BECOOL Escreveu:Esses relatórios aparecem quase todas as semanas no insideevs.com estou farto de os ler, não são novidade, agora vai ver se quem os faz tem interesse em mostrar o preço verdadeiro por kWh. Têm tanta credibilidade como as instituições de notação financeira que avaliam as dívidas dos Estados e ganham dinheiro com elas... Até avaliaram a dívida de Bancos nos EUA como excelente e passado um dia faliram.
Tb leio o insideevs e acredita que, com o nível de detalhe e exactidão dos dados que tenho acesso, não estás farto de ler...
O mito do preço elevado das baterias dá jeito a muita gente, principalmente aos fabricantes automóveis que assim podem dar a desculpa aos governos porque é que não vendem mais carros eléctricos e assim continuam a ser permitidos elevados níveis de emissões.
A Tesla Motors já destruiu os outros mitos, os carros eléctricos serem feios, lentos, perigosos e com pouca autonomia. O preço da bateria é o mito que ainda sobra e os fabricantes automóveis tradicionais agarram-se a ele com unhas e dentes. Vamos ter que desacordar neste ponto
Desconfio que estás a discordar com o próprio Musk, mas ok! O plano dele sempre foi fazer carros para as massas e nem o Model 3 vai ser para as massas (a menos que alguém considere que o concorrente ao BMW série 3 seja um carro para as massas...).
Palavras do Musk em 2006:
"So, in short, the master plan is:
Build sports car
Use that money to build an affordable car
Use that money to build an even more affordable car
While doing above, also provide zero emission electric power generation options"
http://www.teslamotors.com/blog/secret- ... you-and-me
Até termos um Clio (ou similar carro para as massas), ao preço normal dum Clio a combustão com 70~100 kWh de baterias vai demorar uns BONS anos. Única e exclusivamente pelo preço das baterias.
Nem à Tesla Motors que só vende eléctricos dá jeito que se saiba o verdadeiro custo por kWh, assim podem ganhar mais dinheiro. E acho que fazem bem, todo o dinheiro que ganharem a mais agora, é dinheiro que podem investir na produção de mais carros eléctricos.
É exactamente aqui que o tal estudo que tenho dá jeito, sei os custos dos materiais, mão-de-obra, desvalorização da fábrica, R&D, electricidade gasta, etc.

Mais não te posso dizer...