
A primeira viagem
-
- Mensagens: 109
- Registado: 05 ago 2015, 16:20
- Data de fabrico: 08 ago 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
A primeira viagem
Olá pessoal.
Ontem testei o Leaf acenta pela primeira vez numa viagem de cerca de 180 km ( ida e volta).
Sai de casa com 100% e cheguei ao destino passado 1h10, fazendo uma média de 80-90km/h. Temperatura exterior 25°C, sem vento e terreno praticamente plano. (Portel - Alcácer do Sal). Cheguei com 45% de bateria fazendo 90km. Fiquei bastante satisfeito com estes resultados mas o pior estava para vir.
- Chego a casa da minha sogra quando para meu espanto o carregador não carregava o carro... a tomada não tinha ligação terra!!! Valeu a tomada da vizinha. Cerca de 2h de carga, elevando a bateria para os 60% e dando uma estimativa de 90km para aquela percentagem.
Começa a verdadeira aventura ... inicio a viagem de regresso, pelas 22h30, sem vento, temperatura 20°C...
Fazendo uma média de 70-80km/h, cheguei a casa com o simbolo de "bomba de gasolina" ligado, os km e a percentagem de bateria com "traços". E o GPS a indicar para escolher um ponto de abastecimento.... nervos à flor da pele e confirmar se tinha rede no telemóvel para pedir o reboque.
Consegui chegar a casa com uma pilha de nervos...
Neste momento a bateria ainda não está totalmente carregada. Passado 10h ainda estava nos 85%...
Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Ontem testei o Leaf acenta pela primeira vez numa viagem de cerca de 180 km ( ida e volta).
Sai de casa com 100% e cheguei ao destino passado 1h10, fazendo uma média de 80-90km/h. Temperatura exterior 25°C, sem vento e terreno praticamente plano. (Portel - Alcácer do Sal). Cheguei com 45% de bateria fazendo 90km. Fiquei bastante satisfeito com estes resultados mas o pior estava para vir.
- Chego a casa da minha sogra quando para meu espanto o carregador não carregava o carro... a tomada não tinha ligação terra!!! Valeu a tomada da vizinha. Cerca de 2h de carga, elevando a bateria para os 60% e dando uma estimativa de 90km para aquela percentagem.
Começa a verdadeira aventura ... inicio a viagem de regresso, pelas 22h30, sem vento, temperatura 20°C...
Fazendo uma média de 70-80km/h, cheguei a casa com o simbolo de "bomba de gasolina" ligado, os km e a percentagem de bateria com "traços". E o GPS a indicar para escolher um ponto de abastecimento.... nervos à flor da pele e confirmar se tinha rede no telemóvel para pedir o reboque.
Consegui chegar a casa com uma pilha de nervos...
Neste momento a bateria ainda não está totalmente carregada. Passado 10h ainda estava nos 85%...
Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: A primeira viagem
Não duvides!Carloselmano Escreveu: Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!

Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
- Mensagens: 109
- Registado: 05 ago 2015, 16:20
- Data de fabrico: 08 ago 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: A primeira viagem
Isso quer dizer que a autonomia da bateria vai melhorar?jasmim Escreveu:Não duvides!Carloselmano Escreveu: Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Re: A primeira viagem
Carloselmano,Carloselmano Escreveu:Isso quer dizer que a autonomia da bateria vai melhorar?jasmim Escreveu:Não duvides!Carloselmano Escreveu: Espero que estes valores melhorem, pois, questiono-me se foi uma boa compra!!!
Penso que tens de te habituar a analisar o declive do percurso que vais fazer pois tudo indica que na primeira viagem baixaste a altitude relativa e no retorno tiveste de subir mais.
Aconselho-te a não considerares mais de 140/150 kms por viagem nesta altura para teres alguma paz de espírito no momento da chegada pois as subidas podem afectar bastante a autonomia, fora o peso do pé direito.
Na minha experiência de viagens de Lisboa para Évora utilisei uma técnica que pode ajudar a enfrentar essas dificuldades:
1 - Conduzir sempre em ECO e se tiveres nas descidas em B
2 - Tentar nunca ultrapassar as 2 bolas de consumo inclusive nas subidas desde que não baixe dos 65/70 kms/h senão pode afectar o transito.
Com o tempo vais conhecer cada vez melhor este maravilhoso veículo mas é preciso ter presente a suas limitações actuais.
São apenas conselhos ... desejo-te boa sorte
Cumprimentos
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: A primeira viagem
Aconselho a usares o Leaf Spy Pro, pois mesmo com dois traços é possível que ainda tenha autonomia para 10-20km. Alguns LEAFs mk2 são conhecidos por subestimarem o estado de carga quando este é baixo, como o Leaf do cromero. Com o Leaf Spy desaparece a ansiedade pois ele indica o estado de carga até a bateria estar mesmo descarregada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 109
- Registado: 05 ago 2015, 16:20
- Data de fabrico: 08 ago 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: A primeira viagem
Se não esgotou a bateria, foi por pouco.
O carro demorou 12h até as luzes azuis desligarem.
O carro demorou 12h até as luzes azuis desligarem.
-
- Mensagens: 109
- Registado: 05 ago 2015, 16:20
- Data de fabrico: 08 ago 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: A primeira viagem
Os traços a que te referes são os que aparecem por baixo do símbolo Luz de aviso de carga da bateria baixa, a piscar Acho que são 3 !!mjr Escreveu:Aconselho a usares o Leaf Spy Pro, pois mesmo com dois traços é possível que ainda tenha autonomia para 10-20km. Alguns LEAFs mk2 são conhecidos por subestimarem o estado de carga quando este é baixo, como o Leaf do cromero. Com o Leaf Spy desaparece a ansiedade pois ele indica o estado de carga até a bateria estar mesmo descarregada.
O Leaf spy tem que ser com um adaptador bluetooth. Em Portugal não se vende esse adaptador?
Re: A primeira viagem
Se tivesse carregado a 16A em vez de 10A, tinha sido melhor. Se fizer esta viagem regularmente, os 16A ou 32A se possível, são o ideal para andar mais à vontade. Quando se fazem viagens maiores, o truque é esse, carregar sempre e o mais rápido possível
Se calhar é melhor vender-me o carro, que isso não presta
Com 2 fico mais satisfeito 

Se calhar é melhor vender-me o carro, que isso não presta


-
- Mensagens: 109
- Registado: 05 ago 2015, 16:20
- Data de fabrico: 08 ago 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: A primeira viagem
Ehehe. Perto de Alcácer não existe nenhum ponto de abastecimento de 16A. A solução é o abastecimento a 10A.Fil Escreveu:Se tivesse carregado a 16A em vez de 10A, tinha sido melhor. Se fizer esta viagem regularmente, os 16A ou 32A se possível, são o ideal para andar mais à vontade. Quando se fazem viagens maiores, o truque é esse, carregar sempre e o mais rápido possível![]()
Se calhar é melhor vender-me o carro, que isso não prestaCom 2 fico mais satisfeito
Você faz a gestão com o Leafspy?
Re: A primeira viagem
Já carreguei a 16A em Alcácer do Sal, e só na carreguei em trifásica porque o carro não deixa, nos bombeiros de Alcácer;) E não me diga que nao há um vizinho com 30A em casa 
Sem o leafspy é como andar quase cego, ê imprescindível. É barato, pequeno (é apenas a peça azul das fotos aqui colocadas), e dá as informações todas que o carro devia dar. A aplicação leaf spy pro custa 12€ se bem me lembro, vale bem o dinheiro.

Sem o leafspy é como andar quase cego, ê imprescindível. É barato, pequeno (é apenas a peça azul das fotos aqui colocadas), e dá as informações todas que o carro devia dar. A aplicação leaf spy pro custa 12€ se bem me lembro, vale bem o dinheiro.