Cuidados de rodagem a ter com o Leaf novo. Será necessário ter alguns cuidados especiais no primeiros quilómetros com Leaf, ou será que por ter um motor eléctrico tais cuidados são dispensáveis?
[IMG]http://www.ba-studio.com/imgs/NissanLeaf_1.JPG[/IMG]
"Does anyone have knowledge on how breaking in an electric car differs from breaking in a gas/diesel car?
-how long does it take to break the car in?
-Should I be babying the car during break in or avoid babying it? I know with diesel cars especially, some claim that babying during the break can cause reduced gas mileage permanently, while overdoing it can hurt the engine as well. I know an electric engine is an entirely different beast, but I don't know if there are any particulars I should be careful of, especially with the batteries?
-Should I avoid cruise control till broken in like on a new internal combustion engine car?
-should I use the accesories liberally and not try and max out the range initially?
-are there any fluids, filters etc that should be changed early in the first cycle, earlier than manufacturer suggests?
-Does the MPK improve once broken in? I would think once the friction of all the new parts reduces that there would be less resistance and at least some improvement in range...maybe that explains some of the difference between Nissan's stated range of 100 miles and new owner's experience of real world 70-80 miles? Anyone noticing improvements in range after 5-10K?
-Any suggestions on breaking in would be great, like not revving the engine too high for the first X miles... especially anything that would lead to optimal range?
-With new rechargeables, I've always been told to charge them for extra long the first couple of charges to "stir up" the chemistry and improve longevity... does anything like this apply to the Leaf's batteries?"
Em: http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.p ... b2b03ffcfd

Cuidados de rodagem a ter com o Leaf novo
- ruimegas
- Gestor do Forum
- Mensagens: 5076
- Registado: 04 jan 2011, 23:39
- Data de fabrico: 09 jun 2011
- Capacidade bateria: 59 Ah 12 barras
- Localização: Oeiras
- Contacto:
Cuidados de rodagem a ter com o Leaf novo
NISSAN LEAF Branco c/Spoiler mk1 de 09JUN2011. 195.000 kms.
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
Associado da Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- batalha
- Mensagens: 631
- Registado: 06 jan 2011, 02:33
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Negrais, Sintra
Re: Cuidados de rodagem a ter com o Leaf novo
Boa questão.
- mikexilva
- Moderador Global
- Mensagens: 1493
- Registado: 06 jan 2011, 00:44
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: Metade dos 24Kwh
- Contacto:
Re: Cuidados de rodagem a ter com o Leaf novo
Não sei se existe alguma influencia com as primeiras cargas da bateria, mas em relação ao motor eléctrico não estou a ver o que a rodagem possa fazer de diferença 
às vezes os bobinados ao inicio podem libertar um ligeiro cheiro do verniz estar a ser aquecidos pela 1a vez, por exemplo um berbequim, mas o motor do LEAF já deve ter tido uma prova de esforço no controle de qualidade (mesmo que reduzida deve ser suficiente).

às vezes os bobinados ao inicio podem libertar um ligeiro cheiro do verniz estar a ser aquecidos pela 1a vez, por exemplo um berbequim, mas o motor do LEAF já deve ter tido uma prova de esforço no controle de qualidade (mesmo que reduzida deve ser suficiente).
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3493
- Registado: 13 jan 2011, 20:27
- Data de fabrico: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
- Localização: Aveiro
Re: Cuidados de rodagem a ter com o Leaf novo
A bateria também faz uns ciclos de carga-descarga na fábrica para ver se vem boa, penso eu, por isso nem com isso deve ser preciso ter cuidado para além de a carregar.
Quase de certeza que não é preciso nada, e se for, há-de vir no manual.
Provavelmente a bateria vem aí com uns 60% de carga como vêm os computadores e telemóveis e depois é preciso carregar, mas até deve feito pelos concessionários, para o cliente ir todo contente a acelerar para casa e ver a autonomia com um numero gordo quando pega no carro pela primeira vez.
Quase de certeza que não é preciso nada, e se for, há-de vir no manual.
Provavelmente a bateria vem aí com uns 60% de carga como vêm os computadores e telemóveis e depois é preciso carregar, mas até deve feito pelos concessionários, para o cliente ir todo contente a acelerar para casa e ver a autonomia com um numero gordo quando pega no carro pela primeira vez.
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3085
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Cuidados de rodagem a ter com o Leaf novo
Nunca se me colocou esse problema, porque o meu objectivo primário é plantar o maior numero de árvores possivel ( sempre Modo Eco ). 

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019