Mercedes Classe B Electric Drive também carrega trifásico.VETL Escreveu:Acho que só o Tesla e o ZOE carregam em trifásico.
Os outros só usam uma fase.

Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
-
- Mensagens: 242
- Registado: 13 fev 2015, 21:00
- Data de fabrico: 01 jun 2014
- Capacidade bateria: 9,3 kWh
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
O smart ed também pode carregar a 22kW.
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
Deste gostava muito de ver uma foto, pois não é simples de fazer como os outros. O que eu tenho é um "produto artesanal" e só o consegui testar num quadro (no Glicíneas) com duas tomadas: a trifásica de 4 pinos + uma outra normal. Na primeira, 3 fases + terra = 4 pinos. Na segunda, retira-se o neutro em falta e liga-se tudo numa tomada trifásica de 5 pinos. É confuso, mas neste tópico a coisa melhora: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... start=1280beme83 Escreveu:(...)Tenho agora mandar fazer uma 16a trifásico de 4 pernos para 16a monofasico
Entre muitas das imagens, cá está ele em ação:

Boa sorte com isso, e quando estiver pronto, toca a mostrá-lo!
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
Não sou da área elétrica....nem sabia que ia ser tão complicado....estou a ver que vai ser um desafio para a empresa....pafi Escreveu:Deste gostava muito de ver uma foto, pois não é simples de fazer como os outros. O que eu tenho é um "produto artesanal" e só o consegui testar num quadro (no Glicíneas) com duas tomadas: a trifásica de 4 pinos + uma outra normal. Na primeira, 3 fases + terra = 4 pinos. Na segunda, retira-se o neutro em falta e liga-se tudo numa tomada trifásica de 5 pinos. É confuso, mas neste tópico a coisa melhora: https://www.novaenergia.net/forum/viewt ... start=1280beme83 Escreveu:(...)Tenho agora mandar fazer uma 16a trifásico de 4 pernos para 16a monofasico
Entre muitas das imagens, cá está ele em ação:
Boa sorte com isso, e quando estiver pronto, toca a mostrá-lo!
Mas mesmo de trifásica para monofásica é necessário o piloto?
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Mensagens: 2674
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Localização: Tavira
- Contacto:
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
A questão da eficiência não tem a ver com as baterias em si mesmas mas com o carregador. Tipicamente os carregados incorporados nos EV's são mais eficientes à potência máxima para a qual foram desenhados, e isso significa normalmente que carregar a 16A é mais eficiente que a 10A.cgecastro Escreveu:Ainda não tenho o Leaf e já ando com a cabeça à roda
Li nalgum sitio não sei onde que é mais eficiente a carga a 16A relativamente a 10A e isto leva-me às perguntas...
Qual é a corrente de carga mais eficiente para carga das baterias em termos de kWh consumidos na tomada vs kWh armazenados na bateria?
Já num caso onde seja possível carregar até 32A não estou convicto que a potência máxima seja a mais eficiente.
Mas estamos a falar de diferenças inferiores a 5%. Em vez de gastar 3€ para uma carga poderá gastar 3,15€. Se para carregar a 16A tiver que aumentar a potência contratada poderá não ser relevante a poupança.
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
Este exemplo aproveita uma tomada trifásica de 4 pinos para uma tomada trifásica de 5 pinos. Também seria possível para apenas uma tomada, mas aí estaria um "desperdício" (ou "não aproveitamento") das outras duas fases.beme83 Escreveu:(...)Não sou da área elétrica....nem sabia que ia ser tão complicado....estou a ver que vai ser um desafio para a empresa....
Mas mesmo de trifásica para monofásica é necessário o piloto?
O mais habitual é encontrarem-se tomadas trifásicas de 5 pinos. Há de 16A e de 32A. A diferença física entre as duas é que a de 32A é ligeiramente maior, e desse modo as fichas e tomadas não são compatíveis entre si, e é necessário... adaptadores!
A solução acima é artesanal e até existirá certamente outra mais simples e segura. Daí ter dito que gostaria de ver esse adaptador.
Respondendo à questão, não. Aliás, como já referiste, tens adaptadores trifásicos/monofásicos, que só podem ser ligados de um modo se sem margem de erro. Nas tomadas "normais" é que pode haver surpresas, e para não andar com o busca pólos no bolso, instalou-se a luzinha (que serve o mesmo efeito).
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 920
- Registado: 11 dez 2014, 16:49
- Data de fabrico: 11 dez 2014
- Capacidade bateria: 59,91 Ah
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
FullElectric Escreveu:Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.
Por essa mesma razão fui a uma casa da área que me montaram todas os adaptadores que pedi e que já me deram muito jeito fico é que com uma mala cheia de cabos.....
- pafi
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1113
- Registado: 27 jun 2012, 00:05
- Data de fabrico: 0- 5-2013
- Capacidade bateria: 53,92Ah
- Localização: Coimbra
- Contacto:
Re: Eficiencia de carga, Hack do EVSE e outras coisas
Prefiro a designação "coleção"beme83 Escreveu:FullElectric Escreveu:Atenção. Quem não está à vontade com o tema e não tem certezas do que está a fazer que não se ponha a fazer estes truques.
Fica o alerta pois basta enganarem-se e trocar o neutro pela fase para estoirarem com o carro.
Por essa mesma razão fui a uma casa da área que me montaram todas os adaptadores que pedi e que já me deram muito jeito fico é que com uma mala cheia de cabos.....

Mas sim, segurança acima de tudo. E assim traz-se dinâmica para o comércio de material elétrico e respetivos profissionais. Outro aspeto da mobilidade elétrica.
Claro, se ainda não tinha dado a entender essa parte - fundamental - aproveito para reforçar agora. Obrigado FullElectric!
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.
Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt