joaocfgoncalves Escreveu:2015 o ano das primeiras grandes viagens dos "i3"s... Sem REX acha que pode-se fazer o mesmo percurso, considerando optar por velocidades reduzidas, usando nacionais e em modo ECO PRO+ ?
Bom dia João.
Sem REX eu não teria competência para viajar como o João, como descreveu no DB. Penso que o João com algumas variações para aproveitar pontos estratégicos de acordo com a autonomia existente, conseguiria fazê-lo. Ainda não experimentei fazer uma viagem calma e ir só em modo elétrico até às últimas e perceber a autonomia em condições normais de estrada. No dia a dia ando à vontade, moro em Cascais e carrego por ordem de prioridades: 1- no local de trabalho 2-na A5 (nunca apanhei o posto fora de serviço mas já encontrei lá o Ruimegas - a quem envio aqui um abraço - e por último 3 - em casa (horas de vazio).
Em Setembro vou a Ferragudo (parque de Campismo do Clube de Campismo de Lisboa), onde para quem fica no Parque o carregamento está disponível, mediante aviso prévio, que é sempre uma conduta aconselhável...) e é isso que vou fazer, embora atestado com armas e bagagens ou seja, mais pesado do que habitual, logo, mais consumo. Vou pela Autoestrada. A Nacional está muito deteriorada, já foi espetacular, agora considero perigosa e não facilito. A 100km/h ainda consigo (Cruise Control ECOPRO), menos torna-se também perigoso, mesmo com música. Quando existirem os PCR's prometidos, a estimativa é ir até lá com frequência, logo se vê...
Lembro-me agora duma questão acessória: Atenção que o Cruise Control é prioritário aos modos de condução. Isto é, coloca-se o cc à velocidadde pretendida e depois aciona-se o modo de condução. A velocidade, ainda que em Ecopro + mantém-se, mesmo acima dos 90km/h. Já experimentou?
No Alentejo, Portalegre e Évora são as localidades com pontos de carregamento. Hotéis e outros pontos intermédios de Estadia poderão, como fizeram comigo, fornecer apoio logístico nesta questão, mas tem de se perguntar. O i3 apenas elétrico tem mais autonomia por defeito. Andando mais devagar e com mais experiência do que eu ainda mais km de autonomia estarão disponíveis.
ECOPRO + e velocidades reduzidas e i3 sem REX é sinónimo de autonomia suplementar, isso é seguro. Sugiro a programação dos locais e um compromisso entre onde se quer ficar e onde é permitido o carregamento. No limite, há eletricidade por todo o País...
E por último uma máxima adaptada: Tempo é Dinheiro. No universo da mobilidade elétrica: Tempo é Autonomia!
Um abraço e continuação de boas viagens!
snowman