
Carregar o Leaf em casa
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 191
- Registado: 12 dez 2015, 14:39
- Data de fabrico: 01 jun 2011
- Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
- Localização: Horta
Carregar o Leaf em casa
Sou iniciante nestas andanças dos eléctricos e gostaria de saber se é possivel carregar o leaf em casa numa tomada normal a 10A ou 16A? É necessário equipamento adicional ou já é fornecido adaptador?
Estou a pensar comprar um Leaf 2011, há alguma coisa que me deva preocupar?
Vou trazê-lo para os Açores e cá não há estações de carga.
Obrigado
Estou a pensar comprar um Leaf 2011, há alguma coisa que me deva preocupar?
Vou trazê-lo para os Açores e cá não há estações de carga.
Obrigado
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregar o Leaf em casa
Sim, é possível a 10A ou a 16A, dependendo do EVSE que vier com ele.cgecastro Escreveu:Sou iniciante nestas andanças dos eléctricos e gostaria de saber se é possivel carregar o leaf em casa numa tomada normal a 10A ou 16A? É necessário equipamento adicional ou já é fornecido adaptador?
Estou a pensar comprar um Leaf 2011, há alguma coisa que me deva preocupar?
Vou trazê-lo para os Açores e cá não há estações de carga.
Obrigado
Pergunte portanto qual é o EVSE que vem com o carro. Se não lhe souberem explicar, peça uma foto dele que nós ajudamos.
Para qual ilha vai?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: Carregar o Leaf em casa
Antes de mais bem vindo! O leaf de 2011 trazia um evse (cabo para carregar) para tomada azul cee 16A, basta comprar um adaptador cee 16A para shucko (vulgar tomada de casa) e pode carregar em todo o lado, onde essa potência esteja disponível. Os leafs de 2012 já tinham um evse de 10A para a vulgar tomada shucko, e nesse caso compramos o adaptador contrário para carregar nos postos públicos, inexistentes nos Açores, como já mencionou. Assim que tiver o carro, aconselho a sugerir a todo o arquipélago (câmaras municipais) a colocação de postos de carga rápida, que podem ajudar quem faça mais de 150 klms por dia (não devem existir muitos), permitindo abastecer 80 % em cerca de 20 minutos.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 191
- Registado: 12 dez 2015, 14:39
- Data de fabrico: 01 jun 2011
- Capacidade bateria: 49.66Ah 75%SOH 10bar
- Localização: Horta
Re: Carregar o Leaf em casa
Ups qual o aspecto do EVSE? E onde está na viatura?VETL Escreveu: Sim, é possível a 10A ou a 16A, dependendo do EVSE que vier com ele.
Pergunte portanto qual é o EVSE que vem com o carro. Se não lhe souberem explicar, peça uma foto dele que nós ajudamos.
Para qual ilha vai?
Vai para a ilha do Faial

-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Carregar o Leaf em casa
Habitualmente vem na mala, é tipo um carregador de telemóvel.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregar o Leaf em casa
Fil, no Faial não consegue fazer 150Km por dia. Nem que seja taxista...Fil Escreveu:Antes de mais bem vindo! O leaf de 2011 trazia um evse (cabo para carregar) para tomada azul cee 16A, basta comprar um adaptador cee 16A para shucko (vulgar tomada de casa) e pode carregar em todo o lado, onde essa potência esteja disponível. Os leafs de 2012 já tinham um evse de 10A para a vulgar tomada shucko, e nesse caso compramos o adaptador contrário para carregar nos postos públicos, inexistentes nos Açores, como já mencionou. Assim que tiver o carro, aconselho a sugerir a todo o arquipélago (câmaras municipais) a colocação de postos de carga rápida, que podem ajudar quem faça mais de 150 klms por dia (não devem existir muitos), permitindo abastecer 80 % em cerca de 20 minutos.
Lá não é necessário PCR.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Re: Carregar o Leaf em casa
Pois, também acho muito difícil, mas acho que daria um conforto extra em caso de esquecimento de carregamento. Com renováveis ficava impecável. Mas é de facto um custo avultado nesta fase, talvez quando forem todos eléctricos 100% (que já deviam ser há muito tempo).
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Carregar o Leaf em casa
Numa ilha destas, o carro acaba muito primeiro que a bateria...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Carregar o Leaf em casa
Parabéns por levar a mobilidade elétrica para as ilhas!cgecastro Escreveu:(...)Ups qual o aspecto do EVSE? E onde está na viatura?
Vai para a ilha do Faial
Este deverá ser o aspeto da bagageira (sim, a mochila faz parte do carro

[img]https://upload.wikimedia.org/wikipedia/ ... 1_EVSE.jpg[/img]
No verso do EVSE está a informação sobre os A (ampére) que poderá consumir da tomada, 10A ou 16A. Portanto, foto também da etiqueta do verso.
Este é o EVSE mais recente. É mais leve e estreito que o primeiro. Mas deve ser um dos primeiros que virá com o carro.
[img]http://www.plugincars.com/sites/default ... ht-620.jpg[/img]
Caso seja este, então será de 16A e irá precisar de um adaptador CEE (fêmea)/ shucko (macho) para o usar em casa.
[img]http://www.uppladdning.nu/images/ct/nis ... 0cable.jpg[/img]
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Re: Carregar o Leaf em casa
E os adaptadores custam 3 ou 4€ 
