
Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Qual a razão de teres 2 SOC? Soc real e soc ?
A tua leitura de soc real será o equivalente ao soc lido no Leaf certo?
A tua leitura de soc real será o equivalente ao soc lido no Leaf certo?
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Não foi de seguida, porque durante a noite não tenho produção de energia, por isso não sei.lmlr Escreveu:Por curiosidade, a 6A quanto tempo demorou a carregar?
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
A leitura de SoC é aquela que o utilizador "normal" conhece. Bate certo com o ponteiro e com o valor reportado na App.FullElectric Escreveu:Qual a razão de teres 2 SOC? Soc real e soc ?
A tua leitura de soc real será o equivalente ao soc lido no Leaf certo?
De grosso modo os 0% de SoC correspondem a 5% de SoC Real e os 100% de SoC correspondem a 95% de SoC Real.
Não me parece uma correspondência directa em SoC Real e o SoC do Leaf, pois quando carregam o Leaf a 100% o SoC vai até 100% e não fica pelos 95% certo ?
- mjr
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Muito bom Alex! Curioso como a Renault permite ir quase até aos 2,5V na célula mais fraca. Não me importava que a Nissan também o permitisse, a vantagem de ter um BMS a ler as tensões individuais é que as células estão sempre protegidas. 2.5V é seguro e não acelera a degradação per se.
Por outro lado, não gostei muito da limitação de potência artificial. Preferia algo do tipo tornar o pedal mais "duro", e só pressionando a fundo teríamos a potência máxima. No Leaf a limitação de potência é sempre a real, e por isso só praticamente quando a bateria está a morrer é que a potência é limitada.
Os 23,6kW.h não são comparáveis com cargas efetuadas a 10A e a 16A, mas servem como valor basal para comparações futuras a 6A.
Quando o Leaf vai até 100% no painel, apresente 96-97% de SOC real no LS, nos mk2.
Por outro lado, não gostei muito da limitação de potência artificial. Preferia algo do tipo tornar o pedal mais "duro", e só pressionando a fundo teríamos a potência máxima. No Leaf a limitação de potência é sempre a real, e por isso só praticamente quando a bateria está a morrer é que a potência é limitada.
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Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
No inverno carrego quase sempre a 6A por isso vai servir para meu controlo pessoal.mjr Escreveu:Os 23,6kW.h não são comparáveis com cargas efetuadas a 10A e a 16A, mas servem como valor basal para comparações futuras a 6A.
Quando o Leaf vai até 100% no painel, apresente 96-97% de SOC real no LS, nos mk2.
No verão, quando há sol à farta e posso ir até aos 16A a ventilação entra e estraga as contas

Então parece haver correspondência entre o SOC de painel e SOC Real entre o Leaf e o Fluence, diferindo apenas ligeiramente no limite superior do SoC Real e na possibilidade do Fluence ainda descarregar alguma coisa quando o SoC Real chega a zero.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Então é assim...
O que está a vermelho desmaiado é o que falta fazer, preciso de uns cabos bem grossos

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Isso está quase offgrid
Qual a capacidade da bateria 12V e da de 24V?
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- alexmol
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Esteve off-grid de Março até final de Novembro.
12V tem cerca de 4kWh
24V tem cerca de 9kWh
mas... é Chumbo...
Venham lá os packs acidentados e degradados
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- mjr
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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Muito interessante AlexMol. O inversor híbrido é um Studer?
O problema do chumbo é que 9kW.h nominais na prática só podem ser usados 4,5kW.h, caso contrário lá se vai o pack num ano. Além da eficiência de carga/descarga ser péssima.
Eu ainda ando a pensar em colocar um sistema híbrido cá em casa com chumbo e LiFePO4. O chumbo serviria de backup quando os 5kW.h do lítio (que são totalmente utilizados) acabassem. O problema é que as baterias de chumbo mais duráveis e com preço interessante produzem hidrogénio ao carregar, e o espaço onde posso ter as baterias é exíguo. Podia optar por baterias seladas, mas o preço e a durabilidade são significativamente piores. A verdadeira solução é um pack usado de um Leaf.
O problema do chumbo é que 9kW.h nominais na prática só podem ser usados 4,5kW.h, caso contrário lá se vai o pack num ano. Além da eficiência de carga/descarga ser péssima.
Eu ainda ando a pensar em colocar um sistema híbrido cá em casa com chumbo e LiFePO4. O chumbo serviria de backup quando os 5kW.h do lítio (que são totalmente utilizados) acabassem. O problema é que as baterias de chumbo mais duráveis e com preço interessante produzem hidrogénio ao carregar, e o espaço onde posso ter as baterias é exíguo. Podia optar por baterias seladas, mas o preço e a durabilidade são significativamente piores. A verdadeira solução é um pack usado de um Leaf.

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Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
Sim, é um Studer, é caro como tudo, mas com o terminal RCC dá para fazer configurações muito úteis.
Eu mencionei as capacidades utilizáveis (cerca de 75% DoD), as nominais são maiores mas difícies de utilizar (degradação, resistência interna, etc.).
Eu construí um cubículo com 1,5m2 e 2m de altura para as baterias, com porta de alumínio perfurada (tipo bilhas de gás) mesmo por causa da ventilação.
Além de albergar as baterias dá para colocar por cima um depósito de 750l para acumular água da chuva.
A minha ideia é substituir o sistema de baterias 24V por lítio, ficando todo o chumbo para 12V.
Um pack de um EV já me garantia reservas para 99% das situações.
Entretanto vou avançar com os testes ao V2G através dos inversores DC-DC do Prius e Fluence.
Eu mencionei as capacidades utilizáveis (cerca de 75% DoD), as nominais são maiores mas difícies de utilizar (degradação, resistência interna, etc.).
Eu construí um cubículo com 1,5m2 e 2m de altura para as baterias, com porta de alumínio perfurada (tipo bilhas de gás) mesmo por causa da ventilação.
Além de albergar as baterias dá para colocar por cima um depósito de 750l para acumular água da chuva.
A minha ideia é substituir o sistema de baterias 24V por lítio, ficando todo o chumbo para 12V.
Um pack de um EV já me garantia reservas para 99% das situações.
Entretanto vou avançar com os testes ao V2G através dos inversores DC-DC do Prius e Fluence.