Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Não tenho muitas noticias do Leaf, mas tenho alguns dados interessantes do meu CI que partilho convosco.
- A úlima vez que atestei o depósito foi em Dezembro de 2014.
- Com pena de o ver sempre parado e com medo que se avariasse de vez, fiz um pequeno acordo com um familiar e cedi-o pelo preço operacional mensal que o carro obriga (selo, inspeção, seguro, etc..) , e com a ressalva de quando precisar dele, tê-lo à minha porta.
Não é que eu goste de viver com falta de autonomia, mas não é um problema tão grande quanto parece. A chave para entender estas decisões é reconhecer que nós próprios mudamos quando assumimos determinadas opções. E se o CI fosse assim tão importante estaria a ser usado regularmente e teria medo de o perder, que não é o caso. De todo!
- Com pena de o ver sempre parado e com medo que se avariasse de vez, fiz um pequeno acordo com um familiar e cedi-o pelo preço operacional mensal que o carro obriga (selo, inspeção, seguro, etc..) , e com a ressalva de quando precisar dele, tê-lo à minha porta.
Não é que eu goste de viver com falta de autonomia, mas não é um problema tão grande quanto parece. A chave para entender estas decisões é reconhecer que nós próprios mudamos quando assumimos determinadas opções. E se o CI fosse assim tão importante estaria a ser usado regularmente e teria medo de o perder, que não é o caso. De todo!
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
Excelentes decisões. 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
A vida é feita de decisões, e às vezes as que nos parecem mais importantes, são as mais simples.
- galt
- Proprietário Leaf
- Registado: 12 mar 2013, 19:16
- Data de fabrico: 26 mar 2012
- Capacidade bateria: 43,23 Ah (8 Barras)
Neste momento fiqueiApr Escreveu:Não tenho muitas noticias do Leaf, mas tenho alguns dados interessantes do meu CI que partilho convosco.

É q tenho um na garagem q só anda em ocasioes especiais e tem 6anos. Amanhã vai andar porq apenas aquele tem as barras p transportar as bikes senão continuaria na garagem. O que ele desvaloriza em apenas 2 anos chegaria p comprar um bateria nova p o Leaf. Mais precisa da correia de distribuição mudada e os orçamentos rondam 500€ sem revisão.
O carro eletrico nesta casa veio mudar as prioridades e os custos.
Tenho de te dar os parabens pq tomaste uma decisao e resolveste 2 casos: reaproveitar recursos, reduzir despesas fixas e aumentaste a mobilidade de outras pequenas.
Energia renovável + deslocação sem gases + silêncio no movimento = Mobilidade Elétrica
- Apr
- Proprietário Leaf
Galt eu antes de trocar para o Leaf, num ano em avarias isoladas larguei 1000€ e no ano a seguir com a "grande revisão" outros 1000. Ainda me lembro de perguntar em tom de gozo se tinham trocado o carro todo mas a resposta foi reveladora: É o preço normal, com troca da corrente de ditribuição.
É o que é e está planeado desde o dia em que se compra o carro.
No outro dia, um individuo estacionou mesmo ao meu lado num lugar da mobi.e e eu de dentro do carro fiz-lhe sinal com o dedo que ali na podia. O sr veio ter comigo e desculpou-se:
(ele) - é só um minuto, estou à espera da minha mulher, eu sei que não se pode estacionar aqui, que é para deficientes
(eu) - desculpe, este lugar não é para deficientes, é para carregar veiculos elétricos
(ele) - ...
(eu) - a Policia também tem um e anda atenta, a não ser que o seu carro seja elétrico e esteja a carregar não pode estacionar aqui
(ele) - Peço desculpa, não estou a compreender o que está a querer dizer.
Expliquei ao sr. com calma que raio é que é isto dos carros elétricos e acho que ele ficou meio tonto não estava a encaixar bem toda esta história... ainda deve ter ficado desconfiado que o estava a enganar...
No outro dia, um individuo estacionou mesmo ao meu lado num lugar da mobi.e e eu de dentro do carro fiz-lhe sinal com o dedo que ali na podia. O sr veio ter comigo e desculpou-se:
(ele) - é só um minuto, estou à espera da minha mulher, eu sei que não se pode estacionar aqui, que é para deficientes
(eu) - desculpe, este lugar não é para deficientes, é para carregar veiculos elétricos
(ele) - ...
(eu) - a Policia também tem um e anda atenta, a não ser que o seu carro seja elétrico e esteja a carregar não pode estacionar aqui

