O problema é que o eléctrico não paga IUC e eles assim não ganhavammafgod Escreveu:E que tal se, em vez de oferecem um CI na fatura da sorte, oferecerem um cheque verde para a compra de um carro hibrido ou 100% elétrico, novo ou usado?
Esse valor deveria estar limitado a um determinado valor.... 40.000€ por ex. para 100%VE e 25.000€ para os hibridos, ou algo parecido.
Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR.
-
jfr2006
- Mensagens: 2510
- Registado: 26 nov 2014, 12:18
- Data de fabrico: 31 out 2016
- Capacidade bateria: 82.34Ah
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Claro que podemos marcar, eu não sou sectorial, nem pretendo tirar protagonismo disto.
Vamos esperar pelo calendrio.
Vamos esperar pelo calendrio.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Só tenho feito aquilo que aprendi convosco, e tentado passar a mesma informação aos próximos,. Já não há heróis, só pessoas com boa vontade em ajudar os problemas de todosOrlando Escreveu:Por acaso sou um pouco mais alto do que tu, mas vamos ao que interessa.Fil Escreveu:Ah grande Orlando! Como é óbvio sabes que podes contar comigo para ajudar neste projecto e muitos mais. As medidas já referidas parecem-me as mais importantes.![]()
Em princípio vou precisar de alguém como tu, que trabalhe pro bono, e que já fez muito pela mobilidade eléctrica sem pedir nada à troca, trabalhando nos corredores da sombra, atualizando postos, enviando cartas, punindo os prevaricadores...enfim és o meu herói. Mas há muitos por aí e sei que todos apenas estão à espera de um pequeno incentivo para se revelarem, pois sabem que a união faz a força. Conto também mais tarde com esses, numa segunda fase.
Também já pedi a outra pessoa que não frequenta forums, nem sabe da nossa existência, mas tem moto elétrica, que é outra grande realidade, completamente esquecida e marginalizada.
No entanto, também vejo que todos estão a ser impecáveis nesta tentiva de projeto que sem sombra para dúvidas passou a ser coletivo de forma espontânea, e isto alegre-me porque corações puros são preciosos neste mundo, obrigado por estas sugestões, que espero não fiquem por aqui.
O ano de 2016 pode ser o "nosso" ano, não vamos desperdiça-lo e adiar tudo outra vez.
Mas não podia estar mais de acordo, há muito boa gente que quer ajudar mas precisa de ajuda para se orientar. Sem dúvida que a união faz a força
-
jorgebulha
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 13
- Registado: 18 abr 2015, 14:46
- Data de fabrico: 05 fev 2015
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Antanhol - Coimbra
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Não sei se será muito ousado, analisar as medidas aplicadas pela Noruega e adaptá-las a Portugal, tendo em conta as diferenças óbvias entre as duas realidades e aproveitando as correcções já propostas. Há medidas muito eficazes e com custos reduzidos, como por exemplo a gratuitidade do parqueamento para os VEs em todo o País ou a utilização dos corredores BUS. A dificuldade destas medidas é a de convencer as autarquias. SaudaçõesOrlando Escreveu:Caros amigos,
conforme informei tenho o contacto de um deputado que está interessado na nossa nobre causa.
Ainda estou a alinhavar alguns detalhes e façam figas para tudo dar certo.
Sendo assim, gostaria que a comunidade em geral e os utlizadores de VE em particular manifestassem, neste tópico, as suas dúvidas e problemas quotidianos, assim como sugestões ou ideias exequíveis neste âmbito.
Sei que queremos bater no ceguinho, mas propostas concretas muitas vezes valem mais do que mil palavras, sendo que por vezes há ideias idiotas que são fantásticas, e reparem que sou um idiota chapado.
Fico à espera da vossa participação, que será um sinal do real interesse que temos, pois queixamo-nos muito mas depois fazer alguma coisa, está bem está. Também sofro dessa lassidão, mas há sinais evidentes que tudo pode mudar. Vamos a isso!
Jorge Bulha
Nissan Leaf branco
Coimbra
Nissan Leaf branco
Coimbra
-
RNM
- Mensagens: 949
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Sou da opinião de que nos devemos focar em medidas que exijam o menor investimento por parte do estado, nesta altura, temos mais hipóteses de sucesso.
Se tivessem de escolher entre os 50 PCRs e o upgrade os PCL, que escolheriam?
Se tivessem de escolher entre os 50 PCRs e o upgrade os PCL, que escolheriam?
-
RNM
- Mensagens: 949
- Registado: 18 mai 2015, 09:40
- Data de fabrico: 23 mai 2014
- Capacidade bateria: 55 Ah
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Adenda ao ponto 2: Há muitas empresas, com parques de estacionamento e potências eléctricas instaladas suficientes para carregar VEs, seria para estes. Obviamente que quem tem um pequeno escritório num 4º andar não deva ser obrigado...RNM Escreveu:1- 50 PCRs mínimo
2- Obrigação das empresas fornecerem energia aos seus colaboradores que tenham veículos eléctricos, a pagar ou grátis
3- Legalização da revenda de electricidade para VEs
4- Obrigação dos centros comerciais terem, pelo menos, 1% de lugares de estacionamento com posto de carregamento, nem que seja uma tomada 16A.
5- Simplex para conversão de ICE para VEs, com checklists e exemplos explicativos. Há gente com vontade e bons técnicos e engenheiros em PT.
