Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Fórum de discussão sobre o Mitsubishi I-MiEV e derivados.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Orlando » 02 set 2015, 20:23

Realmente a tensão está diferente, o que deve ser proporcional a uma maior capacidade.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 02 set 2015, 22:33

Hoje foi dia de passeio desta feita a aveiro ...
Em 2 dias já vão mais de 400km.
em 10 dias já estão feitos mais de 1500km no carro

Hoje fiz um carregamento semi rapido na magnum cap que aproveito para agradecer a amabilidade.
Como podem ver durante o carregamento, primeiro ligou a chaufagem no máximo para as baterias e depois ao atingir os 31 graus (uma das celulas) ligou o AC e notou-se perfeitamente a descida da temperatura das baterias

Imagem

Imagem

como se pode ver , o carregamento demorou cerca de 40 minutos, a temperatura comecou a subir e ao ligar o ac baixou bastante rapidamente.
Agora tenho de experimentar um carregamento rapido e nao apenas semi rapido ... saliente que a amperagem nunca baixou ate ao momento em que desligou aos 80%

Imagem
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 02 set 2015, 22:36

Imagem

como se pode ver na imagem, aos 79% apenas baixou dos 25 para 20 mas foi mesmo no momento da foto que ele vaixou e passado 1 minuto desligou.se
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 02 set 2015, 23:27

Orlando Escreveu:Realmente a tensão está diferente, o que deve ser proporcional a uma maior capacidade.
A maior diferença que se regista na capacidade de ambos os carros não é identificável através das voltagens de ambos aos 10%. A grande diferença na capacidade de ambos está no facto de o carro do ICEM4N gastar 13,5 kWh da bateria, para ir dos 100% aos 10%, e eu gastar 10,8 kWh, para o mesmo intervalo. No carro do ICEM4N 1% de SoC são 150 Wh, enquanto no meu são 120 Wh. Cada barra no meu carro equivale a menos energia (20% menos). Mas dá para perceber, que apesar dos dois carros se comportarem como se o meu tivesse menos 20% da capacidade, na realidade a diferença é ainda maior, dado as voltagens nas minhas células mais fracas serem claramente inferiores a 10% de SoC. A diferença em termos de autonomia são os 20%, pois o meu para com 0,0% de SoC e as células mais fracas pertinho dos 2,75V, enquanto o do ICEM4N para com 0,0% de SoC mas com a célula mais fraca com 3,4 ou 3,5V.

O valor de degradação do meu está calculado em 27%, dado neste momento ter 35 Ah dos 48 Ah iniciais. Mas em termos de autonomia, equivale a uma perda de 20%. Pelo que vejo a bateria do carro do ICEM4N deve ter uma degradação muito próximo dos 4%. Ou seja, a capacidade restante da bateria do carro do ICEM4N deverá ser 46 Ah.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por lmlr » 03 set 2015, 09:23

Estes dados a serem verdadeiros, espanta-me a pouca degradação comparado por exemplo com alguns Leaf aqui do fórum, apesar de ter menos km, é de 2011.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Malm » 03 set 2015, 12:11

lmlr Escreveu:Estes dados a serem verdadeiros, espanta-me a pouca degradação comparado por exemplo com alguns Leaf aqui do fórum, apesar de ter menos km, é de 2011.
A mim também. Mas analisando os valores que se vão publicando aqui, este carro deve ter mais de 45 Ah de capacidade restante.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9929
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por mjr » 03 set 2015, 16:47

Eu fazia o teste da tomada...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 03 set 2015, 22:28

mjr Escreveu:Eu fazia o teste da tomada...
Não gosto de esgotar as baterias sem. Que tenha necessidade mas vou ter de fazer isso.
No entanto já teve apenas 10% de soc e carregou 14.8kw
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por Orlando » 03 set 2015, 23:03

ICEM4N Escreveu:
mjr Escreveu:Eu fazia o teste da tomada...
Não gosto de esgotar as baterias sem. Que tenha necessidade mas vou ter de fazer isso.
No entanto já teve apenas 10% de soc e carregou 14.8kw
Então tens aí um bom indicador
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ICEM4N
Proprietário Ion
Mensagens: 729
Registado: 26 ago 2012, 02:38
Data de fabrico: 20 set 2011
Capacidade bateria: 40.8Ah

Re: Diario de Bordo - ICEM4N - ION

Mensagem por ICEM4N » 07 set 2015, 01:36

Antes de fazer 3 semanas na minha mão já conta com 2000km feitos e zero problemas.
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015

Responder

Voltar para “Mitsubishi I-MiEV, Citroen C0 e Peugeot Ion”