Já todos sabemos que o NISSAN LEAF é 100% 0 emissões visto ser um veiculo 100% eléctrico mas dizem os puristas que, na realidade, devido ao facto da energia eléctrica que consome para a sua carga ter uma componente poluidora (centrais termo-eléctricas a carvão, diesel, fueloleo, nafta, gás, etc), se estima que se possam atribuir emissões de CO2 entre 50 a 60 gr/km. É claro que estas 50/60 gr/km não podem ser comparáveis com as emissões efectuadas pelos veiculos CI pois nestas não estão incorporadas as emissões que também entram no processo de extracção, transporte e transformação dos produtos petroliferos e que, se devidamente contabilizadas, faria com um CI que emita cerca de 100 gr/km de CO2 passasse para as 400/500 gr/km.
Mas estou em condições de dizer-vos, caros colegas, que o MEU LEAF é MESMO 100% zeroemission!!!

Passo a explicar: após uma saga que durou mais de um ano, foi finalmente ligado à rede, no passado dia 7 de Junho (faz hoje uma semana...), o meu sistema fotovoltaico de produção de energia eléctrica. Assim, posso dizer-vos que, em média, produzo por dia o dobro da energia que o meu LEAF consome pois, numa semana produzi 170 kw que foi exactamente a marca energética que o meu LEAF atingiu nos primeiros 1000km, realizados em 2 semanas.
Sei que não sou o único pois, pelo menos, o Filipe também é microprodutor...