DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 27 jun 2011, 19:40

Na minha opinião, o modo ECO só tem utilidade em ambiente citadino com as sucessivas acelerações e travagens. Aí a maior capacidade de regeneração é benéfica. Em estrada a única vantagem penso que seja o limite imposto no consumo do ar condicionado.
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Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 27 jun 2011, 19:49

mjr Escreveu:Na minha opinião, o modo ECO só tem utilidade em ambiente citadino com as sucessivas acelerações e travagens. Aí a maior capacidade de regeneração é benéfica. Em estrada a única vantagem penso que seja o limite imposto no consumo do ar condicionado.
Concordo :)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por ruimegas » 27 jun 2011, 19:53

Filipe Escreveu:Estás aqui estás a recomendar à Nissan a supressão do Modo ECO. 8-)
Não exageremos ;) :)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por RJSC » 27 jun 2011, 22:41

O ECO também é bom para descer a Serra sem ter que meter o pé no travão.

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mjr » 27 jun 2011, 23:10

RJSC Escreveu:O ECO também é bom para descer a Serra sem ter que meter o pé no travão.
Exacto. Eu tenciono usar o ECO em descidas acentuadas ou paragens repentinas para poupar os travões e recuperar alguma energia. Mesmo em cidade só utilizarei quando for necessário. Em ECO o carro fica muito "preso"...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mikexilva » 27 jun 2011, 23:48

Mas quando não está no modo ECO, quando se carrega no travão ele não vai fazer a travagem regenerativa?

Eu às vezes faço algo o mais parecido possível (se é que é possível:) com o meu CI, quando vou embalado numa descida e preciso de travar e está calor, ligo rapidamente o AC e meto uma mudança a baixo :P (e até dá para ir reduzindo ao mesmo tempo que se aconchega o travão até quase parar) - mas isto se for uma coisa de emergência é mais complicado... depois nas subidas abro as jenelas ;) e assim se consegue uma travagem regenerativa num CI - regenera a temperatura :)

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por RJSC » 28 jun 2011, 01:00

mikexilva Escreveu:Mas quando não está no modo ECO, quando se carrega no travão ele não vai fazer a travagem regenerativa?

Eu às vezes faço algo o mais parecido possível (se é que é possível:) com o meu CI, quando vou embalado numa descida e preciso de travar e está calor, ligo rapidamente o AC e meto uma mudança a baixo :P (e até dá para ir reduzindo ao mesmo tempo que se aconchega o travão até quase parar) - mas isto se for uma coisa de emergência é mais complicado... depois nas subidas abro as jenelas ;) e assim se consegue uma travagem regenerativa num CI - regenera a temperatura :)
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Essiemme » 28 jun 2011, 10:05

Pois, aparentemente, é uma característica da malta da condução sustentável... eu faço precisamente o mesmo nos nossos CIs, só que também o faço no inverno.

Odeio desperdiçar energia em calor com as travagens e vou lubrificando o mecanismo do ar condicionado...

Será pancada ??? :lol:
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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por mikexilva » 28 jun 2011, 11:19

Essiemme Escreveu:Pois, aparentemente, é uma característica da malta da condução sustentável... eu faço precisamente o mesmo nos nossos CIs, só que também o faço no inverno.

Odeio desperdiçar energia em calor com as travagens e vou lubrificando o mecanismo do ar condicionado...

Será pancada ??? :lol:
No inverno tb faço com o tempo mais húmido, mas normalmente ligo o calor ao mesmo tempo para compensar a temperatura e não arrefecer demasiado o ar, e assim ajuda a tirar a humidade, secar a roupa no pelo e desembaciar os vidros ;) e também como dizes, ajuda a descolar e lubrificar o sistema de AC (que dizem que deve trabalhar uns minutos todos os meses)...

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Re: DIÁRIO DE BORDO - ruimegas

Mensagem por Essiemme » 28 jun 2011, 11:25

Caro Rui,

Aproveitando este seu "Diário de Bordo", presumo que se desloque de Oeiras para Évora passando pelo novo túnel da Pontinha, seguindo pela CRIL e subindo aquele troço antes e durante o túnel do Grilo...

Só para termos uma noção, pode dizer-nos quanto é que o computador de bordo "corta" nos KMs estimados de autonomia, quando chega lá acima, ao topo do túnel ?

E, já agora, quando começa a descer, em direcção à ponte Vasco da Gama, qual é o grau de recuperação da autonomia e a que velocidade circula ?

...cruise control ligado ???.. etc.

Já sabe, sendo um pioneiro - ainda por cima fazendo um percurso que conheço bastante, agradeço muito a sua experiência real.
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