
Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
Olá!
Surgem no mercado alguns Fluence ZE com bateria incluída a preços muito convidativos, vindos de Espanha e outros países.
É normal requisitar ao vendedor o parâmetro SOH = State of Health, oficialmente utilizado pela Renault para avaliar o estado das baterias.
Ora diz-me a experiência que o parâmetro SOH por si só não é garantia do bom estado da bateria.
Um exemplo real: o meu Fluence com SOH de 90% e uma bateria com mais de 50000km tem maior autonomia que outro Fluence com menos de 10000kms e SOH de 94%
A capacidade medida em Ah está de acordo com o SOH pelo que por aí também não se tira grande conclusão.
Foi após uma descarga quase completa que se concluiu a causa da menor autonomia do pack com maior SOH, o desequilíbrio entre células.
No meu caso a diferença entre a célula mais alta e mais baixa anda entre os 20 e os 30mV, no outro carro chegou aos 100mV, para valores de SOC de cerca de 10%.
O mantra tantas vezes repetido neste fórum não mente: a capacidade do pack é limitada pela capacidade da célula mais fraca
Por isso fica o conselho, se possível obtenham dados detalhados da bateria (iCarsoft 907, canZE, FluenceZe Spy, etc.) com uma descarga quase completa!
PS: no SOH do Nissan Leaf (e as barras) é contabilizado o desequilíbrio entre células?
Surgem no mercado alguns Fluence ZE com bateria incluída a preços muito convidativos, vindos de Espanha e outros países.
É normal requisitar ao vendedor o parâmetro SOH = State of Health, oficialmente utilizado pela Renault para avaliar o estado das baterias.
Ora diz-me a experiência que o parâmetro SOH por si só não é garantia do bom estado da bateria.
Um exemplo real: o meu Fluence com SOH de 90% e uma bateria com mais de 50000km tem maior autonomia que outro Fluence com menos de 10000kms e SOH de 94%
A capacidade medida em Ah está de acordo com o SOH pelo que por aí também não se tira grande conclusão.
Foi após uma descarga quase completa que se concluiu a causa da menor autonomia do pack com maior SOH, o desequilíbrio entre células.
No meu caso a diferença entre a célula mais alta e mais baixa anda entre os 20 e os 30mV, no outro carro chegou aos 100mV, para valores de SOC de cerca de 10%.
O mantra tantas vezes repetido neste fórum não mente: a capacidade do pack é limitada pela capacidade da célula mais fraca
Por isso fica o conselho, se possível obtenham dados detalhados da bateria (iCarsoft 907, canZE, FluenceZe Spy, etc.) com uma descarga quase completa!
PS: no SOH do Nissan Leaf (e as barras) é contabilizado o desequilíbrio entre células?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
Qual a autonomia que obténs e qual a autonomia do outro?
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
Esta informação é insuficiente. Esses 100mv podem não querer dizer grande coisa.alexmol Escreveu:Olá!
Surgem no mercado alguns Fluence ZE com bateria incluída a preços muito convidativos, vindos de Espanha e outros países.
É normal requisitar ao vendedor o parâmetro SOH = State of Health, oficialmente utilizado pela Renault para avaliar o estado das baterias.
Ora diz-me a experiência que o parâmetro SOH por si só não é garantia do bom estado da bateria.
Um exemplo real: o meu Fluence com SOH de 90% e uma bateria com mais de 50000km tem maior autonomia que outro Fluence com menos de 10000kms e SOH de 94%
A capacidade medida em Ah está de acordo com o SOH pelo que por aí também não se tira grande conclusão.
Foi após uma descarga quase completa que se concluiu a causa da menor autonomia do pack com maior SOH, o desequilíbrio entre células.
No meu caso a diferença entre a célula mais alta e mais baixa anda entre os 20 e os 30mV, no outro carro chegou aos 100mV, para valores de SOC de cerca de 10%.
O mantra tantas vezes repetido neste fórum não mente: a capacidade do pack é limitada pela capacidade da célula mais fraca
Por isso fica o conselho, se possível obtenham dados detalhados da bateria (iCarsoft 907, canZE, FluenceZe Spy, etc.) com uma descarga quase completa!
PS: no SOH do Nissan Leaf (e as barras) é contabilizado o desequilíbrio entre células?
Falta a tensão média das células para esses 10% de SOC. A tensão das células era igual nos dois carros com esse nível de SOC?
No meu Leaf tenho o pack equilibradinho até aos 3,6v.
Daí para baixo é uma montanha russa. Mas a energia no pack abaixo dos 3,6v é muito pouca, não sendo isso que vai dar grandes diferenças de autonomia.
