Mensagem
por CarlosOliveira » 23 mai 2011, 02:39
Já tinha visto este video, bem como outros do género e, do ponto de vista da execução, tirando a execução da bobina, que até se poderá encontrar já preparada, é tudo muito simples. Sendo eu deste campo de formação, sempre me foi transmitido que, do ponto de vista físico, não existem perdas nem ganhos de energia, apenas a passagem de uma ou várias formas de energia para outra(s). Por exemplo, uma lâmpada incandescente é uma má opção de iluminação porque cerca de 95% da energia consumida é transformada em energia térmica (calor) e apenas os restantes 5% são transformados em energia luminosa. Assim, se chamarmos "Energia de Perdas" aos 95% de energia calorífica gerada e "Energia Útil" à energia luminosa (que é razão porque nós ligamos a lâmpada), podemos dizer que a "Energia Fornecida" ou seja, a energia efectivamente consumida pela lâmpada é igual ao somatório da Energia ùtil com a Energia de Perdas. Por outro lado, se quisermos definir o rendimento da lâmpada, sabemos que este é a razão entre a energia útil e a energia consumida e é aqui que surge o meu problema com esta aplicação: sempre me foi dito que esta razão é inferior a 1, isto é, que o rendimento é inferior a 100%. Vejamos o caso dos motores eléctricos, com rendimentos máximos na ordem dos 95-97% onde encontramos perdas na ordem dos 3-5%. E não falo dos motores mais antigos onde podemos encontrar rendimentos mesmo baixos... As perdas dos motores devem-se a vários factores, entre os quais podemos destacar as perdas por magnetização, o factor de deslizamento, o aquecimento interno, o atrito, a inércia, etc. O trabalho que tem sido desenvolvido nos últimos anos pelos fabricantes tem levado a um aumento da eficiência (diga-se rendimento) dos motores eléctricos, especialmente no que toca aos materiais.
Assim, quando vejo uma roda com imanes colados vejo energia cinética e energia magnética a fazer parte da "Energia de Perdas" e portanto dificilmente o rendimento será 100%, para não dizer mais... no entanto, estou disposto a contribuir com os meus conhecimentos para realizar estas (e outras...) aplicações.