Expliquei ao sr. com calma que raio é que é isto dos carros elétricos e acho que ele ficou meio tonto não estava a encaixar bem toda esta história... ainda deve ter ficado desconfiado que o estava a enganar...
- rnlcarlov
- Registado: 16 jun 2015, 18:08
- Data de fabrico: 04 mai 2011
- Capacidade bateria: 41.1 Ah
É incrível, mas ainda há pessoas que não fazem ideia que existem carros elétricos. Ainda há uns meses ao falar com uma colega de trabalho, trouxe à baila o tema dos carros elétricos, ao que ela comentou muito supreendida: Carros elétricos? Mas não existem apenas carros híbridos?Apr Escreveu:Galt eu antes de trocar para o Leaf, num ano em avarias isoladas larguei 1000€ e no ano a seguir com a "grande revisão" outros 1000. Ainda me lembro de perguntar em tom de gozo se tinham trocado o carro todo mas a resposta foi reveladora: É o preço normal, com troca da corrente de ditribuição.
(ele) - ...
![]()
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
É, um motor a combustível tem de estar lá algures. Talvez a melhor maneira de lhes provar que nunca utiliza combustível é mostrar-lhes a ausência de escape. Ou então perguntar-lhes por onde se atesta o carro. Para a maioria são máquinas de outro mundo.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- Apr
- Proprietário Leaf
Ando a magicar uma forma de me livrar definitivamente de todos os cabos e acessórios e tomadas que carrego na mala. Não sei se vos faz confusão esta história de carregar cabos e cabinhos, eu de vez em quando até começo a suar quando a ponta do cabo mennekes se mete na roda do carrinho de bebé que está presa ao sabonete do chicote da avó... às tantas vem tudo por arrasto numa molhada que só fora da mala e com calma consigo separar... tá visto que também podia ser um bocado mais organizado....
Há pouco estive a sondar o compartimento do motor e debaixo da tampa de plástico que esconde o acesso ao radiador/fichas de carregamento há imenso espaço para um EVSE fixo:

sem essa tampa há duas aberturas que servem que nem uma luva para a ponta J1772 que liga ao carro e outra que pode ser (1) uma ponta de 5 metros com ficha mennekes ou (2) uma ponta de 5metros com uma ficha monofasica. Puxava-se a que interessasse.

Desta forma em vez de ir à mala buscar as coisas é abrir o compartimento do motor e ligar a ponta J1772 e desenrolar o cabo apropriado ao ponto de carregamento. Como não encontrei nada muito elaborado sobre o assunto não tenho a certeza que seja uma boa ideia, o que acham?

Há pouco estive a sondar o compartimento do motor e debaixo da tampa de plástico que esconde o acesso ao radiador/fichas de carregamento há imenso espaço para um EVSE fixo:
sem essa tampa há duas aberturas que servem que nem uma luva para a ponta J1772 que liga ao carro e outra que pode ser (1) uma ponta de 5 metros com ficha mennekes ou (2) uma ponta de 5metros com uma ficha monofasica. Puxava-se a que interessasse.
Desta forma em vez de ir à mala buscar as coisas é abrir o compartimento do motor e ligar a ponta J1772 e desenrolar o cabo apropriado ao ponto de carregamento. Como não encontrei nada muito elaborado sobre o assunto não tenho a certeza que seja uma boa ideia, o que acham?
-
- Proprietário Leaf
- Registado: 19 dez 2011, 03:51
- Data de fabrico: 0- 3-2015
- Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
..e dá para fechar o capot durante a carga sem entalar o cabo?!
- Apr
- Proprietário Leaf
sim, na ultima foto o capot está fechado. Nota que o cabo que está nas fotos já tem secção de 3 x 6mm^2, é bem mais grosso e inviabiliza fazer o mesmo que este senhor do fórum americano fez: