 000 Km - 11 barras
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Registo de Carregamento na MOBIE
Desde o dia 17 de Julho que os meus carregamentos na MOBIE não ficam registados no site, está a acontecer a mais alguém também?
Inicialmente pensei que fosse avaria de um ou outro posto, mas fiz o teste de ir de propósito carregar num posto onde já tinha estado antes e que ficou registado o carregamento na MOBIE e nada...
Desde dia 17 Julho não tenho nada registado.
Inicialmente pensei que fosse avaria de um ou outro posto, mas fiz o teste de ir de propósito carregar num posto onde já tinha estado antes e que ficou registado o carregamento na MOBIE e nada...

Marco
LEAF entregue a 28 Maio 2015
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Re: Diário de Bordo - Marco
Sim... ultimamente em média em cada 3 carregamentos que faço 1 não fica registado no portal Mobi.e. E por vezes fica registado mas com consumo de 0...
Nissan Leaf - 14 Março 2015 - 12 780km em 17 Set 2015 - 64,11 AHr 12 barras
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Carregamento Rapido PCR-A5
Apesar das dificuldades que tive na primeira vez que tentei carregar no PCR da A5 (http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... 140#p47458), este sábado decidi voltar à "carga"
e tentar mais uma vez, na esperança que o cartão não voltasse a ser identificado como inválido.
Enquanto fazia o percurso até à área de serviço da A5 estava já a mentalizar-me que iria ter que ligar para a linha da MOBIE e que ia voltar para casa novamente sem carregar. Passei o cartão e esperei pela mensagem de validação (o que me pareceu levar uma eternidade), e
tudo ok para prosseguir com o carregamento!
[img]http://s5.postimg.cc/9opbxndt3/PCR_Start.jpg[/img]
[img]http://s5.postimg.cc/ti1fqcr6v/Leaf_Spy_PCR08082015.jpg[/img]
Passei de 29,7% para 85,3% de SOC (de 22% a 88% de carga reportada pelo carro) em cerca de 25 minutos.
Estava à espera que o PCR desligasse automaticamente quando chegasse aos 80% de carga, mas tal não aconteceu, acabei por interromper a carga manualmente.
Tinha a ideia que os PCR paravam quando chegavam aos 80% de carga. Mais alguém teve esta experiência?
[img]http://s5.postimg.cc/cszzufulj/PCR_End01.jpg[/img]
Apesar de ter chegado apenas com 5 barras de temperatura, já saí de lá com 6 e com uma temperatura de 32,2ºC /32.0ºC /31.4ºC. Acho que nunca tive o pack tão quente
, depois disto foi directo para a garagem arrefecer um bocado.
Pelo que li aqui no fórum, fiquei com a ideia que ao longo da carga rápida a potência vai diminuindo.
Como estava curioso para perceber como era a curva de potência do PCR, acabei por fazer um gráfico com o log do LeafSpy e fiquei espantado pois a diminuição da curva.
A escala do gráfico está em segundo, do lado esquerdo está indicada a potência em kW e do lado direito a % de SOC
Após apenas 6min48seg em carga e com 53% de SOC a potência começa a diminuir abruptamente.
5,5kWh carregados em 06m48s (de 29% aos 53% carga)
7,7kWh carregados em 18m34s (de 53% aos 85% carga)
13,2 kWh carregados em 25m22s
[img]http://s5.postimg.cc/q8n0jw33b/Grafico_PCR.jpg[/img]

Enquanto fazia o percurso até à área de serviço da A5 estava já a mentalizar-me que iria ter que ligar para a linha da MOBIE e que ia voltar para casa novamente sem carregar. Passei o cartão e esperei pela mensagem de validação (o que me pareceu levar uma eternidade), e

[img]http://s5.postimg.cc/9opbxndt3/PCR_Start.jpg[/img]
[img]http://s5.postimg.cc/ti1fqcr6v/Leaf_Spy_PCR08082015.jpg[/img]
Passei de 29,7% para 85,3% de SOC (de 22% a 88% de carga reportada pelo carro) em cerca de 25 minutos.
Estava à espera que o PCR desligasse automaticamente quando chegasse aos 80% de carga, mas tal não aconteceu, acabei por interromper a carga manualmente.
Tinha a ideia que os PCR paravam quando chegavam aos 80% de carga. Mais alguém teve esta experiência?
[img]http://s5.postimg.cc/cszzufulj/PCR_End01.jpg[/img]
Apesar de ter chegado apenas com 5 barras de temperatura, já saí de lá com 6 e com uma temperatura de 32,2ºC /32.0ºC /31.4ºC. Acho que nunca tive o pack tão quente

Pelo que li aqui no fórum, fiquei com a ideia que ao longo da carga rápida a potência vai diminuindo.
Como estava curioso para perceber como era a curva de potência do PCR, acabei por fazer um gráfico com o log do LeafSpy e fiquei espantado pois a diminuição da curva.

A escala do gráfico está em segundo, do lado esquerdo está indicada a potência em kW e do lado direito a % de SOC
Após apenas 6min48seg em carga e com 53% de SOC a potência começa a diminuir abruptamente.
5,5kWh carregados em 06m48s (de 29% aos 53% carga)
7,7kWh carregados em 18m34s (de 53% aos 85% carga)
13,2 kWh carregados em 25m22s
[img]http://s5.postimg.cc/q8n0jw33b/Grafico_PCR.jpg[/img]
Marco
LEAF entregue a 28 Maio 2015
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Re: Diário de Bordo - Marco
Não necessita fazer esse gráfico com o log.
O LeafSpy faz isso:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -06-16.png[/img]
É uma das 4 opções do segundo screen...
O LeafSpy faz isso:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... -06-16.png[/img]
É uma das 4 opções do segundo screen...
Última edição por VETL em 10 ago 2015, 14:43, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Re: Diário de Bordo - Marco
Esperemos que o problema esteja ultrapassado, que os pcrs fazem falta 

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Re: Diário de Bordo - Marco
Ah, obrigado! Como estava habituado a usar o leaf spy lite, nem tinha reparado nos ecrãs extra.VETL Escreveu:Não necessita fazer esse gráfico com o log.
O LeafSpy faz isso:
É uma das 4 opções do segundo screen...

Marco
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EVSE em Garagem Comum
Depois de falar com alguns amigos meus, engenheiros electrotécnicos e entendidos nesta matéria da mobilidade eléctrica, recomendaram-me a instalação de um EVSE fixo, de modo a tomar partido da carga até 32A que o Leaf Acenta possibilita.
1) O quadro eléctrico.
A primeira coisa a fazer foi olhar para o quadro eléctrico (algo que já queria renovar à algum tempo). Arranquei os post-it todos e coloquei uma identificação como deve ser em todos os dijuntores, "desbaralhei" algumas ligações estranhas que para lá tinha e separei alguns circuitos. No final o resultado foi este:
Acabei por separar a instalação de casa e da garagem com diferenciais.
[img]http://s5.postimg.cc/oklm3wp0n/quadro.jpg[/img]
2) A instalação na garagem.
Quanto à autorização para a instalação no parqueamento do prédio, não tive grandes problemas. Já há uns bons anos, que tinha submetido à assembleia de condóminos a proposta de instalar uma tomada "privada" no meu parqueamento. Apesar de não ter concretizado a instalação na altura, ficou aprovada para a posteridade.
No instalação entre o apartamento e a garagem foi necessário fazer algumas curvas acentuadas, pelo que optei por usar fio de 2.5mm por ser mais flexível do que o fio de 6mm que originalmente estava a pensar usar. Usei 3 X 2.5mm para a fase e neutro e 1 X 2.5mm para a terra.
Optei também por ter um armário fechado com o EVSE visto ser uma zona comum.
[img]http://s5.postimg.cc/rdetnxpd3/armario.jpg[/img]
3) O EVSE
Foi-me gentilmente cedido um EVSE pelo meu amigo. Apesar de poder ser programado livremente com os Amperes desejados, ainda não permite a selecção entre múltiplas opções (é ainda um protótipo em fase de desenvolvimento), pelo que optei por pedir para programar o meu em 20 Amp. Como tenho 25Amp contratados em casa, e não estou a pensar alterar para já, 20 Amp para o EVSE pareceu-me uma escolha acertada. Tenho sempre a possibilidade à posteriori alterar esta programação.
[img]http://s5.postimg.cc/px3b5smg7/EVSE.jpg[/img]
O interior do armário ficou assim:
Acabei por deixar também uma tomada CEE para quando quero ligar o EVSE da Nissan de 10Amp, sei que podia ter deixado uma tomada shucko mas preferi assim.
[img]http://s5.postimg.cc/d4f75vauf/interior_teste.jpg[/img][img]http://s5.postimg.cc/6pbkvgeqv/interior_final.jpg[/img]
1) O quadro eléctrico.
A primeira coisa a fazer foi olhar para o quadro eléctrico (algo que já queria renovar à algum tempo). Arranquei os post-it todos e coloquei uma identificação como deve ser em todos os dijuntores, "desbaralhei" algumas ligações estranhas que para lá tinha e separei alguns circuitos. No final o resultado foi este:
Acabei por separar a instalação de casa e da garagem com diferenciais.
[img]http://s5.postimg.cc/oklm3wp0n/quadro.jpg[/img]
2) A instalação na garagem.
Quanto à autorização para a instalação no parqueamento do prédio, não tive grandes problemas. Já há uns bons anos, que tinha submetido à assembleia de condóminos a proposta de instalar uma tomada "privada" no meu parqueamento. Apesar de não ter concretizado a instalação na altura, ficou aprovada para a posteridade.
No instalação entre o apartamento e a garagem foi necessário fazer algumas curvas acentuadas, pelo que optei por usar fio de 2.5mm por ser mais flexível do que o fio de 6mm que originalmente estava a pensar usar. Usei 3 X 2.5mm para a fase e neutro e 1 X 2.5mm para a terra.
Optei também por ter um armário fechado com o EVSE visto ser uma zona comum.
[img]http://s5.postimg.cc/rdetnxpd3/armario.jpg[/img]
3) O EVSE
Foi-me gentilmente cedido um EVSE pelo meu amigo. Apesar de poder ser programado livremente com os Amperes desejados, ainda não permite a selecção entre múltiplas opções (é ainda um protótipo em fase de desenvolvimento), pelo que optei por pedir para programar o meu em 20 Amp. Como tenho 25Amp contratados em casa, e não estou a pensar alterar para já, 20 Amp para o EVSE pareceu-me uma escolha acertada. Tenho sempre a possibilidade à posteriori alterar esta programação.
[img]http://s5.postimg.cc/px3b5smg7/EVSE.jpg[/img]
O interior do armário ficou assim:
Acabei por deixar também uma tomada CEE para quando quero ligar o EVSE da Nissan de 10Amp, sei que podia ter deixado uma tomada shucko mas preferi assim.
[img]http://s5.postimg.cc/d4f75vauf/interior_teste.jpg[/img][img]http://s5.postimg.cc/6pbkvgeqv/interior_final.jpg[/img]
Marco
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Re: Diário de Bordo - Marco
Esta porreiro, à exceção da terra, a secção do fio devia no mínimo ser igual aos outros. Isso numa inspeção é chumbo garantido. Porque avançaste assim?
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Re: Diário de Bordo - Marco
Sou só um curioso nestas matérias de electricidade e electrónica, mas por dificuldades de espaço facilitou só ter de colocar um fio para a terra. A sugestão foi do meu irmão que é eng electrotécnico e disse que era suficiente... Acho que se aplica o ditado " em casa de ferreiro, espeto de pau"Apr Escreveu:Esta porreiro, à exceção da terra, a secção do fio devia no mínimo ser igual aos outros. Isso numa inspeção é chumbo garantido. Porque avançaste assim?

Coloquei 3 fios de 2.5mm para a fase e mais 3 fios de 2.5mm para o neutro, logo ficam cada com uma secção equivalente a um condutor de 7.5mm.rdias Escreveu:Estas a puxar 20 A. Os 2.5 mm é muito pouco. Se puxasses os 30 A , os disjuntores disparavam passado muito pouco tempo.
Marco
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