Ponto 4- Alargo isto a todos os espaços comerciais com estacionamento próprio, como restaurantes, disco's, etc
-
jasmim
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
UpgradeRNM Escreveu:Sou da opinião de que nos devemos focar em medidas que exijam o menor investimento por parte do estado, nesta altura, temos mais hipóteses de sucesso.
Se tivessem de escolher entre os 50 PCRs e o upgrade os PCL, que escolheriam?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
- Batotinha
- Mensagens: 309
- Registado: 29 abr 2015, 15:18
- Data de fabrico: 14 jan 2011
- Capacidade bateria: 40 Ah
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Sou de opinião, que de forma responsável (e nacionalista), se deve implementar e/ou dar cobertura/tradução legal a soluções que já usamos mesmo que em emergência. Os pioneiros estão à vontade para o fazer, mas quem chega nem se lembra de que as tomadas já existem. Aproveitar/incentivar, que se use "especialmente" as estruturas que já existem. Estou a pensar em Bombeiros, Parques Industriais, Comerciais, Agrícolas e Campismo. Essas instituições deveriam ser convidadas/intimadas a colaborar. Pelo menos com tomadas "trifase", da mesma forma que os postos de combustível liquido. Estes, obrigatoriamente porque tem um papel altamente "destruidor" na sua actividade diária. Colaborariam para minimizar os danos.
Os PCR serão tão importantes quanto a sua distribuição. Imagino que a maioria das "Capitais de Distrito" teriam que estar integradas. Mas o foco nas contas ter que ser constante. Sabem muito bem como se comportam a maioria dos intervenientes. A primeira intervenção que fazem (os candidatos) é procurar meter ao mão no pote. Estou farto de pagar impostos (e juros) por causa de negócios de oportunistas. Isto tem de parar!
A outra questão que não pode ficar de lado é o facto de VE não significar (4 rodas). As 2 rodas na mobilidade superam as 4 rodas largamente, quer em economia , quer espaço, quer em matéria prima, influenciando em muito nas importações. As empresas e as instituições publicas, deveriam pontuar favoravelmente os funcionários que usassem 2 rodas. Pelo menos por causa da economia de espaço de estacionamento. Esse diferencial deveria reverter para um fundo de "financiamento da economia verde".
As redes existentes ou a implementar devem ser geridas de "forma dispersa e local" embora integrada para que funcionem em tempo útil.
O texto terá de ser o mais curto, claro e sucinto possível. É conhecido o efeito megalómano das leis e os "alçapões" que os espertos criam/usam para a seguir financiarem-se. Muitas das sugestões que fazemos devem entrar sim no preâmbulo, justificando e explicando o que se pretende atingir.
Os PCR serão tão importantes quanto a sua distribuição. Imagino que a maioria das "Capitais de Distrito" teriam que estar integradas. Mas o foco nas contas ter que ser constante. Sabem muito bem como se comportam a maioria dos intervenientes. A primeira intervenção que fazem (os candidatos) é procurar meter ao mão no pote. Estou farto de pagar impostos (e juros) por causa de negócios de oportunistas. Isto tem de parar!
A outra questão que não pode ficar de lado é o facto de VE não significar (4 rodas). As 2 rodas na mobilidade superam as 4 rodas largamente, quer em economia , quer espaço, quer em matéria prima, influenciando em muito nas importações. As empresas e as instituições publicas, deveriam pontuar favoravelmente os funcionários que usassem 2 rodas. Pelo menos por causa da economia de espaço de estacionamento. Esse diferencial deveria reverter para um fundo de "financiamento da economia verde".
As redes existentes ou a implementar devem ser geridas de "forma dispersa e local" embora integrada para que funcionem em tempo útil.
O texto terá de ser o mais curto, claro e sucinto possível. É conhecido o efeito megalómano das leis e os "alçapões" que os espertos criam/usam para a seguir financiarem-se. Muitas das sugestões que fazemos devem entrar sim no preâmbulo, justificando e explicando o que se pretende atingir.
-
jasmim
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2024
- Registado: 06 jul 2014, 22:36
- Data de fabrico: 04 abr 2015
- Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
No Porto autorizaram, inclusivé tem sinais a indicar tal autorização.
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
-
ICEM4N
- Proprietário Ion
- Mensagens: 729
- Registado: 26 ago 2012, 02:38
- Data de fabrico: 20 set 2011
- Capacidade bateria: 40.8Ah
Re: Questões a colocar sobre mobilidade elétrica junto da AR
Orlando nos últimos 4 anos promovi apenas cerca de 25 encontros de veículos eléctricos, sei que não é nada comparando com o que se tem feito pela mobilidade eléctrica mas se precisares de alguma coisa avisa.
Também já enviei dezenas de missivas a vários locais como shoppings, parques temáticos, hipermercados, autarquias, clubes desportivos. Mas como disse é não é nada comparado com dezenas de entusiastas que vivem para a mobilidade eléctrica há vários meses.
Orlando conta comigo
Também já enviei dezenas de missivas a vários locais como shoppings, parques temáticos, hipermercados, autarquias, clubes desportivos. Mas como disse é não é nada comparado com dezenas de entusiastas que vivem para a mobilidade eléctrica há vários meses.
Orlando conta comigo
Peugeot Ion 22000km desde 08-2015