
Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
- mjr
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Estranho ainda não haver notícias sobre esse alegado aumento da capacidade da bateria. Espero que seja verdade e não seja só para aguentar as vendas da concorrência...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
A tendência é sempre aumentar as autonomias, mesmo que essa noticia não seja verdadeira no caso do i3 fico muito mais descansado devido ao sistema modular das baterias, onde é possível substituir apenas um modulo e nunca gastar 10.000€ em baterias mesmo que os restantes módulos tenham perdas residuais a longo prazo, quando fiz a minha pesquisa foi um factor decisivo.
Pelo que consegui apurar, nesta fase é tudo uma questão de espaço útil, ou seja, a Mercedes utiliza a tecnologia das baterias da Tesla, o tamanho do Mercedes para alocar baterias é semelhante ao BMW i3 e fazem autonomias semelhantes.. logo, não é um questão de tecnologia mas sim de espaço!!
De ressalvar que o i3 é bem mais leve e tem menos peso para arrastar, mas o Mercedes tem 5 lugares o que é um ponto a favor para uma família de 5 pessoas..!
a ver vamos!
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Penso que todos os elétricos têm um sistema modular de baterias. O Leaf de 24kW.h tem 48 módulos e o de 30kW.h 24 módulos. Não é possível aumentar a capacidade de um pack trocando um módulo, a capacidade de um pack é sempre ditada pelo módulo mais fraco.epower Escreveu:A tendência é sempre aumentar as autonomias, mesmo que essa noticia não seja verdadeira no caso do i3 fico muito mais descansado devido ao sistema modular das baterias, onde é possível substituir apenas um modulo e nunca gastar 10.000€ em baterias mesmo que os restantes módulos tenham perdas residuais a longo prazo, quando fiz a minha pesquisa foi um factor decisivo.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Ou andamos cá todos enganados ou isso não funciona nada assim.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
O que eu disse é verdade se os módulos forem usados em série. Se forem usados em paralelo é que seria possível aumentar a capacidade colocando módulos com mais capacidade. Mas todos os carros usam módulos em série, por isso...
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Claro que era possível trocar todos os módulos por módulos mais energéticos, mas obviamente é mais fácil trocar o pack todo do que abrir um pack, tirar todos os módulos e colocar módulos novos.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
É possível substituir apenas um modulo, actualmente cada um no i3 tem 2.75 kWh de capacidade, cada modulo contém 12 baterias e se a BMW realmente apresentar para o mercado módulos com mais kWh qual é o cepticismo
?






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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
A questão de ser possível substituir cada módulo é irrelevante para a questão de aumentar a capacidade pois eles estão em série. Se hipoteticamente colocarem um módulo de 10kW.h e os restantes de 2,75kW.h, a capacidade continuará a ser de 2,75x 8. Isto porque os módulos estão em série e a capacidade de uma bateria é sempre igual à capacidade do módulo mais fraco.
Os fabricantes fizeram as baterias por módulos para facilitar a assemblagem e também para permitir que caso haja a falha de uma célula baste trocar um módulo e não a bateria toda.
Resumindo, para aumentar a capacidade de um i3 e de qualquer outro elétrico, é necessário trocar a bateria toda. Se algum vendedor disser o contrário está a mentir.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
Espero sinceramente que não tenha assumido nenhum compromisso apenas com base nisto.epower Escreveu:A tendência é sempre aumentar as autonomias, mesmo que essa noticia não seja verdadeira no caso do i3 fico muito mais descansado devido ao sistema modular das baterias, onde é possível substituir apenas um modulo e nunca gastar 10.000€ em baterias mesmo que os restantes módulos tenham perdas residuais a longo prazo, quando fiz a minha pesquisa foi um factor decisivo.
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Re: Notícia - BMW I3 para 2016 com novo pack de baterias
VETL Escreveu:Espero sinceramente que não tenha assumido nenhum compromisso apenas com base nisto.epower Escreveu:A tendência é sempre aumentar as autonomias, mesmo que essa noticia não seja verdadeira no caso do i3 fico muito mais descansado devido ao sistema modular das baterias, onde é possível substituir apenas um modulo e nunca gastar 10.000€ em baterias mesmo que os restantes módulos tenham perdas residuais a longo prazo, quando fiz a minha pesquisa foi um factor decisivo.
Não foi por isso que optei pelo i3


O facto de serem modulares tranquiliza-me que se após a garantia das mesmas, se perder autonomia posso voltar a colocar o mesmo modulo e volta a ter a autonomia inicial, segundo sei, das partes mais importantes nas VE's são os módulos/unidades de comando que controlam a gestão das baterias e que estão ligados a um modulo principal, e aí sim, gasto cerca de 1000 e poucos euros e nunca os "10.000€", pode na realidade ser necessário substituir mais módulos mas mesmo assim não se traduz num valor surreal, francamente não conto ficar com o i3 8 anos e duvido que chegue à marca dos 100.000 km, estou ansioso com o que a BMW vai trazer para o mercado em termos de familiar 100% eléctrico.
Se ao fim de 8 anos o custo mais grave que tivermos com uma viatura for de 3.000€ mais coisa menos coisa, óptimo, já tive situações nos CI, de trocas de turbos atrás de turbos e embraiagens e colaças etc.. em menos de 5 anos, chamem-me azarado

é sempre uma compra que requer mais ponderação devido ao tipo de viatura e a parte fiscal foi sem duvida um factor a ter em conta, venha quem vier, 90% da compra de uma VE é sempre racional e não emocional