Aliás, a Nissan tem uma coisa a que chama JV (judgement value) que é uma medida de diferencial entre tensões das célula em estados de SOC baixos.
Quando essa diferença é muito significativa (o valor está no manual), a garantia cobre a resolução dessa situação.
viewtopic.php?f=49&t=3713&start=10#p20083
A discussão deste tema no Leaf foi compilada neste tópico: viewtopic.php?f=49&t=3713
Aliás, foi esta discussão que me permitiu (graças ao mjr) perceber muito melhor como funciona o balanceamento no Leaf e assim ter hoje um pack muito mais equilibrado de que estava antes...
Última edição por VETL em 11 nov 2015, 00:52, editado 3 vezes no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
O meu ainda marca 140-150km se eu andar com calma. O outro anda nos 130km.lmlr Escreveu:Qual a autonomia que obténs e qual a autonomia do outro?
Esta comparação só é valida porque confirmámos as médias kWh/100km iguais nos dois carros em alguns dias de testes.
A autonomia depende do estilo de condução e não é um parâmetro para avaliar o bom estado da bateria.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
Então para quem vai comprar, qual o critério para bons e maus valores de tensão média e diferença entre células a 10% de SOC?VETL Escreveu: Esta informação é insuficiente. Esses 100mv podem não querer dizer grande coisa.
Falta a tensão média das células para esses 10% de SOC.
No meu Leaf tenho o pack equilibradinho até aos 3,6v.
Daí para baixo é uma montanha russa. Mas a energia no pack abaixo dos 3,6v é muito pouca, não sendo isso que vai dar grandes diferenças de autonomia.
A discussão deste tema no Leaf foi compilada neste tópico: viewtopic.php?f=49&t=3713
A grande questão aqui é não ser enganado por um valor aparentemente bom de SOH mas que depois não é utilizável devido a desequilíbrios!
Interessantes os tópicos referidos, há tesouros escondidos no fórum, vou ler!
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
SOC para mim não interessa.alexmol Escreveu:A grande questão aqui é não ser enganado por um valor aparentemente bom de SOH mas que depois não é utilizável devido a desequilíbrios!
Interessantes os tópicos referidos, há tesouros escondidos no fórum, vou ler!
Interessa sim ver o desequilíbrio na zona do joelho.
Em situações normais, na parte de cima do joelho, tem que estar equilibrado.
Do joelho para baixo, é normal haver desequilíbrio.
Como as células são iguais, podemos utilizar o cálculo do JV da Nissan. Dará de certeza uma boa aproximação.
Esse cálculo é para fazer com a célula mais alta abaixo dos 3,7v, salvo erro...
Última edição por VETL em 11 nov 2015, 01:00, editado 1 vez no total.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
O SOH do Leaf reflete a capacidade média do pack e não a capacidade real limitada pela célula mais fraca/menos equilibrada. Já se sabe como é o algoritmo de balanceamento do Fluence?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
O SOH é exactamente igual no Fluence.mjr Escreveu:O SOH do Leaf reflete a capacidade média do pack e não a capacidade real limitada pela célula mais fraca/menos equilibrada. Já se sabe como é o algoritmo de balanceamento do Fluence?
Em relação ao balanceamento, do que consegui apurar até agora:
É realizado quando a tensão média das células é superior a aproximadamente 4,0 (ainda não determinei o valor exacto).
Parece que o algoritmo determina quais as células a balancear e quando começa o balanceamento este continua qualquer que seja o estado do carro, isto é, activa os shunts com o carro ligado, desligado, a andar, a carregar, em qualquer situação.
O balanceamento pára abaixo dos 4,0V.
Presumo que o balanceamento é activado durante x tempo e depois reavaliado, mas não tenho certezas ainda.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2673
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
Não tenho dados (ainda) que mostrem se packs com mais desequilíbrio conseguem voltar a um estado mais equilibrado ao fim de algum tempo (e quanto tempo).rdias Escreveu:E é fácil balancear o pack ?
No meu caso particular a diferença anda entre os 20 a 30mV desde que comecei a medir e vejo quase sempre células com shunts activos, por isso nem sei qual o desvio que faz o balanceamento iniciar.
Do ponto de vista do utilizador apenas há que carregar até as células terem mais que 4,0V.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9925
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Comprar Fluence ZE com bateria - Saúde do pack
Parece que o algoritmo de balanceamento é igual ao do Leaf. Mas no Leaf o balanceamento não para abaixo dos 4,0V, o que não é realizado abaixo dos 4,0V é a reavaliação do balanceamento, mantém as anteriores necessidades de descarga.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt