
VE para empresa, compensa?
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
VE para empresa, compensa?
Caros, quem me ilude, neste tema?
Compensa ou não comprar carro eléctrico para as empresas?
Compensa ou não comprar carro eléctrico para as empresas?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: VE para empresa, compensa?
Se a comparação for entre um VE para particular e para empresa, a empresa tem a vantagem extra de poder deduzir o IVA e ainda abater aos resultados durante 4 anos a amortização.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: VE para empresa, compensa?
Mais a TA, que atualmente é muito significativa.mjr Escreveu:Se a comparação for entre um VE para particular e para empresa, a empresa tem a vantagem extra de poder deduzir o IVA e ainda abater aos resultados durante 4 anos a amortização.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- psi20
- Proprietário Fluence
- Mensagens: 213
- Registado: 11 nov 2013, 19:06
- Data de fabrico: 07 jan 2016
- Capacidade bateria: 35Ah
- Localização: Guarda
Re: VE para empresa, compensa?
VETL Escreveu:Mais a TA, que atualmente é muito significativa.mjr Escreveu:Se a comparação for entre um VE para particular e para empresa, a empresa tem a vantagem extra de poder deduzir o IVA e ainda abater aos resultados durante 4 anos a amortização.
empresa
nao tem TA
deduz o IVA
é totalmente considerado custo fiscal.
tb podes estudar o caso dos Plugin que poderá interessar
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: VE para empresa, compensa?
E no final dos 4 anos não tem que pagar o que?mjr Escreveu:Se a comparação for entre um VE para particular e para empresa, a empresa tem a vantagem extra de poder deduzir o IVA e ainda abater aos resultados durante 4 anos a amortização.
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: VE para empresa, compensa?
Ao fim de 4 anos não tem de pagar nada. O que acontece é que nos primeiros 4 anos o custo do carro é abatido aos resultados em parcelas de 1/4 do valor do carro por ano, pelo que não paga IRC sobre esse valor.
A TA numa comparação com a aquisição particular não é vantagem num VE pois em nenhum caso ela existe. Num CI poderá ser uma desvantagem numa aquisição através da empresa.
A TA numa comparação com a aquisição particular não é vantagem num VE pois em nenhum caso ela existe. Num CI poderá ser uma desvantagem numa aquisição através da empresa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- joaocfgoncalves
- Proprietário i3
- Mensagens: 909
- Registado: 30 jan 2014, 01:48
- Data de fabrico: 23 abr 2014
- Capacidade bateria: 18.8 kWh
Re: VE para empresa, compensa?
A questão da TA é que estava a confundir a contabilidade. Sendo TA sem encargos ao fim dos 4 anos compensa.
Outra questão:
O carro a adquirir tem de ser matrícula nova? Ou a questão da matrícula nova é só pelo abate de uma velha?
Outra questão:
O carro a adquirir tem de ser matrícula nova? Ou a questão da matrícula nova é só pelo abate de uma velha?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: VE para empresa, compensa?
Julgo que a matrícula nova só se aplica no caso do incentivo. Para a TA, IVA e abatimento de resultados penso que não é necessário. Posso estar errado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 242
- Registado: 13 fev 2015, 21:00
- Data de fabrico: 01 jun 2014
- Capacidade bateria: 9,3 kWh
Re: VE para empresa, compensa?
Mas não estásmjr Escreveu:Julgo que a matrícula nova só se aplica no caso do incentivo. Para a TA, IVA e abatimento de resultados penso que não é necessário. Posso estar errado.

De resto é uma aquisição de viatura para empresa, processada nos trâmites normais.